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Consultoria de SEO: tudo o que você precisa saber

Consultoria de SEO: tudo o que você precisa saber
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

07 fevereiro, 2025

19 min. de leitura

O SEO não é uma técnica fácil de dominar, sendo necessária a ajuda de profissionais em uma consultoria de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) se tornou um dos pilares mais fortes do marketing digital. Com o crescimento absurdo da internet, as marcas de todos os setores possíveis competem de forma acirrada para capturar a atenção dos consumidores. Hoje, não basta simplesmente criar um site e esperar as visualizações e conversões, é necessário ter algum diferencial que te destaque em um oceano de opções, e é exatamente isso que o SEO proporciona: visibilidade.

Como veremos neste material, o SEO abrange algumas técnicas simples e outras bem mais complexas — alterando desde a estruturação de um site até a otimização de conteúdos e uso das palavras-chave corretas. É um campo particular, sendo realmente dominado por completo somente pelos maiores especialistas do setor.

Muitos negócios enfrentam dois desafios principais com o SEO: dedicar muito tempo a essas otimizações, tirando o foco das operações principais, ou fazer as otimizações de forma incorreta. Percebe? Existe um desperdício de recursos sem resultados efetivos.

Mas qual é a solução? Contratar profissionais especializados em consultoria de SEO. Esses especialistas têm o conhecimento que é preciso para executar estratégias com precisão, potencializando os resultados enquanto você e sua equipe focam, exclusivamente, no que fazem de melhor: seu próprio negócio.

Este material, o mais completo da internet sobre o tema, abordará tudo o que você precisa saber sobre uma consultoria de SEO, desde a definição e etapas até os impactos reais para o seu negócio.

Está preparado para saber como transformar a presença da sua marca online? Então leia até o final!

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O que é SEO e quais seus benefícios?

Também chamada de otimização dos motores de busca, é um conjunto de estratégias e técnicas aplicadas para otimizar as páginas de um site, com o objetivo de melhorar sua visibilidade nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Bing e outros. Ao contrário do imaginário popular, ele é muito mais do que escolher algumas palavras-chave, é sobre criar uma experiência completa que se alinhe aos critérios específicos de avaliação dos algoritmos de busca.

Os benefícios de um SEO bem-feito são tanto um aumento exponencial da presença digital de um site quanto uma melhoria enorme na experiência do usuário. Uma página otimizada carrega mais rápido, organiza as informações de forma mais acessível e oferece o conteúdo certo para o público certo. Dessa forma, o SEO cria um ciclo onde o site ganha mais tráfego, retém os visitantes por mais tempo e converte mais, aumentando a autoridade da marca enquanto alavanca sua captação de leads/vendas.

O que é consultoria de SEO?

A consultoria de SEO é um serviço especializado que avalia, projeta e implementa estratégias para melhorar a performance de sites nos mecanismos de busca. Ela identifica gargalos técnicos, explora novas oportunidades em potencial e garante que cada elemento do site esteja alinhado com as boas práticas do mercado geral e do setor específico.

Nem é preciso dizer que esse é um trabalho que demanda um conhecimento profundo de aspectos técnicos, de mercado e de marketing digital. Por isso, a consultoria é essencial. As empresas, na maioria das vezes, não possuem expertise ou tempo para aplicar o SEO da forma certa. Contratando esse serviço, elas deixam essas tarefas para especialistas que dominam as ferramentas, técnicas e tendências mais atuais. Dessa forma, o negócio pode se concentrar em suas operações principais, enquanto os consultores trabalham para turbinar a presença online da marca.

Como uma consultoria de SEO funciona?

Uma consultoria de SEO funciona analisando detalhadamente o site do cliente, identificando falhas e propondo soluções personalizadas para melhorar a visibilidade nos motores de busca.

Em uma consultoria de SEO completa, primeiro é analisado o estado atual do site: desde problemas técnicos, como lentidão e erros de navegação, até conteúdos mal otimizados ou desatualizados. Depois disso, a consultoria propõe a melhor estratégia, que pode variar bastante, indo desde a reformulação do conteúdo, otimização de imagens, criação de links internos e externos, até ajustes em fatores técnicos mais importantes, como a arquitetura do site e as meta tags.

Por fim, o processo conta com um monitoramento contínuo das métricas, como tráfego orgânico, taxa de rejeição e conversão. Isso é importante para ajustar cada estratégia de acordo com o desempenho, garantindo que o site se mantenha sempre no topo.

Como que o SEO impacta o crescimento online?

O SEO é um dos principais pontos-chaves para o crescimento online, porque atua diretamente na forma como as empresas são encontradas e percebidas pelos seus públicos. Em um cenário onde milhões de conteúdos são publicados todo dia, um bom ranqueamento nos buscadores é a melhor forma de se destacar e atrair clientes.

O impacto do SEO é direto em várias frentes. Primeiro, ele aumenta a visibilidade, direcionando mais tráfego qualificado para o seu site, o que significa ter mais visitantes com real interesse nos seus produtos ou serviços. Além disso, um site otimizado traz uma experiência bem melhor para o usuário, o que aumenta as chances de fidelização.

Outro aspecto primordial é o efeito de longo prazo do SEO. Os anúncios pagos podem até oferecer resultados rápidos, mas o SEO cria um fluxo constante de visitas orgânicas com custo muito menor. Só assim é possível ter um crescimento sustentável, sem depender de investimentos enormes em publicidade.

Tendo um SEO bem estruturado, negócios de todos os portes podem competir de igual para igual com as grandes potências do mercado. Ou seja, é uma prática que transforma o potencial digital em resultados tangíveis, como aumento de vendas, leads ou fortalecimento da imagem da marca online.

O que levar em consideração dentro de uma estratégia de SEO?

Para criar uma estratégia de SEO realmente efetiva, é essencial adotar uma abordagem multifacetada, ou seja, que combine aspectos técnicos, de conteúdo e de desempenho. Isso porque cada uma dessas etapas tem um impacto diferente no sucesso do projeto como um todo.

No parágrafo seguinte, detalharemos cada ponto que uma empresa especializada considera durante uma consultoria de SEO. A grande vantagem de contratar especialistas é que eles sabem exatamente quais são os pontos que merecem mais atenção, de acordo com o seu nicho e público-alvo.

Quais são as fases de consultoria de SEO?

Em uma consultoria de SEO, a empresa especializada analisa diversos fatores importantes. Veja a seguir os cinco principais.

Análise de conteúdo

A análise de conteúdo é o primeiro passo em uma consultoria de SEO. É avaliada a relevância, qualidade e originalidade dos conteúdos do site, garantindo que estejam alinhados às intenções de busca do público-alvo.

Nessa etapa, a empresa identifica lacunas nos conteúdos existentes, avalia o uso de palavras-chave e cria um plano estratégico para melhorar ou expandir a produção de materiais. Além disso, é feita uma auditoria dos textos publicados para garantir que todos estejam otimizados para os buscadores, tanto em estrutura como em engajamento para os visitantes.

Backlinks

Os backlinks são fundamentais para aumentar a autoridade de um site. Durante a consultoria de SEO, é checada a quantidade e a qualidade dos links que direcionam para as páginas. Links que vêm de sites confiáveis e relevantes melhoram bastante o ranqueamento.

A consultoria conta com estratégias de construção de backlinks, seja através de parcerias, guest posts ou campanhas de relações públicas digitais. Sem falar que são identificados e corrigidos os chamados backlinks tóxicos, que podem prejudicar o desempenho do site, já que são associados a práticas consideradas ruins pelos motores de busca.

Experiência do usuário

A experiência do usuário é outro fator essencial para garantir que visitantes permaneçam em um site e realizem as ações desejadas. A consultoria analisa elementos como design responsivo, tempo de carregamento, estrutura de navegação e qualidade do layout. Aqui, também é verificado se os calls-to-action estão claros e bem posicionados.

Uma experiência completa e fluida não só aumenta o engajamento do público, mas também ajuda a melhorar o ranqueamento nos buscadores, já que métricas de comportamento do usuário, como taxa de rejeição e tempo de permanência, têm impacto direto no SEO.

Performance técnica

A performance técnica garante que o site esteja funcionando sem falhas e seja totalmente acessível para os mecanismos de busca. Nessa etapa, são identificados e corrigidos problemas que dificultam o rastreamento e a indexação, como erros de servidor, links quebrados e estruturas mal configuradas.

A consultoria trabalha para melhorar diversos fatores, como o carregamento de páginas, compatibilidade com dispositivos móveis e utilização correta de códigos. Além disso, são configurados arquivos importantes, como o sitemap.xml e o robots.txt — ambos garantem que o seu site esteja otimizado tecnicamente para conseguir bons ranqueamentos no Google.

Otimização de palavras-chave

Esse é talvez o passo mais “popular” do SEO. E não é à toa, já que a escolha e a otimização de palavras-chave são determinantes para alcançar o público-alvo certo. Na consultoria, usando ferramentas especializadas, é feita uma análise detalhada dos termos mais relevantes para o negócio e seu público.

Depois de decidir quais são os melhores termos, eles são incorporados estrategicamente aos títulos, meta descrições, headers e conteúdo principal das páginas.

Uma característica marcante de uma boa empresa de marketing é conseguir incluir essas palavras sem que pareça forçado ou excessivo, tudo sempre muito natural e fluido. É muito importante encontrar o meio-termo perfeito entre a experiência do público e as exigências dos algoritmos dos buscadores.

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Quais são os tipos de consultoria de SEO?

Existem seis principais tipos de consultoria de SEO. Após uma análise inicial, a empresa especialista determina quais são os problemas que precisam de atenção imediata e qual tipo de consultoria os resolve.

SEO On-Page

A consultoria de SEO on-page foca em otimizar os elementos internos do site, como estrutura de conteúdo, hierarquia de informações e utilização de palavras-chave. É feita uma revisão minuciosa dos títulos, meta descrições, tags H1, URLs e links internos, garantindo que todas as páginas sejam tanto o que os usuários quanto o que os buscadores desejam. Além disso, é otimizado o uso de imagens e vídeos, com as descrições corretas e tamanhos comprimidos para melhorar a experiência de navegação.

Esse tipo de consultoria é essencial para aumentar a relevância e a performance geral do site.

SEO Off-Page

O SEO off-page trabalha com fatores de fora do site que impactam diretamente o ranqueamento nos buscadores, como a construção de backlinks e a autoridade de domínio. A consultoria traça estratégias para conseguir links de qualidade, parcerias e menções em sites importantes. Também é avaliada a presença online em geral, incluindo diretórios locais e redes sociais, para reforçar a influência positiva da marca no mercado.

O monitoramento contínuo de backlinks também garante que práticas prejudiciais não aconteçam mais, resultando em uma evolução crescente e consistente do site nos resultados de busca.

SEO Técnico

Já o SEO técnico aborda os fundamentos estruturais do site. Durante a consultoria, são identificados e solucionados problemas que podem prejudicar a rastreabilidade, indexação ou acessibilidade das páginas. Então são tomadas medidas com ajustes de redirecionamentos, correção de links quebrados e melhora da velocidade de carregamento. O foco aqui também é aplicar boas práticas de segurança, como o uso de HTTPS e garantia de compatibilidade integral com dispositivos móveis.

O SEO técnico é indispensável porque ele garante que a base do site seja sólida o suficiente para sustentar as outras estratégias de otimização.

SEO Local

Agora, o SEO local é feito para aumentar a visibilidade de sites em regiões geográficas específicas. Na consultoria, é feita a otimização do perfil da marca no Google Meu Negócio, inserção de informações consistentes em diretórios locais e desenvolvimento de conteúdos relevantes para aquele público-alvo específico. Além disso, estratégias de palavras-chave são ajustadas para incluir termos relacionados à localização, como “perto de mim” ou o nome de bairros e cidades.

Esse tipo de SEO é mais importante para empresas que dependem de clientes presenciais ou de atendimento em áreas específicas.

SEO Mobile

O SEO mobile garante que o site forneça uma experiência impecável para quem acessá-lo por dispositivos móveis. A consultoria foca em tornar o design responsivo, otimizar o tempo de carregamento e ajustar elementos visuais, como botões e menus, para telas menores. Além disso, são implementadas práticas como o uso de AMP (Páginas Móveis Aceleradas) e correção de alguns problemas técnicos que podem acontecer em smartphones e tablets.

Considerando o crescimento constante no uso de dispositivos móveis, esse tipo de consultoria é quase obrigatória para quem deseja conquistar e manter um bom público.

SEO Internacional

O SEO internacional é um pouco mais específico, sendo destinado a empresas que atuam ou desejam expandir para mercados globais. A consultoria aqui abrange a adaptação do conteúdo para diferentes idiomas, implementação de tags hreflang para direcionar usuários ao conteúdo correto e ajuste técnico para buscadores locais. No momento de definir as palavras-chave, a empresa de marketing digital considera todas as nuances culturais e linguísticas de cada região.

Tudo isso aumenta a visibilidade global do site, oferecendo uma experiência personalizada para os públicos-alvo internacionais.

Quais os benefícios de uma consultoria de SEO?

As vantagens gerais de uma consultoria de SEO são:

  • Melhoria no ranqueamento nos mecanismos de busca: uma consultoria especializada aplica as melhores práticas para elevar seu site às primeiras posições, aumentando a visibilidade e, consequentemente, o tráfego orgânico;
  • Aumento da presença digital: a otimização contínua fortalece a autoridade da sua marca no ambiente digital, ajudando a atrair e reter mais visitantes;
  • Maior captação de leads e vendas: um site mais acessível e relevante tem bem mais chances de converter visitantes em clientes;
  • Monitoramento contínuo: com uma consultoria de SEO, seu site é monitorado constantemente, identificando e corrigindo problemas antes deles serem problemas;
  • Aprimoramento técnico e de conteúdo: da velocidade do carregamento à escolha de palavras-chave, o SEO é fundamental para tornar seu site funcional e atrativo — tanto para os usuários quanto para os motores de busca.

Quais os benefícios de uma consultoria de SEO para e-commerce?

Para as marcas que possuem uma loja digital, as vantagens mais importantes em contratar uma consultoria de SEO são:

  • Melhoria na experiência do usuário (UX): o SEO técnico aplicado na consultoria de SEO garante tempos de carregamento rápidos e uma navegação fluida, fatores-chave para reter clientes e evitar os temidos carrinhos abandonados;
  • Otimização para buscas por produtos: ter dados estruturados ajuda a mostrar informações detalhadas, como preços, avaliações e disponibilidade, diretamente nos resultados de busca;
  • Aumento da taxa de conversão: um site mais acessível e eficiente, com o SEO técnico aumentando toda a fluidez da experiência, eleva o número de conversões naturalmente.
  • Visibilidade para palavras-chave transacionais: a consultoria de SEO posiciona o seu o site em termos específicos de intenção de compra, fazendo com que ele apareça para as pessoas certas;
  • Menor taxa de rejeição: melhorando a performance e a navegação do site, os clientes têm mais propensão a explorar e, com isso, comprar.

Quais os benefícios de uma consultoria de SEO para blogs?

Entre as maiores vantagens de uma consultoria de SEO para blogs estão:

  • Indexação eficiente dos conteúdos: uma consultoria de SEO faz um SEO técnico bem-feito, o que permite que os motores de busca entendam e classifiquem melhor cada artigo do blog;
  • Maior alcance orgânico: a otimização de aspectos como URL, meta descrições e títulos resulta em conteúdos mais fáceis de encontrar nos mecanismos de busca;
  • Redução do tempo de carregamento: sites rápidos não só agradam os usuários, mas também o algoritmo do Google, que promove as páginas nos rankings;
  • Melhora na autoridade do domínio: a aplicação de estratégias de SEO técnicas aumenta a confiança dos motores de busca no seu site, aumentando o tráfego qualificado;
  • Prevenção de conteúdos duplicados ou de baixa qualidade: as ferramentas de SEO técnico utilizadas em uma consultoria de SEO analisam páginas que precisam ser corrigidas, refeitas ou excluídas.

Qual o impacto das mudanças no algoritmo do Google na consultoria de SEO?

As constantes mudanças no algoritmo do Google têm um impacto direto no trabalho da consultoria de SEO. Isso porque são esses algoritmos que determinam como as páginas são ranqueadas nos resultados de pesquisa, influenciando em pontos como relevância, qualidade do conteúdo e experiência do usuário. Atualizações frequentes, como as voltadas para ranquear primeiro conteúdo original ou priorizar a experiência móvel, exigem que os especialistas de marketing digital estejam sempre atualizados.

Essas mudanças afetam desde estratégias de palavras-chave até práticas técnicas, como velocidade de carregamento e segurança do site. A consultoria trabalha para garantir que o site do cliente se adapte rapidamente às novas exigências, evitando penalizações e, inclusive, vendo isso como oportunidades para melhorar a visibilidade online antes da concorrência.

Basta uma mudança simples para ser necessário fazer diversos ajustes no conteúdo, reavaliação de backlinks ou alterações técnicas no site. Portanto, ter um profissional qualificado e preparado para lidar com essas mudanças é fundamental.

Como saber se sua empresa precisa contratar uma consultoria de SEO?

Contratar uma consultoria especializada é uma excelente pedida para empresas que querem aumentar sua presença online, atrair mais tráfego qualificado e melhorar as taxas de conversão. Então, se a sua empresa enfrenta desafios, como dificuldades para ranquear bem nos resultados de busca, tráfego estagnado ou problemas técnicos no site, esse serviço é a solução que você precisa!

Empresas de e-commerce, por exemplo, podem notar que muitos visitantes não concluem as compras, o que pode indicar que é necessário melhorar a experiência do usuário. Para quem tem blogs, pode ser percebida uma falta de retorno em visualizações de conteúdos bem-escritos, indicando a necessidade do uso de palavras-chave mais assertivas. Já para negócios locais, dificuldades em aparecer nas buscas de proximidade ou no Google Meu Negócio também são sinais de que uma consultoria pode ajudar bastante.

Além disso, as empresas que não têm uma equipe interna de marketing digital ou que não dominam aspectos mais avançados do SEO podem economizar tempo e recursos contratando especialistas, uma vez que, como você já viu, uma consultoria avalia o cenário atual do seu site, identifica oportunidades de otimização e implementa as melhores práticas, fazendo com que finalmente sua marca consiga aparecer bem no Google.

Quanto tempo demora para ver resultados de uma consultoria de SEO?

Os resultados de uma consultoria de SEO geralmente começam a aparecer entre quatro e seis meses depois das primeiras implementações. Só que vale ressaltar que o tempo necessário vai variar de acordo com fatores como a concorrência do mercado, a situação inicial do site e o nível de complexidade das estratégias aplicadas.

Logo de cara, melhorias técnicas, como corrigir erros de indexação e aumentar a velocidade de carregamento, podem, sim, trazer alguns resultados. Já os ajustes no conteúdo, como a criação de posts otimizados ou reformulação de páginas principais, demandam um pouco mais de tempo para surtir efeito, dependendo da indexação e ajustes do algoritmo do Google.

Os resultados mais definitivos, como o aumento considerável de leads ou uma melhoria drástica na posição do site para termos-chave, podem demorar de oito a 12 meses.

A chave é entender que não existe mágica, mas, sim, consistência e trabalho duro. Ter paciência é essencial, já que o impacto real só é visto com o decorrer do tempo.

Quanto custa uma consultoria de SEO em 2025?

Os custos de uma consultoria de SEO em 2025 variam de acordo com fatores como o porte da empresa contratante, os serviços oferecidos e a complexidade geral do projeto.

Como escolher uma consultoria de SEO confiável?

Tudo bem, você já entendeu que a consultoria de SEO é importante e traz resultados incríveis, mas agora surge a dúvida: quem contratar? É natural pesquisar na internet e se perder em meio a milhares de opções. Por isso, neste último parágrafo vamos apresentar quais são os pontos mais importantes na hora de escolher.

Primeiramente, verifique o portfólio da empresa. As melhores destacam casos de sucesso e quantidade de clientes atendidos, demonstrando experiência em projetos similares ao seu. Procure consultorias que apresentem estratégias personalizadas, baseadas em auditorias detalhadas do seu site, mercado e concorrência.

Outro aspecto é avaliar a transparência na comunicação. Desconfie na hora de promessas irreais, como garantia de “primeira posição no Google em x dias”. O SEO é um trabalho de médio a longo prazo, e resultados consistentes levam tempo para aparecer.

A reputação também é um diferencial. Procure por avaliações e depoimentos de outros clientes, lendo comentários sobre a qualidade do atendimento, a entrega de relatórios e os resultados obtidos.

Nós da WSI, por exemplo, temos mais de 30 anos de experiência e mais de 100 mil clientes atendidos. Conduzimos estratégias personalizadas para o seu negócio, mostrando cada etapa do processo com relatórios e reuniões. Temos especialistas preparados para lidar com todo tipo de site, colecionando casos de sucesso por empresas de todos os ramos e portes.

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Fonte:

WSI