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Crie uma presença sólida nos meios digitais

9 de julho de 2015 | | 840
Crie uma presença sólida nos meios digitais
(Banco de imagens: Shutterstock)

Atualmente com o avanço da tecnologia é possível acessar a internet em qualquer lugar, hora e de diferentes formas, como por meio de computadores, laptops, tablets e telefones celulares. Aumentando assim, a presença dos consumidores nos veículos de comunicação.

Além de todas as mudanças geradas pela internet, uma das principais transformações está no comportamento do consumidor diante as marcas, serviços e produtos. A prática antiga do “boca a boca” usada como divulgação gratuita de determinado assunto, está sendo substituída pelas redes sociais.

Segundo pesquisa da Nielsen, 7 em cada 10 pessoas em todo o mundo, acreditam que os anúncios feitos pela forma antiga foram trocados pelos aparelhos eletrônicos.

Isso mostra que a opinião divulgada nas redes sociais e em comentários de blogs tem ganhado uma influência muito maior na hora de adquirir um produto, marca ou serviço.

agência de marketing na internet

Esse cenário força para que as empresas mudem de comportamento, uma vez que 68% dos usuários de redes sociais têm o desejo de dar opiniões sobre os produtos ou serviços utilizados, segundo ainda a pesquisa.

Como também a importância da presença nesses meios de comunicação – Estar onde o cliente está. Mas isso não se implica apenas em ter uma página criada no Facebook. Ter uma presença relevante nas mídias sociais vai, além disso, como:

  • Interagir com seu público;
  • Responder as perguntas necessárias de no máximo 24h;
  • Publicar assuntos interessantes;
  • Divulgar benefícios da empresa;
  • Criar ações para o público internauta, como promoções e descontos;
  • Fortalecer sua marca por meio de notícias e imagens relevantes;
  • Atualizar sua rede social diariamente;
  • Saber se relacionar com cada tipo de público;
  • Entre diversas outras ações necessárias.

No entanto é preciso que as companhias também estejam preparadas para o retorno negativo. Sendo esse o principal motivo de muitas marcas ainda não estarem nas mídias sociais.

Ao fazer parte desse mundo global é preciso que as empresas adquiram o amadurecimento de ouvir críticas e saber lhe dar com elas. Independente da presença do seu produto no Facebook ou não, por exemplo, eles irão falar de você.

E para isso é mais fácil se defender quando se está presente. Ignorar críticas só faz com que elas se expandam ainda mais e deixe-as em maior evidência do que os elogios.

Saiba escutar seu público e busque compreender e resolver os comentários negativos muitas vezes esse ponto era o que estava faltando para sua marca ter ainda mais espaço no mercado.

Apesar de já ser um assunto bem debatido em todos os lugares, as mídias sociais ainda geram duvidas para as empresas. Por isso, as corporações buscam as agências de marketing digital, a fim de auxiliá-los em um melhor comportamento e fortalecer a sua marca, produto ou serviço nos meios digitais.

Lembre-se: Estando ou não presente nas mídias sociais os seus clientes falarão positivamente ou não da sua marca, produto ou serviço.

O consumidor das mídias sociais

Com a vinda da internet os consumidores também ganharam um novo comportamento. Eles estão mais aptos a testarem novos produtos e marcas, a pesquisarem entre amigos e conhecidos sobre determinado serviço, desejam mais agilidades em seus contatos, entre outros.

Veja o vídeo abaixo sobre o comportamento do novo consumidor feito pelo IBOPE

Três vantagens para sua empresa estar nas mídias sociais

As vantagens de estar presente nos meios digitais vão além de apenas estar onde está o seu cliente. A presença no mundo digital permite levantar outros aspectos e questões que, talvez, não sejam vistas pelos proprietários:

  1. Serviço
    Mesmo que as empresas tenham treinado seus colaboradores para uma excelência no atendimento, poucas sabem do verdadeiro serviço oferecido. Infelizmente, essa falta de profissionalismo só é notada quando atinge um alto nível de reclamação, podendo ser, neste momento, muito tarde.
    Estando presente nas mídias sociais é possível verificar o que sua empresa está realmente oferecendo, sendo um termômetro de visibilidade e serviço.
  1. Atrair novos clientes
    Segundo pesquisa, mais de 1 bilhão de pessoas tem acesso a internet no mundo, ou seja, são mais de milhões de oportunidades para atrair novos clientes. As redes sociais têm o poder de atingir um número muito grande de consumidores em pouco tempo e tornar uma marca visível, seja pela sua própria página ou por meio dos internautas que compartilham as informações. Aumentando a possibilidade de conquistar novos clientes.
  2. Estar à frente da concorrência
    O mais interessante das mídias sociais é que todo mundo tem espaço, incluindo as pequenas empresas. Vamos supor que sua empresa é nova e pequena diante seu concorrente, mas em contrapartida ele não tem uma presença digital. Neste caso você pode alcançá-lo como posicionamento no Google, mais rapidamente, mesmo que ele tenha anos de experiência a sua frente. E consequentemente, atrair novos consumidores.

As mídias sociais são um assunto ainda muito debatido entre os empreendedores. Uns acreditam ser um veículo passageiro, outros não acreditam em sua força ou ainda pensam que só funcionam para assuntos pessoais.

No entanto elas já estão no Brasil há mais de dez anos e cada vez mais mostram sua amplitude para a expansão de marcas, serviço e produto.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Hubspot, 92% dos profissionais de marketing afirmaram que o uso do social média foi importante para o avanço do seu negócio e outros 80% relataram que os esforços voltados para as redes sociais aumentaram o trafego do seu site.

As mídias sociais são mais um meio de aumentar a lucratividade, fortalecer a marca e atrair novos clientes, por isso posicione-se nos meios digitais!

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