Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Inbound Marketing

Como criar a Buyer Persona?

Como criar a Buyer Persona?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

05 de janeiro

Entenda o que é uma buyer persona e saiba como criá-la para potencializar o seu negócio.

Para que seu negócio seja impulsionado, é preciso saber com clareza qual público sua marca alcança ou pretende alcançar. Nesse contexto, a construção da personificação de um cliente ideal, isto é, a buyer persona, tem sido uma importante estratégia de marketing para entender o perfil dos clientes ideais para sua empresa de maneira específica, detalhada e completa.

Essa representação dos clientes facilita o direcionamento das mensagens veiculadas de forma segmentada e personalizada, potencializando seu negócio. Saiba mais, nesta publicação, sobre essa importante estratégia e como é possível criá-la em sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e tenha os melhores conteúdos em seu site!

Entre em contato

O que é uma buyer persona?

A buyer persona é um conjunto de perfis semifictícios criados a partir de dados reais sobre clientes ideais ou já existentes. Também chamados de avatar, persona do comprador ou simplesmente persona, esses perfis são a base da criação de estratégias de marketing digital.

Seu objetivo é criar um perfil que represente as principais características dos clientes, de modo a possibilitar que a marca crie estratégias que dialoguem direta e assertivamente com seu público e atendam às suas necessidades.

Qual é a importância da buyer Persona?

A buyer persona é a solução ideal para quem quer alcançar o sucesso seja com mídia paga, orgânica ou empregando outras estratégias de marketing digital. Ela oferece a compreensão total de quem são e quais são os hábitos dos clientes ideais de sua marca.

É possível, desse modo:

  • Definir quais conteúdos precisam ser produzidos;
  • Criar mensagens e estratégias de marketing segmentadas e personalizadas;
  • Delimitar como, quando e por meio de quais canais de comunicação a marca estará presente;
  • Reduzir os pontos de resistência de compra dos potenciais clientes;
  • Gerar leads mais qualificados para sua marca.

Quais são os principais dados buyer persona?

Confira, a seguir, quais são os principais dados que fazem a diferença na hora de construir uma buyer persona:

Dados demográficos

Conhecer dados como gênero, estado civil, nível de escolaridade, ocupação, empresa, cargo, situação financeira e nível de renda familiar são fundamentais para mapear o perfil demográfico do consumidor que se almeja alcançar.

Faixa etária

O fator idade também é muito relevante para entender qual é o perfil de potenciais clientes que se deseja atingir. Ao delimitar uma determinada faixa etária, é possível desenvolver uma estratégia que atinja um público que já está potencialmente interessado no que a marca tem a oferecer. Com isso, se economiza tempo, dinheiro e energia ao não investir tanto em publicidades que seriam mais amplas e dispersas sem o conhecimento do perfil da persona.

Interesses

Apesar de os dados demográficos serem muito importantes para introduzir seu conhecimento sobre as principais características de potenciais clientes, também é necessário ir além dessas informações e considerar interesses, necessidades, objetivos e comportamentos dos clientes, traçando um perfil mais específico e direcionado.

Tecnologias e plataformas que utiliza

Uma estratégia de marketing sólida e de sucesso passa por compreender os hábitos de navegação de seu potencial cliente. Conhecer, assim, as tecnologias e plataformas que a persona costuma ter mais acesso é de suma importância para decidir qual ferramenta utilizar para atingir o público desejado.

>

Agende agora uma conversa com nosso time e tenha as melhores estratégias de conteúdo!

Entre em contato

Como coletar os dados necessários?

Existem várias maneiras de coletar os dados necessários para criar sua buyer persona. Uma forma eficiente de fazer isso é planejar a pesquisa por meio de definição de objetivos, do público a ser alcançado, bem como delimitar os métodos e a elaboração do instrumento de coleta, como um roteiro de perguntas para entrevistas ou questionários ou o uso de ferramentas digitais.

Pesquisas com clientes

As pesquisas com clientes podem ser feitas de forma qualitativa, obtendo respostas mais aprofundadas e assertivas sobre o público consumidor. Nesse caso, é possível realizar entrevistas e questionários, podendo ser feitos tanto presencialmente quanto on-line, além de grupos de foco, etnografia, entre outros métodos.

Google Analytics

O Google Analytics permite realizar pesquisas quantitativas por meio de questionários fechados, além de obter análises completas e precisas dos dados demográficos dos visitantes de seu site ou blog. Isso garante que as campanhas sejam direcionadas para o público adequado aos objetivos. Um exemplo é a análise do perfil de um cliente de baixa remuneração e oferecer produtos com valores acessíveis para ele.

Como desenvolver a buyer persona

A criação de uma buyer persona tem de ser feita de maneira cuidadosa e estratégica. Para facilitar esse trabalho, deve-se seguir os passos abaixo:

  • Realize pesquisas para coletar dados concretos sobre clientes reais;
  • Analise os dados obtidos;
  • Compreenda as demandas, motivações, expectativas, frustrações e desejos e particularidades de seus clientes;
  • Reúna as soluções que sua empresa tem a oferecer a esse cliente.

A partir desses passos, a persona vai ganhar vida, com nome, imagem e o máximo de detalhes possíveis. É importante tentar pensá-la como um ser humano de verdade que vai interagir com a sua marca, consumir os seus conteúdos e comprar seus produtos. Uma solução para personificar esse cliente é narrar uma história por meio da descrição de sua rotina para perceber seus hábitos, comportamentos e interações com a marca.

Assim, é mitigada a perda de tempo e dinheiro ao investir sem conhecer seus clientes. Caso necessite de auxílio, entre em contato com a equipe de especialistas em marketing digital da WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre essa estratégia!

Entre em contato com a WSI e converse com um de nossos especialistas!

Entre em contato