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Marketing

Como escolher uma estratégia de Marketing Digital?

Como escolher uma estratégia de Marketing Digital?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

22 julho, 2015

Cada estratégia de marketing digital gera diferentes resultados para seu negócio. Isso acontece porque cada uma delas possui um objetivo específico e deverá ser empregada levando em conta as particularidades e necessidades de sua empresa. Os links patrocinados, SEO, mídias sociais e e-mail marketing tem eficiências e objetivos distintos e devem ser utilizados de acordo com as necessidades da sua empresa e podem gerar resultados como:

  • Geração de leads;
  • Aumento nas vendas;
  • Aumento de tráfego no site;
  • Gerenciamento de reputação online;
  • Boas práticas de pós-venda;
  • Entre outros.

É natural ter dúvida em qual estratégia investir, links patrocinados, SEO, mídias sociais ou e-mail marketing?

O primeiro passo para escolher uma estratégia de marketing digital para a sua empresa é definir qual o resultado que ela espera. Investimentos em marketing tem que gerar retorno, e ele pode ser financeiro ou não. Com base nisso separamos os principais objetivos de cada estratégia e o que elas podem agregar para a sua empresa.

Principais objetivos dos links patrocinados

Objetivos e vantagens da estratégia:

  • Geração de leads qualificados
  • Retorno a curto prazo;
  • Orçamento flexível;
  • Resultados expressivos;

Principal aplicação: O link patrocinado é uma estratégia eficiente se a necessidade do seu negócio for aumentar as vendas, geração de leads ou campanhas promocionais.

Tempo médio para retorno: As campanhas de links patrocinados proporcionam um retorno rápido para a marca, pois em curto prazo se coloca uma campanha completa no ar e é possível mensurar o retorno das vendas e contatos.

Investimento: PPC (Pay per Click) é uma estratégia que tem um investimento flexível, onde se estipula o investimento para a campanha e a empresa só gasta quando um usuário clicar em seu anúncio e chegar até seu site.

SEO – Conquiste novos clientes e posicione sua marca

Objetivos e vantagens da estratégia:

  • Geração de leads;
  • Aumento do tráfego no site;
  • Resultados a médio e longo prazo;
  • Melhora da reputação da marca.

Principal aplicação: As práticas de SEO permitem que a empresa aumente a aquisição de novos clientes com a geração direta de leads e aumento nas vendas. A estratégia será relevante para fortalecer a reputação da marca online.

Tempo médio de retorno: O SEO é uma estratégia de médio e longo prazo para se consolidar, tanto para parte de pesquisa e análise, quanto para produção de conteúdo e obtenção dos resultados.

Investimento: O SEO deve ter um investimento constante, com um período para retorno inicial de, em média, seis meses. Neste período é indicado que não seja interrompido o orçamento da campanha.

Mídias Sociais e a imagem da sua empresa

Objetivo da estratégia:

  • Relacionamento com cliente;
  • Fortalecimento da marca;
  • Reputação da marca;
  • Geração de leads e divulgação de produtos;

Principal aplicação: Se sua empresa possui dificuldades de relacionamento com o cliente ou é desconhecida do público, as mídias sociais será a estratégia ideal para alcançar seus objetivos. Estabelecer uma presença social fortalecerá sua marca e vai deixar sua empresa mais próxima de seu público.

Tempo médio de retorno: As mídias sociais permitem resultados a médio e longo prazo, mas os frutos desse trabalho serão diretamente influenciados pelo orçamento disponível e pelos seus objetivos com a estratégia nas mídias sociais.

Investimento: Campanhas em mídias sociais possuem um custo por clique mais baixo do que PPC, no entanto exigem um investimento constante em produção de conteúdo de qualidade e gerenciamento da página.

Comunique-se com seu cliente usando e-mail marketing

Objetivo da estratégia:

  • Manutenção e fidelização de clientes;
  • Aumento nas vendas recorrentes;
  • Reativar antigas bases de clientes.

Principal aplicação: O e-mail marketing é uma excelente estratégia para relacionamento com cliente, com manutenção e fidelização. O envio de promoções como spam ou para bases desconhecidas, não funciona. Ele é eficiente para aumento de vendas para sua base de clientes, através da divulgação de produtos e promoções.

Tempo médio de retorno: O e-mail marketing proporciona retorno sobre o investimento a curto prazo, mas para atingir seus objetivos completos, deve ser mantido por médio e longo prazo.

Investimento: O orçamento da estratégia depende de como ela será conduzida. Para diminuir os custos e otimizar resultados, valorize mais a qualidade dos seus contatos do que a quantidade de e-mails enviados.

Qual estratégia eu escolho?

Agora você precisa definir qual das estratégias apresentadas acima é mais relevante para os objetivos atuais da sua empresa e para os recursos disponíveis no seu negócio. Integrar mais de uma estratégia pode potencializar a obtenção de resultados, atendendo mais de um objetivo simultaneamente.

Conhecendo como cada estratégia de marketing digital pode ser empregada para melhorar os resultados da sua empresa, mãos à obra e conquiste um retorno sobre investimento mais expressivo!