Fale conosco pelo WhatsApp

Conheça quais fatores avaliar antes de investir em um CRM

3 de agosto de 2015 | | 745
Conheça quais fatores avaliar antes de investir em um CRM
(Banco de imagens: Shutterstock)

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O cenário corporativo atual exige que as empresas usem mais ferramentas para potencializar resultados e melhorar a produtividade dos colaboradores, auxiliando o desenvolvimento das atividades a partir de mecanismos que permitem mais simplicidade e eficiência na execução das tarefas.

É neste contexto que entram as ferramentas de uma plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

O CRM é uma estratégia que quando aplicada corretamente pode trazer resultados positivos para áreas definidas da empresa e também para o negócio como um todo, pois permitirá otimizar e aproveitar melhor o tempo dos funcionários. Entre os recursos possíveis com o CRM está acompanhar com mais detalhes o trabalho de um funcionário e não perder os dados arquivados por ele caso haja um desligamento da empresa, por exemplo.

No entanto, não é qualquer modelo de CRM que irá atender aos seus objetivos e quando implementado sem um estudo prévio, o CRM pode, inclusive, prejudicar o andamento da empresa. Antes de investir em um modelo de gestão de relacionamento com o cliente portanto, é necessário considerar algumas questões.

Quais são os meus objetivos?

7 Maneiras para Melhorar sua Campanha de PPCPara não desperdiçar o investimento em um CRM é necessário pensar inicialmente quais são suas metas com aquele modelo de gestão. O CRM não valerá o investimento se você usá-lo apenas para armazenar informações. O ideal é que esses dados tenham potencial de melhorar seu negócio e facilitar o trabalho para os funcionários.

Entre os objetivos ao adotar um CRM podem estar:

  • Aumento da eficiência e organização interna;
  • Evitar perda de conhecimento quando um funcionário deixa a empresa;
  • Melhorar a prestação de serviços para o cliente;
  • Aproveitar os dados para direcionar melhor campanhas.

Avaliando previamente os objetivos de curto, médio e longo prazo será possível analisar com mais clareza a melhor opção de software de CRM.

Qual será o tempo de implementação?

O tempo para implementar o CRM irá variar em cada empresa. Um sistema mais complexo e personalizado pode levar até um ano para ser totalmente usual, enquanto plataformas mais simples como SaaS podem ser definidas em alguns minutos. Este fator será influenciado por: número de funcionários, tamanho da empresa, necessidade de personalização, entre outros.

O tempo que levará o treinamento dos funcionários também deve ser considerado, avaliando a complexidade do sistema e o grau de interação dos colaboradores. A meta principal, no entanto, deve ser que o sistema seja capaz de atingir os objetivos definidos anteriormente, após o tempo estimado para implementar.

O sistema permite integração com as ferramentas existentes?

O CRM deve facilitar o trabalho e nunca dificultá-lo, sendo necessário avaliar se o sistema desejado será capaz de conversar com as ferramentas já usadas na empresa.

Se você precisa melhorar a colaboração entre as áreas de marketing e vendas, por exemplo, pode considerar uma plataforma de integração com o CRM que permita o emparelhamento das suas ferramentas.

O mesmo se a sua empresa utilizar muitas plataformas de mídias sociais, neste caso deve-se pensar em uma ferramenta que seja capaz de analisar essas informações. Essa integração será necessária tanto para otimizar o trabalho como para ser eficiente na sua busca por resultados melhores.

No caso de um banco de dados que precise ser adicionado a plataforma será importante avaliar quais as possibilidades de integração para não perder todo o trabalho já feito pela empresa.

A plataforma permite personalização?

Pensando nos seus objetivos de negócios, você pode avaliar se irá precisar de uma plataforma de CRM que oferece recursos de personalização para atender as suas metas. Entre os questionamentos que podem ser levantados neste momento estão:

  • Irei precisar de previsões mensais separadas para cada representante de vendas?
  • Será possível que usuários da empresa adicionem ideias diferentes na plataforma?
  • Será necessário realizar relatórios de vendas com atualizações automáticas?
  • Qual é a necessidade de propriedades personalizadas na plataforma?

Ao definir essas informações antecipadamente será possível avaliar plataformas que forneçam esses diferenciais.

Como disseminar o CRM entre os colaboradores?

É importante lembrar que o CRM deve ser adotado na empresa para melhorar o desempenho corporativo e facilitar o desenvolvimento das atividades. Se exigir mais tempo e trabalho do funcionário, dificilmente será difundida uma cultura interna para o uso da plataforma.

A simplicidade será um diferencial que fará com que a equipe realmente opte por adotar aquele modelo de gestão e este reflexo deve ser sentido nas contas dos clientes, com melhoras significativas nos resultados e na organização.

A experiência deve ser intuitiva, sem que seja necessário o colaborar gastar mais tempo adicionando as informações, preferencialmente com integração para os outros mecanismos já utilizados.

Para difundir o uso da plataforma é necessário que os gestores incentivem seus colaboradores e disseminem essa cultura internamente.

Após avaliar esses fatores, você terá mais condições de avaliar se um CRM realmente será eficaz para o seu modelo de gestão e se sim, quais as melhorias que podem ser alcançadas com ele.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]