Fale conosco pelo WhatsApp

Como criar a Buyer Persona?

Apenas 37% dos gerentes de marketing têm noção do retorno dos seus gastos na área. Muitos profissionais acreditam estar investindo no local, público e hora certa, mas será que sabem realmente onde estão o público certo? Será que está tentando vender para as pessoas corretas? Muitas vezes a resposta é não! E é por traz de todo ROI existe uma variável importante: seu cliente ideal ou sua Buyer Persona. Mas como identificá-las entre tantas pessoas e oportunidades?!

Para justamente não se sentir perdido ao vender seu produto é importante construir seu público alvo, e ao invés de tentar construir cada um do seu cliente, foque em apenas uma persona e em base dessa você conseguirá entender o restante. Veja em nossa apresentação abaixo a importância das Buyers Personas no marketing de conteúdo.

Como desenvolver a Buyer Persona em 3 passos

  1. Faça perguntas

Você já tem os dados dos seus clientes e, consequentemente, eles já sabem quem é sua empresa. Então agora procure entrevistar pessoas que ainda não são e faça perguntas certas para conseguir dados necessários, com o objetivo de criar uma identidade para a sua Buyer Persona.

  • Questione sobre informações demográficas: essas informações ajudarão a realizar tanto marketing online quanto o offline. Pergunte se ele (a) é casado, qual a renda familiar mensal, onde mora, qual idade, se tem filhos e qualquer outra pergunta que será importante para construir a identidade da Persona.
  • Questione sobre seus objetivos: o que faz ele se sentir bem, o que mais valorizam, quais os seus sonhos etc. isso ajudará a resolver algum problema ou mostrar uma oportunidade com o seu produto ou serviço.
  • Onde eles buscam informação: procure saber se eles procuram informação através de site, mídias sociais, revista, jornal entre outros, sabendo isso você saberá exatamente onde a sua campanha de marketing deverá estar.
  • Pergunte em qual mercado eles trabalham e qual o cargo que ocupam: se você é uma empresa B2C essa informação é essencial para você entender melhor qual o tipo de cliente o seu produto atrai. No caso de ser B2B, você precisa saber quais mercados estão interessados no seu negócio.

Faça essa pesquisa com a quantidade de pessoas que você achar necessário, não precisa ser um número muito grande, mas precisa ser o suficiente para que você consiga achar padrões. E desse modo conseguir construir um perfil da sua Buyer Persona.

  1. Junte com os dados dos seus clientes atuais

Após realizar a pesquisa, junte todos os dados e análise com as informações dos seus clientes atuais. Porém alguns fatores podem ocorrer nessa etapa:

  • Se as informações dos seus clientes baterem com sua Buyer Persona, ótimo seu cliente ideal esta se formando.
  • Se estiverem sendo criados dois ou mais padrões, quer dizer que pode possuir mais de uma Buyer Persona, seu produto ou serviço está atingindo mais de um tipo de público.
  • Caso você não consiga verificar nenhuma semelhança entre seus clientes e sua pesquisa, isso pode significar que não foi realizada com eficiência e devido a isso terá que fazer mais perguntas ou analisar mais pessoas. Mas pode significar também que a sua empresa ainda não tem um tipo de cliente específico.
  1. Descreva o perfil

Crie quantos perfis achar necessário, claro que de acordo com os resultados de suas análises. O importante é que dê um nome e uma imagem à sua Buyer Persona, se tornando o mais próximo possível. Com os dados que possuir, você já conseguiu definir quem é seu cliente ideal, e vai ser baseado nessa informação que todo o seu planejamento de marketing irá focar.

Ou seja, não é preciso e nem se deve perder mais tempo tentando adivinhar onde estão seus clientes e muito menos gastando dinheiro com marketing sem finalidade alguma, busque primeiramente montar sua Buyer Persona. Caso não sentir confiança em fazer isso, entre em contato com a WSI, uma agência de marketing digital especializada e focada em trazer resultados.
Atualmente a ferramenta mais desenvolvida é fornecida pela empresa HubSpot, procure uma agência que tenha esse certificado, eles são capacitados para esses problemas.