Fale conosco pelo WhatsApp

Como analisar meus concorrentes na internet?

Se conhecer seus concorrentes é importante nos negócios físicos, na internet esse acompanhamento é ainda mais essencial para buscar relevância e melhores posicionamentos em mecanismos de buscas. São diversas as informações que podem ser coletadas por meio de diferentes ferramentas que permitem expandir sua presença online e fortalecer as estratégias de marketing digital.

Quais informações analisar nas ferramentas de marketing?

Como analisar meus concorrentes? São várias as informações que podem ser analisadas e utilizadas para aprimorar seu site ou suas campanhas. O importante é saber como cada uma dessas informações deve ser empregada para melhorar sua estratégia, otimizando seus resultados em SEO, links patrocinados e mídias sociais.

Visibilidade: a visibilidade de um site pode ser superficialmente definida como o volume de palavras-chave que ele possui indexado nos buscadores. Cada palavra-chave ou termo de busca possui um volume mensal realizado por usuários e, de acordo com a posição destas palavras, seu site vai receber um determinado número de visitas. Em outras palavras, é a quantidade de termos de busca com os quais seu site aparece nos buscadores. Conhecer essa métrica dos concorrentes é fundamental para que seja possível comparar e identificar pontos de oportunidade. Caso o site de um concorrente esteja aparecendo para mais palavras que o seu, você pode repensar sua estratégia de conteúdo e SEO.

análise de site webscanPalavras-chaves: as palavras-chaves podem aparecer em ações orgânicas ou pagas. Elas podem ser long tail, short tail ou head tail, sendo que algumas são mais específicas e fáceis de posicionar (long tail), enquanto a head tail (uma palavra) possui uma concorrência maior e são mais difíceis de se posicionar organicamente ou possuem um custo por clique mais alto. Algumas ferramentas permitem identificar para quais termos os concorrentes estão posicionados ou patrocinando e qual o volume de tráfego que cada palavra-chave gera. Com essa informação é possível encontrar novas palavras a serem trabalhadas e aumentar o escopo de termos, por exemplo.

Mídias Sociais: até recentemente só era possível verificar as mídias sociais das empresas concorrentes visitando o perfil público. Agora algumas ferramentas já permitem realizar comparações de desempenho de perfis concorrentes. Também é possível analisar o tráfego no site originado nas mídias sociais, métrica importante para ponderar temas que geram mais engajamento e visitas.

Blog: o conteúdo é uma estratégia inerente de SEO e extremamente essencial na metodologia Inbound Marketing. Criar um conteúdo rico, relevante e com frequência é fundamental para que as ferramentas de busca deem mais relevância para o seu domínio. Uma alternativa para identificar oportunidades é verificar quais publicações em blog estão gerando mais tráfego para os concorrentes. Lembre-se que não se deve copiar o conteúdo e sim se inspirar no tema para criar um texto inédito e, se possível, mais completo.

Velocidade de carregamento: a velocidade de carregamento da página ou site é um dos muitos critérios utilizados pelos mecanismos de busca para definir seu posicionamento e também é muito importante para os usuários, uma vez que eles tendem a desistir de um site caso o carregamento demore mais de 7 segundos. Avalie como está a velocidade de carregamento do seu site e das páginas internas e considere melhorias caso necessário, como redimensionamento de imagens, compactação de código e outras, principalmente se seus concorrentes estiverem mais rápidos que você.

Backlinks: os links de referência são fundamentais para melhorar o posicionamento de um domínio. A construção de links é uma prática muito controvérsia dentro do SEO, mas de fato os links gerados naturalmente para os sites ainda influenciam muito no posicionamento. Algumas ferramentas possibilitam que sejam identificados em quais sites os concorrentes possuem links de referência e para qual tipo de conteúdo ou página. Isso pode lhe ajudar a ter novas ideias para conseguir mais links naturalmente.

Quais ferramentas utilizar para analisar concorrentes?

Ahrefs: Uma das funções do Ahrefs é uma completa análise de backlinks e social sings (sinais sociais), que fornece de forma clara e intuitiva as informações relacionadas aos links externos. Com a ferramenta é possível visualizar a quantidade de links de uma URL, a última data que o link foi conferido, texto âncora e tipo de link (texto, nofollow, dofollow, redirect ou imagem) e quantos compartilhamentos ou likes possui nas mídias sociais. A ferramenta também mostra a relevância do site que faz a referência, indicando se realmente os links são de relevância e qualidade.

analise de concorrente com ahrefs

No Ahrefs é possível verificar os compartilhamentos e interações das URLs nas mídias sociais, outro fator que é considerado para posicionamento dos sites. A ferramenta é atualizada com frequência, o que permite acompanhar de perto seus concorrentes.

SEMrush: o SEMrush é uma ferramenta muito completa para realizar análise de concorrentes na internet. Apenas com a URL é possível descobrir informações como palavras-chaves trabalhadas, posicionamento orgânico desses termos, volume de buscas, tráfego do site, backlinks, páginas do site, com informações sobre tráfego nas páginas internas e quem são os principais concorrentes.

ferramenta de marketing digital semrush

A ferramenta ainda permite analisar as informações de busca paga do concorrente, sendo possível verificar em quais palavras-chaves ele tem investido. Todas essas informações referentes à busca paga e busca orgânica permite identificar quais estratégias estão sendo usadas pelos concorrentes para alcançar melhores posicionamentos e aumentar o volume de visitas. Conhecer essas estratégias é essencial para fundamentar melhor as próprias táticas e escolher mais assertivamente termos trabalhados, sites para backlinks, páginas que podem ser criadas e outros.

GTmetrix: A velocidade de carregamento e eficiência podem ser diferenciais importantes na hora de manter seu visitante navegando pelo site.

GTmetrix e suas funções

O GTmetrix é uma ferramenta que ajuda a identificar essas informações de forma simples e rápida, permitindo inclusive que sejam feitas comparações com outros sites, sendo possível verificar melhor qual a situação da própria página. A ferramenta utiliza informações do PageSpeed e YSlow.

WebScan: o WebScan é uma ferramenta de análise desenvolvida pela WSI pela qual é possível fazer um diagnóstico do próprio site e dos concorrentes, sendo que esses dados permitem o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital mais alinhada com o segmento de atuação. A ferramenta verifica backlinks, URLs, heading tags, imagens, links internos, estrutura do site e posicionamento.

aparencia da ferramenta Webscan
Screaming Frog: o Screaming Frog é uma ferramenta que simula o robot do Google indexando e analisando todas as páginas do site. A ferramenta é indispensável para quem trabalha com otimização de sites, por apontar links quebrados, meta tags de imagens, erros, títulos, meta description de páginas, entre outras informações, ajudando você a ver como seu site está estruturado em relação aos concorrentes.

Como indexa todas as páginas do site (seu ou do concorrente) o Screaming Frog pode ser usado para identificar oportunidades de temas para blogs, com base no que tem sido feito pelos concorrentes. Utilize a ferramenta para otimizar o próprio site e para identificar o que os concorrentes têm feito de errado, evitando os mesmos erros no seu site.

Como aprimorar meu site usando informações de concorrentes?

As informações adquiridas com auxílio das ferramentas de marketing digital permitem que a empresa encontre oportunidades de crescimento a partir da análise mais detalhada das estratégias dos concorrentes. Podem ser trabalhadas novas palavras-chaves com as quais outras empresas do segmento alcançam um alto tráfego, criadas novas páginas, abordados temas inéditos no blog, aprimorada a velocidade de carregamento, criados backlinks em novos domínios, entre outras soluções.

Para executar com mais excelência essas possibilidades é necessário conhecer as ferramentas apresentadas e, claro, explorá-las de forma a identificar de quais maneiras elas podem ser usadas em prol da sua empresa. Confira para que cada uma delas pode ser utilizada:

Conhecer amplamente as estratégias da concorrência oferece novas e diversificadas alternativas para aprimorar e melhorar seus resultados digitais. Consulte uma agência de marketing digital e conheça novas oportunidades de crescimento.