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SEO

Content pruning: saiba qual a importância dessa estratégia em SEO

Content pruning: saiba qual a importância dessa estratégia em SEO
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

20 março, 2025

4 min. de leitura

Mantenha os conteúdos do seu site sempre relevantes, atualizados e com boas práticas de otimização para conseguir mais tráfego orgânico

Todos sabem que, atualmente, ter uma boa presença online é fundamental para qualquer marca. Porém, poucos entendem como fazer isso. Ter boas práticas de SEO é importante, mas essa é apenas uma parte dessa missão. Afinal, de que adianta atrair visitantes se o conteúdo do seu site for de baixa qualidade, desatualizado ou não tiver ligação com o que é vendido? Isso só causaria uma má primeira impressão e traria um tráfego desqualificado.

Por isso a importância de unir SEO com um conteúdo de qualidade, relevante e diretamente ligado ao que a marca oferta, em uma prática que chamamos de content pruning. Neste conteúdo, mostraremos tudo sobre essa técnica, seu significado e importância, e algumas dicas práticas para fazer tudo de forma otimizada.

O que é content pruning?

O content pruning (em português: poda de conteúdo) é uma estratégia de otimização em que são revisados todos os materiais publicados em um site, removendo ou atualizando páginas irrelevantes, desatualizadas ou que performam mal. Também pode incluir exclusões definitivas e fusões de artigos semelhantes.

Assim como podar árvores é importante para que elas cresçam saudáveis, o content pruning “limpa” conteúdos que não agregam valor ao público ou ao desempenho do seu site.

Por que o content pruning é importante para SEO?

Basicamente, o content pruning ajuda a consolidar a autoridade e relevância de um site. Quando as páginas que atraem pouco ou nenhum tráfego são excluídas, é diminuída a “diluição” do orçamento de rastreamento dos motores de busca, permitindo que eles se concentrem nas suas páginas importantes e otimizadas.

Além disso, o content pruning melhora métricas essenciais, como taxa de conversão e tempo de permanência no site, melhorando o ranqueamento no Google.

Quando é necessário fazer a estratégia de content pruning?

O content pruning deve ser aplicado em situações específicas, como quando há aumentos de taxas de rejeição ou um muito conteúdo acumulado prejudica a usabilidade do site. Outro bom motivo é quando os rankings de busca estão estagnados, mesmo com novos conteúdos sendo publicados regularmente.

Para isso, é essencial que sejam feitas revisões regulares, como auditorias semestrais ou anuais, para perceber exatamente quando o pruning é necessário.

Quais tipos de conteúdo devem ser revisados ou removidos?

Numa ação de content pruning, deve-se ter atenção aos seguintes materiais: 

  • Conteúdos irrelevantes: aqueles que não se relacionam diretamente com as necessidades ou dores do seu público-alvo devem ser removidos;
  • Conteúdos ultrapassados: alguns conteúdos antigos podem até ter tópicos interessantes, mas não estão bem-escritos ou simplesmente carecem das últimas informações sobre o assunto. Por isso, devem ser excluídos ou atualizados;
  • Erros técnicos de SEO: também é importante corrigir textos que não cumprem as melhores práticas de SEO como uso correto de palavras-chave e formatação de headlines, entre outras estruturas;
  • Autopromoções explícitas: ainda que seja importante falar sobre os seus serviços ou produtos, isso não deve ser feito de forma direta. Ou seja, deve-se falar com propriedade sobre algum assunto relacionado e usar um bom call-to-action para fazer a ponte entre os leitores e o que você oferece.

Como realizar um processo de content pruning que dê resultados?

Podemos resumir a estratégia de content pruning em três passos fundamentais. Apresentamos cada um deles agora.

Auditoria de conteúdo

Para começar, use ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console para identificar quais são as suas páginas que não performam e o porquê. Avalie métricas como tráfego, taxa de rejeição e engajamento. Em seguida, liste os conteúdos em uma planilha para decidir entre atualizar, combinar ou excluir.

Atualização dos conteúdos

Use ferramentas específicas, como o Google Keyword Planner, para escolher boas palavras-chave para os conteúdos repaginados. Também use outras táticas de SEO, como adição de meta tags bem descritivas e cabeçalhos (headlines) organizados. Além disso, não deixe de fazer pesquisas aprofundadas para garantir que o conteúdo esteja excelente e 100% atualizado.

Monitoramento após as atualizações

Ainda usando as ferramentas, compare os desempenhos antigos das páginas com as novas performances, percebendo se surtiu o efeito esperado. Caso não tenha, faça mais atualizações ou verifique se o conteúdo é mesmo relevante para o seu público.

Como acompanhar os resultados do meu site após o content pruning?

É importante revisar relatórios periodicamente para saber se o content pruning está mesmo colhendo frutos, já que o tempo necessário para que as páginas se atualizem por completo nas indexações do Google varia bastante — alguns conteúdos se atualizam em dias, outros podem levar semanas. É importante usar o Search Console para conferir se não existe nenhum erro nas páginas que possa atrasar esse processo.

O problema é que usar essas ferramentas nem sempre é simples, exigindo tempo e expertise. Por isso a importância de se buscar ajuda especializada. Na WSI, oferecemos o serviço de content pruning completo, desde a auditoria integral do seu site até a aplicação das alterações necessárias.

Por fim, garantimos um monitoramento contínuo e transparência total em todas as etapas do processo. Fale agora com um de nossos especialistas para planejarmos o content pruning do seu site!