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Como Funciona o Marketing nas Mídias Sociais

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Marketing nas Mídias Sociais, ou SMM (Social Media Marketing), é o ato de promover ou divulgar um produto ou marca nas mídias sociais, e ele esta crescendo na mesma velocidade em que as mídias sociais se disseminam pela internet e atraem cada vez mais usuários. As Mídias Sociais são os canais digitais utilizados pelas pessoas para interagirem com sua rede de relacionamentos, e elas facilitam muito essa interação. Hoje em dia, existem mídias sociais para diversos fins, desde reunir e interagir com os amigos (Facebook e Twitter), para divulgação de vídeos (YouTube e Vimeo), compartilhamento de imagens e fotos (Flickr, Instagram, Pinterest) e muitas outras para os mais diversos fins. As mídias sociais possibilitam que os usuários criem e disseminem conteúdo de uma maneira nunca vista antes.

Com a grande expansão das Mídias Sociais, foram expandidas também as aplicações do marketing para elas. Hoje, o Marketing nas Mídias Sociais já permitem as empresas que fortaleçam suas marcas/produtos (trabalhando o Branding), se comuniquem com seus clientes, gerenciem sua reputação e também gerem vendas recorrentes. No SMM existe uma linha muito ténue para atingir bons resultados nas campanhas. O objetivo do marketing nas mídias sociais não é simplesmente “empurrar” ofertas e anúncios o tempo todo para seus seguidores e fãs. As pessoas não entram nas mídias sociais para receber ofertas de produtos, e sim para se socializar. Existem alguns sites como por exemplo Grupon e PeixeUrbano que são destinados somente a anúncios e promoções de produtos e serviços. Geralmente as pessoas curtirão sua Fan Page por dois principais motivos: 1-) Se identificam muito com a marca/produto ou 2-) esperam recebem alguma coisa em troca. Os “Likes” nas páginas das empresas podem mudar também de acordo com a idade dos usuários. Geralmente os usuários mais novos tendem a curtir as páginas sem grande expectativas, e conforme a faixa de idade vai aumentando eles vão ficando mais exigentes. Mas o objetivo principal do SMM é gerar engajamento e promover a interatividade com seus clientes/fãs. Abaixo vamos falar um pouco sobre o SMO, uma das principais ações do SMM para gerar e disseminar o conhecimento de seus produtos nas mídias sociais.

SMO – Uma das principais ações do Marketing nas Mídias Sociais

SMO ou Social Media Optimization (Otimização das Mídias Sociais) é uma das principais ação do marketing nas mídias sociais, e ao contrário do SEO, ele possui uma atenção muito mais fundamental no on-page do que no off-page, pois boa parte desta ação esta dentro do seu site. O SMO consiste em gerar conteúdo significativo e interessante para seu público-alvo, de modo que ele seja facilmente distribuído e compartilhado na internet.  Basicamente em cinco regras para promover sua marca ou produtos através das mídias sociais. São elas:

  • Criar conteúdo compartilhável
  • Facilite o compartilhamento
  • Recompense o compartilhamento
  • Incentive o mashup
  • Compartilhe ativamente os conteúdos

Existem também algumas técnicas de SMO que estão surgindo que apontam para o melhor posicionamento do conteúdo postado nas mídias sociais (como fotos no Flickr ou vídeos no YouTube) nas SERPs dos buscadores e até melhorar o posicionamento de vídeos dentro do próprio resultado de busca dessas mídias sociais (Flickr/YouTube). Assim, podemos resumir o SMO como a melhora do seu site para facilitar a interação e compartilhamento de informações por você geradas. Essa melhora pode ser para tornar o design mais agradável, na tecnologia para facilitar o compartilhamento de informações, e principalmente na geração de conteúdo. O conteúdo autêntico, original e interessante para seu público-alvo é fundamental para uma campanha eficiente de SMO. O link bait, ou isca de link, é uma técnica muito utilizada no SMO para gerar links para uma página em seu site.

Link Bait – a essência do SMO e do SMM(Marketing nas Mídias Sociais)

Link Bait ou Isca de Links consiste em uma técnica utilizada para criar conteúdo atrativo em sua página que naturalmente atrais links para ela.  Ou seja, a isca(conteúdo) precisa gerar interação com seu público, fazendo com que ele discuta ou compartilhe o conteúdo em fóruns ou nas mídias sociais. Esse conteúdo na maioria das vezes é criado de forma intrigante através de ganchos trazendo referencias para outros assuntos. Esse ganchos podem fazer ataque críticos, humorísticos, provatórios ou simplesmente de referência.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]