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Como escolher uma estratégia de Marketing Digital?

22 de julho de 2015 | | 1181
Como escolher uma estratégia de Marketing Digital?
(Banco de imagens: Shutterstock)

Cada estratégia de marketing digital gera diferentes resultados para seu negócio. Isso acontece porque cada uma delas possui um objetivo específico e deverá ser empregada levando em conta as particularidades e necessidades de sua empresa. Os links patrocinados, SEO, mídias sociais e e-mail marketing tem eficiências e objetivos distintos e devem ser utilizados de acordo com as necessidades da sua empresa e podem gerar resultados como:

  • Geração de leads;
  • Aumento nas vendas;
  • Aumento de tráfego no site;
  • Gerenciamento de reputação online;
  • Boas práticas de pós-venda;
  • Entre outros.

É natural ter dúvida em qual estratégia investir, links patrocinados, SEO, mídias sociais ou e-mail marketing?

O primeiro passo para escolher uma estratégia de marketing digital para a sua empresa é definir qual o resultado que ela espera. Investimentos em marketing tem que gerar retorno, e ele pode ser financeiro ou não. Com base nisso separamos os principais objetivos de cada estratégia e o que elas podem agregar para a sua empresa.

Principais objetivos dos links patrocinados

Objetivos e vantagens da estratégia:

  • Geração de leads qualificados
  • Retorno a curto prazo;
  • Orçamento flexível;
  • Resultados expressivos;

Principal aplicação: O link patrocinado é uma estratégia eficiente se a necessidade do seu negócio for aumentar as vendas, geração de leads ou campanhas promocionais.

Tempo médio para retorno: As campanhas de links patrocinados proporcionam um retorno rápido para a marca, pois em curto prazo se coloca uma campanha completa no ar e é possível mensurar o retorno das vendas e contatos.

Investimento: PPC (Pay per Click) é uma estratégia que tem um investimento flexível, onde se estipula o investimento para a campanha e a empresa só gasta quando um usuário clicar em seu anúncio e chegar até seu site.

SEO – Conquiste novos clientes e posicione sua marca

Objetivos e vantagens da estratégia:

  • Geração de leads;
  • Aumento do tráfego no site;
  • Resultados a médio e longo prazo;
  • Melhora da reputação da marca.

Principal aplicação: As práticas de SEO permitem que a empresa aumente a aquisição de novos clientes com a geração direta de leads e aumento nas vendas. A estratégia será relevante para fortalecer a reputação da marca online.

Tempo médio de retorno: O SEO é uma estratégia de médio e longo prazo para se consolidar, tanto para parte de pesquisa e análise, quanto para produção de conteúdo e obtenção dos resultados.

Investimento: O SEO deve ter um investimento constante, com um período para retorno inicial de, em média, seis meses. Neste período é indicado que não seja interrompido o orçamento da campanha.

Mídias Sociais e a imagem da sua empresa

Objetivo da estratégia:

  • Relacionamento com cliente;
  • Fortalecimento da marca;
  • Reputação da marca;
  • Geração de leads e divulgação de produtos;

Principal aplicação: Se sua empresa possui dificuldades de relacionamento com o cliente ou é desconhecida do público, as mídias sociais será a estratégia ideal para alcançar seus objetivos. Estabelecer uma presença social fortalecerá sua marca e vai deixar sua empresa mais próxima de seu público.

Tempo médio de retorno: As mídias sociais permitem resultados a médio e longo prazo, mas os frutos desse trabalho serão diretamente influenciados pelo orçamento disponível e pelos seus objetivos com a estratégia nas mídias sociais.

Investimento: Campanhas em mídias sociais possuem um custo por clique mais baixo do que PPC, no entanto exigem um investimento constante em produção de conteúdo de qualidade e gerenciamento da página.

Comunique-se com seu cliente usando e-mail marketing

Objetivo da estratégia:

  • Manutenção e fidelização de clientes;
  • Aumento nas vendas recorrentes;
  • Reativar antigas bases de clientes.

Principal aplicação: O e-mail marketing é uma excelente estratégia para relacionamento com cliente, com manutenção e fidelização. O envio de promoções como spam ou para bases desconhecidas, não funciona. Ele é eficiente para aumento de vendas para sua base de clientes, através da divulgação de produtos e promoções.

Tempo médio de retorno: O e-mail marketing proporciona retorno sobre o investimento a curto prazo, mas para atingir seus objetivos completos, deve ser mantido por médio e longo prazo.

Investimento: O orçamento da estratégia depende de como ela será conduzida. Para diminuir os custos e otimizar resultados, valorize mais a qualidade dos seus contatos do que a quantidade de e-mails enviados.

Qual estratégia eu escolho?

Agora você precisa definir qual das estratégias apresentadas acima é mais relevante para os objetivos atuais da sua empresa e para os recursos disponíveis no seu negócio. Integrar mais de uma estratégia pode potencializar a obtenção de resultados, atendendo mais de um objetivo simultaneamente.

Conhecendo como cada estratégia de marketing digital pode ser empregada para melhorar os resultados da sua empresa, mãos à obra e conquiste um retorno sobre investimento mais expressivo!