Fale conosco pelo WhatsApp

Como gerar leads com o Instagram?

20 de setembro de 2022 |
Imagem ilustrativa de um funil
(Banco de imagens: Shutterstock)

O Instagram é uma excelente ferramenta para captação de potenciais clientes, mas é necessário bastante planejamento para que esta estratégia tenha sucesso

Embora tenha sido inicialmente criado para compartilhamento de fotos, o Instagram é uma rede social com alto potencial para a captação de leads, uma das partes mais importantes dentro de uma estratégia de marketing digital. Por isso, saber como utilizar esta ferramenta de maneira eficiente é essencial para trazer contatos qualificados para seu negócio.

Para quem não sabe como gerar leads com o Instagram, basta pensar que esta rede social é um poderoso canal de relacionamento. Nos últimos anos, a plataforma tem se mostrado capaz de ditar tendências e engajar as pessoas diante de uma determinada questão. Nesse contexto, a rede certamente apresenta um elevado potencial para os negócios.

O que são os leads?

O lead é uma oportunidade de negócio, ou seja: um consumidor em potencial que em algum momento demonstrou interesse no serviço ou produto oferecido pela empresa. A captação de leads pode ser feita a partir de diferentes meios que envolvem o fornecimento de informações de contato em troca de um conteúdo oferecido pela marca (como um e-book ou uma promoção exclusiva, por exemplo).

Os leads devem ser tratados como clientes em potencial, justamente porque eles forneceram essas informações em troca de algo que sua empresa tem a oferecer. Isso significa que o próprio cliente teve a iniciativa de procurar o seu negócio e manifestar interesse a respeito daquilo que você tem a oferecer.

Estratégias para captar leads pelo Instagram

Uma vez que está disponível para ser utilizado por qualquer usuário de internet e é comumente usado pelas pessoas para buscar inspiração e ver itens que são do seu interesse, gerar leads com o Instagram pode ser uma estratégia muito eficiente para conquistar novos clientes. Para que seu perfil se torne uma verdadeira máquina de vendas, entretanto, não basta apenas criar uma conta e publicar nela com alguma frequência.

As principais dicas de como gerar leads com o Instagram são:

  • Faça Stories e Reels relevantes;
  • Use links clicáveis nos Stories;
  • Use o Instagram Ads;
  • Faça parceria com influenciadores;
  • Otimize o link da bio no Instagram.

A seguir, confira detalhadamente sobre cada uma dessas dicas.

Faça Stories e Reels relevantes

Marcas que sabem como utilizar bem as ferramentas de Stories e Reels tendem a engajar muito seus seguidores e, consequentemente, gerar leads com o Instagram com maior facilidade. Aproveite essas ferramentas para incentivar a interação por meio de enquetes, mencionar perfis dos clientes e chamar os seguidores para conversar com você.

Use links clicáveis nos Stories

Antigamente relacionado à expressão “arrasta para cima”, hoje os Stories oferecem a possibilidade de inserir um link clicável relacionado ao conteúdo, levando o seguidor a uma oferta mais completa e interessante, o que pode lhe permitir gerar leads com o Instagram.

Use o Instagram Ads (anúncios pagos)

Caso os anúncios pagos caibam em seu orçamento, o Instagram Ads pode ser uma excelente maneira de gerar leads com o Instagram. A partir desta ferramenta, é possível segmentar suas ofertas de maneira personalizada, aumentando as chances de alcançar usuários que realmente se interessem por aquilo que você tem a oferecer.

Faça parceria com influenciadores

O Instagram possui diversos usuários que contam com milhares de seguidores e apresentam um alcance muito grande entre eles. Fazer parcerias com essas personalidades pode ser uma maneira muito eficiente de divulgar sua marca e gerar leads com o Instagram. Para que esta estratégia seja eficiente, é importante que a parceria faça sentido para seu negócio e que o influenciador escolhido seja capaz de atingir o público-alvo de sua marca.

Otimize o link da bio no Instagram

Uma vez que as legendas do feed não aceitam links clicáveis, o link na bio é uma das melhores formas de direcionar o seguidor a outro site (como uma landing page, por exemplo) e, assim, gerar leads com o Instagram. Uma dica é usar agregadores como o Linktree, que permitem incluir vários endereços em um mesmo link contido na bio do Instagram.

Banner Guia Completo Instagram para Médicos

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.