Conjunto de critérios utilizados pelo Google avalia se o conteúdo entrega valor real aos usuários, o que influencia diretamente nos resultados de pesquisa
É sabido que conteúdos relevantes e de qualidade são mais facilmente ranqueados, mas para alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca é preciso ir além para atender aos critérios estabelecidos pelo Google. Nesse sentido, o conceito representado pela sigla E-E-A-T é uma das diretrizes mais relevantes que o buscador utiliza para avaliar a qualidade de uma página aos usuários.
Quem produz conteúdo, trabalha com marketing digital ou quer simplesmente melhorar a visibilidade digital do seu negócio tem a obrigação de entender o que é E-E-A-T e como aplicá-lo para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas feitas pelos usuários.
O que é E-E-A-T?
E-E-A-T é a sigla para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness, que em português significa Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade. Essas diretrizes do Google servem para avaliar a qualidade do conteúdo e se ele realmente entrega valor ao usuário.
Confira o significado de cada termo abaixo:
- Experiência: o conteúdo é produzido por alguém com conhecimento e vivência prática no assunto?
- Especialização: o autor tem conhecimento técnico ou qualificação em relação aos temas abordados?
- Autoridade: o site e o autor são reconhecidos como referências naquela área?
- Confiabilidade: o conteúdo transmite segurança, informações precisas e é apoiado por fontes verificáveis?
O Google E-E-A-T é uma forma de assegurar a publicação de um conteúdo atual, confiável e que demonstre total domínio do tema pelo autor.
Por que E-E-A-T é importante para o SEO?
De certa forma, o conceito de E-E-A-T é um indicador de qualidade para um conteúdo, pois interfere diretamente na percepção dos usuários sobre uma marca ou produto.
Além disso, o E-E-A-T é particularmente importante para páginas que tratam de assuntos sensíveis ou de grande impacto, como saúde, finanças, direito, notícias e segurança. Esses temas fazem parte da categoria YMYL (Your Money or Your Life), em português, Seu Dinheiro ou Sua Vida, ou seja, conteúdos que podem afetar diretamente a realidade das pessoas.
Nesses casos, o Google é ainda mais rigoroso com a qualidade do material publicado. Por isso, se o seu site aborda temas mais delicados, é imprescindível investir em E-E-A-T para melhorar o posicionamento e transmitir mais confiança aos leitores.
Como melhorar o E-E-A-T do seu site?
Para melhorar o E-E-A-T e, consequentemente, o posicionamento do seu site, experimente utilizar algumas práticas que vão ao encontro das diretrizes do próprio Google. As principais estratégias para alcançar esse objetivo são:
- Inclua informações que comprovem a autoridade do autor em sua área de atuação. Destaque a formação acadêmica, experiência e qualificações de quem escreve;
- Mantenha os conteúdos atualizados com informações mais recentes e referências confiáveis, como estudos, dados de órgãos oficiais ou publicações reconhecidas;
- Invista em design e usabilidade para garantir uma boa experiência do usuário ao navegar pelo seu site;
- Conquiste backlinks de qualidade, de preferência de grandes portais ou sites de autoridade na sua área para fortalecer sua reputação;
- Tenha uma política de privacidade clara e página de contato visível para aumentar a confiabilidade geral do site.
Como o Google avalia E-E-A-T?
O Google utiliza uma combinação de avaliadores humanos e sinais algorítmicos para mensurar o E-E-A-T de um conteúdo. Os avaliadores seguem um guia específico que ajuda a entender se uma página cumpre critérios de qualidade.
Apesar de não ser possível saber exatamente como os algoritmos funcionam, sabe-se que os seguintes aspectos técnicos são avaliados:
- Reputação do domínio;
- Presença de informações institucionais para embasar o conteúdo;
- Qualidade dos backlinks e menções do autor como especialista;
- Engajamento do conteúdo (tempo de permanência, taxa de rejeição etc.).
Mesmo que os avaliadores humanos não influenciem diretamente o ranqueamento, suas análises ajudam a calibrar os algoritmos do Google.
E-E-A-T e a experiência do usuário
Ao longo do texto, pudemos perceber que as diretrizes do Google E-E-A-T estão intimamente ligadas a uma melhor experiência do usuário ao priorizar conteúdo útil e de valor.
Além de oferecer um conteúdo de excelência, o usuário também precisa ter uma boa experiência ao ter uma boa navegabilidade pelo seu site. Dessa forma, o “E” de experiência da sigla E-E-A-T também deve garantir:
- Leitura fácil com escaneabilidade e boa estrutura de tópicos;
- Design responsivo, que seja adaptável a todos os dispositivos;
- Velocidade de carregamento otimizada;
- Navegação intuitiva.
Esses elementos, somados ao conteúdo confiável, aumentam a chance de o usuário permanecer mais tempo e voltar ao site.
Como medir o sucesso do E-E-A-T?
O E-E-A-T não é considerado uma métrica única e direta, mas é possível observar se a estratégia está sendo eficaz por meio de indicadores como:
- Aumento no tempo de permanência nas páginas;
- Redução da taxa de rejeição;
- Crescimento do número de backlinks naturais;
- Melhoria no ranqueamento para palavras-chave relevantes;
- Maior engajamento nas redes sociais.
E-E-A-T é um fator direto de ranqueamento?
Tecnicamente, o E-E-A-T não é um fator de ranqueamento isolado, como palavras-chave ou velocidade da página. No entanto, o Google usa diversos critérios que, juntos, refletem a presença ou ausência de E-E-A-T.
Portanto, embora o Google não atribua uma “nota de E-E-A-T” para cada site, ele avalia uma série de aspectos relacionados à experiência, expertise, autoridade e confiança para definir o ranqueamento das páginas.
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