Uma das principais dificuldades das empresas é gerar leads qualificados. Muitos empresários investem em diversas estratégias de marketing digital, aumentam o tráfego do seu site, mas não conseguem entregar contatos que estejam na fase de decisão para o seu time de vendas.
Identificar e encaminhar consumidores mais preparados para adquirir um produto ou serviço é uma excelente alternativa para priorizar o tempo da sua equipe e, consequentemente, aumentar a efetividade do grupo. Essa atitude, além de alavancar as vendas, motivará os seus colaboradores a buscarem resultados cada vez melhores.
Na metodologia inbound marketing essa seleção começa na fase de produção de conteúdo. O que norteará esse primeiro filtro é o objetivo da publicação distribuída. Se o material produzido for direcionado para solucionar as dúvidas dos seus potenciais clientes, é bem provável que a sua base de contatos esteja mais qualificada para conversão.
Identificar em qual estágio da jornada do comprador o usuário está é fundamental para você apurar se um lead é pouco qualificado, se deve nutri-lo com informações até que esteja no estágio de decisão ou encaminhá-lo imediatamente para o seu time de vendas.
Para isso, você deve analisar 5 pontos importantes: necessidade, adequação, orçamento, autoridade e timing.
Necessidade: Será que seu lead precisa do seu produto?
Adequação: A sua solução é a melhor opção para o consumidor? Está a seu alcance atendê-lo?
Orçamento: Eles possuem o orçamento necessário?
Autoridade: Seu lead tem poder de decisão?
Timing: O seu lead está pronto para se tornar um cliente?
A partir disso é possível desenvolver estratégias que sejam rápidas, práticas e duplicáveis. Ou seja, você deve qualificar um grande número de pessoas sem demandar muito tempo, utilizar métodos sem burocracia e de fácil análise e que seja possível ser realizado por toda a sua equipe.
Como fazer isso?
Você precisa captar informações sobre o seu consumidor e seu negócio fazendo as perguntas descritas acima. Com base nas respostas você criará um padrão e a sua buyer persona, que é a representação do seu cliente potencial.
Para isso, é preciso descobrir características que vão além da idade, gênero e localização geográfica. As informações demográficas são importantes, mas os objetivos, pontos fracos, onde trabalham, qual cargo ocupam e onde buscam informações são dados mais relevantes para a construção do perfil.
Faça uma pesquisa com os seus atuais clientes e busque padrões diferentes. Lembre-se que seu negócio pode atrair diferentes buyer personas e todas elas devem estar no seu foco.
Como a Hubspot pode te ajudar?
Gerar e manter leads é uma tarefa muito complicada sem uma ferramenta de automação. A Hubspot é uma plataforma desenvolvida para automatizar todas as ações do inbound marketing. O software será o seu braço para gerar, analisar, manter e aprimorar sua campanha. Assim, você encontrará a melhor solução para trabalhar o tráfego atraído até o seu site.
A plataforma também é eficaz para segmentar listas de e-mail marketing, disparar o conteúdo, controlar as suas ações e produzir relatórios sobre as suas campanhas, para que assim, você consiga avaliar seus resultados e definir os próximos passos do marketing da sua empresa.
Essas ações abordadas durante o texto não são fundamentais apenas para entender e qualificar o tráfego que chega até você. Elas são essenciais para integrar o seu time de marketing e vendas. Ou seja, ela influencia na inteligência do seu processo comercial, diminuindo o risco de possíveis falhas.
Através da automação do inbound marketing é possível seguir uma linguagem única, alinhar objetivos, atrair clientes qualificados e, consequentemente, alavancar as vendas.
De acordo com Gideon Gartner, até meados de 2020 os consumidores estarão preparados para administrar 85% de seus relacionamentos sem falar com um humano. Isso significa que a automação de marketing gerenciará a maior parte das interações que envolvem empresas e clientes.
Portanto, se informe sobre as melhores ferramentas e encontre uma consultoria de marketing especializada para viabilizar essa operação da melhor forma.