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Mídias Sociais

Importância do copywriting para redes sociais

Importância do copywriting para redes sociais
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

03 maio, 2023

O copywriting é uma habilidade do marketing digital, e seu uso nas redes sociais é essencial para o sucesso de campanhas e estratégias

O copywriting para redes sociais é a habilidade de escrever textos que sejam persuasivos a ponto de incentivar o leitor a realizar uma ação, como comprar um produto ou adquirir um serviço. Nos dias de hoje, essa prática se tornou essencial para concretizar vendas, uma vez que as mídias sociais têm se tornado fonte de buscas cada vez mais frequentes.

Para isso, diversas estratégias podem ser utilizadas, desde palavras específicas até gatilhos mentais. Um bom planejamento de copywriting para redes sociais é fundamental para obter resultados positivos nessas plataformas. Entenda mais a seguir.

Qual a importância do copywriting para redes sociais?

Como dito, o copywriting para redes sociais é uma estratégia fundamental que funciona por meio da escrita, capturando a atenção dos usuários e os convertendo em clientes.

No entanto, a prática requer o entendimento de que as redes sociais são um ambiente altamente competitivo, em que a atenção do usuário é disputada por diversas empresas e marcas.

Desse modo, toda e qualquer forma diferente do padrão se torna altamente notável. Portanto, a partir do momento em que pensamos que boa parte do que vemos nas mídias sociais tem formato de texto combinado a imagens, um bom copywriting se mostra realmente efetivo em resultados.

Copywriting como ferramenta para aumentar as vendas

Na prática, o copywriting para redes sociais gera vendas por meio de estímulos que são ativados por formas e expressões textuais. Tais estímulos despertam os chamados princípios psicológicos. Alguns deles são:

  • Reciprocidade: princípio que funciona ao oferecer algo de valor ao cliente antes de pedir algo em troca, criando um senso de obrigação em retribuir;
  • Aprovação social: quando as pessoas tendem a seguir o comportamento dos outros, principalmente ao se identificarem com elas ou perceberem que são influentes;
  • Afinidade: se baseia no fato de que as pessoas tendem a gostar e/ou confiar em seus semelhantes, principalmente em termos de interesses, valores ou características;
  • Autoridade: se refere à tendência de algumas pessoas em seguir a opinião de especialistas em determinado assunto;
  • Compromisso: apela ao público por ações consistentes, gerando um senso de comprometimento com a marca ou produto.;
  • Escassez: valoriza o que é raro ou limitado e cria um senso de urgência e necessidade de agir rápido para reagir, responder.

Boas práticas para o copywriting nas redes sociais

Para obter bons resultados com copywriting para redes sociais, existem práticas que precisam ser aplicadas. São elas:

  • Conhecer bem o público-alvo para criar mensagens eficazes;
  • Abusar da escrita persuasiva e gatilhos mentais;
  • Utilizar palavras de impacto para chamar a atenção;
  • Ter compromisso com as informações prestadas;
  • Oferecer textualmente soluções para os problemas e necessidades do usuário;
  • Ser claro e objetivo para facilitar a compreensão;
  • Incluir calls-to-action (CTAs) para incentivar uma ação;
  • Realizar testes A/B para avaliar a eficácia das mensagens;
  • Criar conexão emocional com seu público;
  • Sempre demonstrar domínio no assunto para gerar segurança ao leitor.

Conheça seu público

Nenhum tipo de copywriting para redes sociais funciona se o público-alvo não for bem conhecido e delimitado. Só assim é possível compreender a linguagem a ser utilizada, em quais redes deve haver atuação e quais os gatilhos mais eficazes a serem utilizados.

Tenha compromisso e coerência

O compromisso no copywriting para redes sociais significa manter a mensagem alinhada com a proposta da marca, sem utilizar técnicas enganosas ou apelativas que possam prejudicar a reputação ou confiança dos consumidores.

Busque referências no setor

É importante pesquisar concorrentes e marcas bem-sucedidas do mesmo nicho para analisar seus materiais e buscar inspiração para as técnicas de abordagem. Principalmente em projetos novos e segmentos ainda desconhecidos.

Crie uma conexão com o seguidor

Para fazer um bom trabalho de copywriting para redes sociais, é importante entender que os consumidores não se conectam apenas com a mensagem em si, mas também com o “tom de voz”, o estilo de escrita e a forma como a mensagem é entregue.

Por isso, é necessário ser claro e simples, sendo acessível e próximo do seu público-alvo. Além disso, deve-se evitar linguagem muito técnica ou expressões que possam afastar.

Domine o assunto e passe segurança

Ainda que a linguagem técnica seja desaconselhada, é importante saber transmitir domínio sobre o assunto, demonstrando autoridade e precisão de modo a deixar o público seguro. Isso é possível ao apresentar argumentos bem fundamentados que vão de encontro às dúvidas mais comuns do usuário.

O apoio de uma agência de marketing digital é essencial para que as técnicas de copywriting para redes sociais deem certo. Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.