Cada estratégia de marketing digital gera diferentes resultados para seu negócio. Isso acontece porque cada uma delas possui um objetivo específico e deverá ser empregada levando em conta as particularidades e necessidades de sua empresa. Os links patrocinados, SEO, mídias sociais e e-mail marketing tem eficiências e objetivos distintos e devem ser utilizados de acordo com as necessidades da sua empresa e podem gerar resultados como:
- Geração de leads;
- Aumento nas vendas;
- Aumento de tráfego no site;
- Gerenciamento de reputação online;
- Boas práticas de pós-venda;
- Entre outros.
É natural ter dúvida em qual estratégia investir, links patrocinados, SEO, mídias sociais ou e-mail marketing?
O primeiro passo para escolher uma estratégia de marketing digital para a sua empresa é definir qual o resultado que ela espera. Investimentos em marketing tem que gerar retorno, e ele pode ser financeiro ou não. Com base nisso separamos os principais objetivos de cada estratégia e o que elas podem agregar para a sua empresa.
Principais objetivos dos links patrocinados
Objetivos e vantagens da estratégia:
- Geração de leads qualificados
- Retorno a curto prazo;
- Orçamento flexível;
- Resultados expressivos;
Principal aplicação: O link patrocinado é uma estratégia eficiente se a necessidade do seu negócio for aumentar as vendas, geração de leads ou campanhas promocionais.
Tempo médio para retorno: As campanhas de links patrocinados proporcionam um retorno rápido para a marca, pois em curto prazo se coloca uma campanha completa no ar e é possível mensurar o retorno das vendas e contatos.
Investimento: PPC (Pay per Click) é uma estratégia que tem um investimento flexível, onde se estipula o investimento para a campanha e a empresa só gasta quando um usuário clicar em seu anúncio e chegar até seu site.
SEO – Conquiste novos clientes e posicione sua marca
Objetivos e vantagens da estratégia:
- Geração de leads;
- Aumento do tráfego no site;
- Resultados a médio e longo prazo;
- Melhora da reputação da marca.
Principal aplicação: As práticas de SEO permitem que a empresa aumente a aquisição de novos clientes com a geração direta de leads e aumento nas vendas. A estratégia será relevante para fortalecer a reputação da marca online.
Tempo médio de retorno: O SEO é uma estratégia de médio e longo prazo para se consolidar, tanto para parte de pesquisa e análise, quanto para produção de conteúdo e obtenção dos resultados.
Investimento: O SEO deve ter um investimento constante, com um período para retorno inicial de, em média, seis meses. Neste período é indicado que não seja interrompido o orçamento da campanha.
Mídias Sociais e a imagem da sua empresa
Objetivo da estratégia:
- Relacionamento com cliente;
- Fortalecimento da marca;
- Reputação da marca;
- Geração de leads e divulgação de produtos;
Principal aplicação: Se sua empresa possui dificuldades de relacionamento com o cliente ou é desconhecida do público, as mídias sociais será a estratégia ideal para alcançar seus objetivos. Estabelecer uma presença social fortalecerá sua marca e vai deixar sua empresa mais próxima de seu público.
Tempo médio de retorno: As mídias sociais permitem resultados a médio e longo prazo, mas os frutos desse trabalho serão diretamente influenciados pelo orçamento disponível e pelos seus objetivos com a estratégia nas mídias sociais.
Investimento: Campanhas em mídias sociais possuem um custo por clique mais baixo do que PPC, no entanto exigem um investimento constante em produção de conteúdo de qualidade e gerenciamento da página.
Comunique-se com seu cliente usando e-mail marketing
Objetivo da estratégia:
- Manutenção e fidelização de clientes;
- Aumento nas vendas recorrentes;
- Reativar antigas bases de clientes.
Principal aplicação: O e-mail marketing é uma excelente estratégia para relacionamento com cliente, com manutenção e fidelização. O envio de promoções como spam ou para bases desconhecidas, não funciona. Ele é eficiente para aumento de vendas para sua base de clientes, através da divulgação de produtos e promoções.
Tempo médio de retorno: O e-mail marketing proporciona retorno sobre o investimento a curto prazo, mas para atingir seus objetivos completos, deve ser mantido por médio e longo prazo.
Investimento: O orçamento da estratégia depende de como ela será conduzida. Para diminuir os custos e otimizar resultados, valorize mais a qualidade dos seus contatos do que a quantidade de e-mails enviados.
Qual estratégia eu escolho?
Agora você precisa definir qual das estratégias apresentadas acima é mais relevante para os objetivos atuais da sua empresa e para os recursos disponíveis no seu negócio. Integrar mais de uma estratégia pode potencializar a obtenção de resultados, atendendo mais de um objetivo simultaneamente.
Conhecendo como cada estratégia de marketing digital pode ser empregada para melhorar os resultados da sua empresa, mãos à obra e conquiste um retorno sobre investimento mais expressivo!