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Como criar a Buyer Persona?

5 de janeiro de 2024 |
blocos de madeira com ícones de perfis, para representar buyer persona
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda o que é uma buyer persona e saiba como criá-la para potencializar o seu negócio.

Para que seu negócio seja impulsionado, é preciso saber com clareza qual público sua marca alcança ou pretende alcançar. Nesse contexto, a construção da personificação de um cliente ideal, isto é, a buyer persona, tem sido uma importante estratégia de marketing para entender o perfil dos clientes ideais para sua empresa de maneira específica, detalhada e completa.

Essa representação dos clientes facilita o direcionamento das mensagens veiculadas de forma segmentada e personalizada, potencializando seu negócio. Saiba mais, nesta publicação, sobre essa importante estratégia e como é possível criá-la em sua empresa.

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O que é uma buyer persona?

A buyer persona é um conjunto de perfis semifictícios criados a partir de dados reais sobre clientes ideais ou já existentes. Também chamados de avatar, persona do comprador ou simplesmente persona, esses perfis são a base da criação de estratégias de marketing digital.

Seu objetivo é criar um perfil que represente as principais características dos clientes, de modo a possibilitar que a marca crie estratégias que dialoguem direta e assertivamente com seu público e atendam às suas necessidades.

Qual é a importância da buyer Persona?

A buyer persona é a solução ideal para quem quer alcançar o sucesso seja com mídia paga, orgânica ou empregando outras estratégias de marketing digital. Ela oferece a compreensão total de quem são e quais são os hábitos dos clientes ideais de sua marca.

É possível, desse modo:

  • Definir quais conteúdos precisam ser produzidos;
  • Criar mensagens e estratégias de marketing segmentadas e personalizadas;
  • Delimitar como, quando e por meio de quais canais de comunicação a marca estará presente;
  • Reduzir os pontos de resistência de compra dos potenciais clientes;
  • Gerar leads mais qualificados para sua marca.

Quais são os principais dados buyer persona?

Confira, a seguir, quais são os principais dados que fazem a diferença na hora de construir uma buyer persona:

Dados demográficos

Conhecer dados como gênero, estado civil, nível de escolaridade, ocupação, empresa, cargo, situação financeira e nível de renda familiar são fundamentais para mapear o perfil demográfico do consumidor que se almeja alcançar.

Faixa etária

O fator idade também é muito relevante para entender qual é o perfil de potenciais clientes que se deseja atingir. Ao delimitar uma determinada faixa etária, é possível desenvolver uma estratégia que atinja um público que já está potencialmente interessado no que a marca tem a oferecer. Com isso, se economiza tempo, dinheiro e energia ao não investir tanto em publicidades que seriam mais amplas e dispersas sem o conhecimento do perfil da persona.

Interesses

Apesar de os dados demográficos serem muito importantes para introduzir seu conhecimento sobre as principais características de potenciais clientes, também é necessário ir além dessas informações e considerar interesses, necessidades, objetivos e comportamentos dos clientes, traçando um perfil mais específico e direcionado.

Tecnologias e plataformas que utiliza

Uma estratégia de marketing sólida e de sucesso passa por compreender os hábitos de navegação de seu potencial cliente. Conhecer, assim, as tecnologias e plataformas que a persona costuma ter mais acesso é de suma importância para decidir qual ferramenta utilizar para atingir o público desejado.

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Como coletar os dados necessários?

Existem várias maneiras de coletar os dados necessários para criar sua buyer persona. Uma forma eficiente de fazer isso é planejar a pesquisa por meio de definição de objetivos, do público a ser alcançado, bem como delimitar os métodos e a elaboração do instrumento de coleta, como um roteiro de perguntas para entrevistas ou questionários ou o uso de ferramentas digitais.

Pesquisas com clientes

As pesquisas com clientes podem ser feitas de forma qualitativa, obtendo respostas mais aprofundadas e assertivas sobre o público consumidor. Nesse caso, é possível realizar entrevistas e questionários, podendo ser feitos tanto presencialmente quanto on-line, além de grupos de foco, etnografia, entre outros métodos.

Google Analytics

O Google Analytics permite realizar pesquisas quantitativas por meio de questionários fechados, além de obter análises completas e precisas dos dados demográficos dos visitantes de seu site ou blog. Isso garante que as campanhas sejam direcionadas para o público adequado aos objetivos. Um exemplo é a análise do perfil de um cliente de baixa remuneração e oferecer produtos com valores acessíveis para ele.

Como desenvolver a buyer persona

A criação de uma buyer persona tem de ser feita de maneira cuidadosa e estratégica. Para facilitar esse trabalho, deve-se seguir os passos abaixo:

  • Realize pesquisas para coletar dados concretos sobre clientes reais;
  • Analise os dados obtidos;
  • Compreenda as demandas, motivações, expectativas, frustrações e desejos e particularidades de seus clientes;
  • Reúna as soluções que sua empresa tem a oferecer a esse cliente.

A partir desses passos, a persona vai ganhar vida, com nome, imagem e o máximo de detalhes possíveis. É importante tentar pensá-la como um ser humano de verdade que vai interagir com a sua marca, consumir os seus conteúdos e comprar seus produtos. Uma solução para personificar esse cliente é narrar uma história por meio da descrição de sua rotina para perceber seus hábitos, comportamentos e interações com a marca.

Assim, é mitigada a perda de tempo e dinheiro ao investir sem conhecer seus clientes. Caso necessite de auxílio, entre em contato com a equipe de especialistas em marketing digital da WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre essa estratégia!

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