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Marketing no Facebook: tudo o que você precisa saber

7 de julho de 2023 |
Mesa de escritório com notebook, tablet, celular, caderno, xícara, porta lápis. Na tela no notebook, uma janela aberta escrito "Facebook".
(Banco de imagens: Shutterstock)

Estar presente no Facebook é indispensável para qualquer negócio que almeja obter resultados de sucesso no marketing digital

A presença nas redes sociais mais populares é fundamental para que as estratégias de marketing digital de um negócio tenham sucesso. Entre esses espaços, o Facebook é ainda a rede mais popular em número de usuários e, por isso, com o maior alcance.

Sendo assim, ainda que a escolha das redes sociais em que a marca vai atuar faça toda a diferença para o negócio, o marketing no Facebook é praticamente indispensável para as empresas que desejam alcançar o sucesso através de estratégias no meio digital. Entenda mais a seguir.

Por que fazer marketing no Facebook?

Como já mencionado, fazer marketing no Facebook é essencial para qualquer negócio que deseja marcar presença nas redes sociais. Ainda que outras mídias tenham crescido exponencialmente nos últimos anos — como o Instagram e o TikTok —, o Facebook ainda acumula o maior número de usuários ativos no mundo.

Somente no Brasil, são cerca de 110 milhões de usuários na plataforma. Isso quer dizer que o impacto de uma estratégia de marketing no Facebook completa, bem pensada e bem direcionada é capaz de trazer resultados excelentes para um negócio.

Qual é a importância do Facebook para o marketing digital?

A maneira como o Facebook se tornou a maior rede social fez com que as ferramentas de marketing para redes sociais fossem trabalhadas com cada vez mais complexidade com o passar do tempo. Além disso, a popularidade da rede também colaborou para fazer com que o marketing no Facebook se tornasse uma etapa essencial de qualquer estratégia de marketing digital.

Por isso, ainda que cada rede social tenha um direcionamento específico de conteúdo e público, e essas questões devam ser levadas em conta ao elaborar estratégias de marketing digital, ainda é fundamental que não se descarte a ideia de manter presença no Facebook.

Benefícios do Facebook para o marketing da sua empresa

Como vimos, o marketing no Facebook é uma maneira muito eficiente de anunciar e divulgar o negócio e fazer contato direto e horizontal com o público. Além do alcance gigantesco, podemos citar, entre os benefícios dessas ações:

  • Páginas completas e com ampla possibilidade de customização;
  • Possibilidade de contato direto com o público por meio de chat;
  • Segmentação do público, fazendo com que as postagens e ações sejam vistas por quem realmente se interessa pelo negócio;
  • Possibilidade de analisar os resultados e assim conhecer melhor o público-alvo e os clientes.

Como fazer marketing no Facebook?

Além de conhecer os benefícios do marketing no Facebook, é preciso entender os caminhos para fazê-lo. Primeiramente, é importante ter em mente que qualquer estratégia adotada precisa ser completa e muito bem pensada para alcançar o público-alvo.

Isso porque, pelo fato de o Facebook ser uma plataforma com alcance muito grande, milhões de empresas também estão presentes. Por isso, saber se destacar sobre os concorrentes é indispensável ao se estabelecer qualquer plano de marketing no Facebook.

Dito isso, os principais passos a se seguir para marcar presença no Facebook são:

  • Criar uma página empresarial, que possui ferramentas exclusivas de gerenciamento diferentes das disponibilizadas aos perfis pessoais;
  • Fazer publicações periodicamente, de forma a manter o alcance e a relevância dos conteúdos;
  • Publicar não apenas institucionalmente, mas todo tipo de assunto relacionado ao que o negócio oferece e que pode ser de interesse do público;
  • Saber utilizar todas as possibilidades de publicação oferecidas pela plataforma, como vídeos, fotos e outras interações com o público;
  • Usar plug-ins do Facebook no website;
  • Utilizar o Facebook Places, uma ferramenta que disponibiliza a localização das empresas (e permite ao usuário interagir com essa informação);
  • Criar anúncios com o Facebook Ads, uma ferramenta que permite, além da divulgação a um número maior de pessoas, uma segmentação mais detalhada do público-alvo.

Como usar o Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta indispensável para quem deseja realizar marketing no Facebook. Por meio dela, é possível criar e segmentar anúncios e promover uma marca ou produto, possibilitando que mais pessoas vejam e se interessem pelos produtos e serviços oferecidos.

Para que os anúncios criados com o Facebook Ads sejam efetivos, é importante combinar o investimento realizado com as estratégias certas de prazo de publicação e segmentação do público. Dentro da ferramenta, é possível configurar todos esses detalhes.

A partir da publicação dos anúncios e promoções, é possível analisar os resultados e estabelecer novas estratégias de marketing no Facebook a partir deles.

É importante lembrar que toda estratégia de marketing digital deve ser muito bem pensada e planejada. Por isso, existem profissionais especializados em cada tipo de abordagem que podem ajudar a alavancar seu negócio.

Saiba mais sobre marketing no Facebook com os especialistas da WSI. Entre em contato conosco.