Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Inbound Marketing

Como economizar com o Inbound Marketing

Como economizar com o Inbound Marketing
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

13 novembro, 2015

Sempre que falamos sobre Inbound Marketing, um assunto que vem à mente é sua eficiência e custo benefício. Em nosso infográfico analisamos números que comprovam que o custo por lead do Inbound é menor que a metade do marketing outbound.

É ótimo que nós, como profissionais do marketing, sabemos como e por que o Inbound Marketing pode fazer você economizar dinheiro. Mas é muito melhor explicar, do que apenas afirmar. Aqui vão alguns exemplos de como o Inbound Marketing pode te fazer economizar um bom dinheiro:

Maximiza seu tempo

Quando falamos de marketing, tempo é dinheiro. Ou você está pagando pelo tempo de alguém, ou usando o seu próprio para atrair novos clientes e consumidores. Se esse tempo que você utiliza não resultar em algo que compense, você pode afirmar que seu tempo foi desperdiçado. Não no sentido de nada estar sendo feito, e sim pelo custo das oportunidades e a não adoção do Inbound Marketing, que sempre gera resultados depois de sua implementação.

Vantagens do Inbound Marketing

Como exemplo, considere a prática de cold calls para gerar novos negócios. Vamos supor que você gasta quatro horas ligando para potenciais clientes que você nunca teve nenhum tipo de contato. Você está, essencialmente, dedicando quatro horas do seu tempo na esperança de encontrar um novo cliente; depois que as quatro horas passarem, se você não conseguiu nada, seu tempo foi desperdiçado.

Inbound Marketing economiza tempo e dinheiro, investindo em táticas que possuem a habilidade de gerar novos negócios para você agora e no futuro. Materiais como posts em seu blog, whitepapers e vídeos que respondam as questões que seu público está se perguntando. Uma vez que você escreve um artigo direcionado ao um real problema de um grupo de pessoas, você poderia conseguir um novo cliente no mesmo dia que publicar, na semana seguinte, cinco meses depois, ou um ano depois. Não existe limite como nas quatro horas de ligações.

Claro, algumas fontes vão te trazer mais clientes que as outras, mas é aí que a parte de analytics do Inbound entra em ação. O ponto chave de se dizer que Inbound faz você economizar dinheiro, é que ele faz com que você não utilize mais estratégias com potencial limitado.

Evolui junto com a tecnologia

Um dos pontos principais quando se fala de Inbound com outros profissionais de marketing, é que você trabalha com as mais novas tecnologias. Assim que você começa a trabalhar uma estratégia Inbound você mesmo, ou com uma agência de Inbound, você vai perceber que não terá que se preocupar com seu site estar desatualizado ou com as possíveis punições do Google.  Na comunidade Inbound, da qual fazermos parte, tudo é baseado em evoluir com a tecnologia. No mundo digital, reagir é perder. Você tem que ser proativo. Inbound Marketing faz com que você economize dinheiro porque a evolução da tecnologia está em sua ideologia.

Agrega valor

Conseguir o melhor retorno para cada real que você gasta deveria ser o objetivo de cada campanha existente, mas não é. A maioria dos negócios e profissionais não tem tempo de ter certeza que o que estão fazendo é a melhor opção, o que resulta em gastos desnecessários.

Valor do Inbound Marketing

Com Inbound, agregar valor é o objetivo. Se pensarmos novamente no exemplo Cold call vs Inbound, qual atividade você diria que mais agrega valor à empresa? Enquanto você está no telefone por quatro horas, existe a chance de você fazer grandes contatos e até uma ou duas vendas. Mas quantos dos seus círculos pessoais e profissionais são formados por pessoas que você conheceu em um cold call? É o que eu pensava.

Cold calls, como outros métodos tradicionais de marketing, não são nada além disso. Atividades de Inbound Marketing buscam sempre agregar valor à sua marca em relação a seu público. Com o tempo, valor, confiança e lealdade são os fatores que trarão mais clientes para você, não ligações.

Requer uma estratégia

A melhor característica do Inbound Marketing é que não pode ser feito sem uma estratégia. Claro que pode ser feito teoricamente, mas você nunca vai encontrar um profissional de Inbound disposto a trabalhar qualquer coisa sem definir plano e metas. É assim que funciona e como tudo deveria ser. Você vai a algum lugar desconhecido sem o Google Maps? Você abriria uma empresa sem um plano? Espero que não!

Inbound Marketing faz com que você economize dinheiro e resolve tudo que você precisa. Os requisitos de uma campanha Inbound são os componentes que maximizam e otimizam seus esforços e investimentos. E quando se trata de dinheiro, essas são palavras que você quer ouvir.