Entender como analisar concorrentes inclui saber o que analisar e quais ferramentas utilizar
Em um mercado de concorrência acirrada como o atual, uma pequena vantagem faz uma grande diferença. A análise de concorrência é uma peça-chave que permite o ajuste das suas estratégias. Saber como fazer análise de concorrência ajuda a captar tendências de mercado e evitar erros cometidos por outros, por exemplo.
O que analisar na concorrência?
Para saber como analisar concorrentes, primeiro entenda o que deve ser prioridade na sua pesquisa. Preste bastante atenção nos produtos e serviços que eles oferecem (qualidade, preços e promoções), os comparando com os da sua empresa.
Se atente às táticas de vendas, canais utilizados, expansão do negócio e volume de vendas. Analise também a estratégia de marketing, incluindo a presença digital, frequência de publicação em blogs, redes sociais e outros canais digitais, além dos tipos de conteúdo divulgados.
Numa análise mais técnica em como fazer análise de concorrência, perceba a tecnologia deles, especialmente em CRM e marketing de relacionamento. Elas ajudam em gestão de vendas, automações, análise de dados, atendimento etc.
Quais são os primeiros passos para entender a concorrência?
Entender como fazer análise de concorrência passa muito por identificar quem eles são e como se classificam: concorrentes diretos ou indiretos. Os diretos oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus e para o mesmo público-alvo, enquanto os indiretos até atendem o mesmo público, mas atuam em áreas diferentes.
Depois disso, outra parte essencial de como analisar concorrentes é analisar a qualidade, as características, os preços e as promoções deles, além de como divulgam, quais canais utilizam, como se posicionam no mercado e quais táticas de vendas adotam.
Por fim, faça uma análise da reputação dos concorrentes lendo avaliações em sites como Google e Reclame Aqui. Dessa forma você sabe o que eles fazem de bom (para aplicar no seu negócio) e o que eles devem melhorar (para evitar nas suas vendas).
Como analisar a concorrência?
Agora que você já sabe o que é fundamental em como analisar concorrentes, confira algumas ferramentas que ajudam bastante nisso:
- SEMRush: é uma ferramenta de SEO que traz análises detalhadas sobre o posicionamento no Google, tráfego por palavras-chave e estratégias de SEO dos concorrentes.
- Google Alerts: permite configurar alertas com palavras-chave relacionadas aos concorrentes, notificando você sobre novas menções na web, ajudando a monitorar as atividades e tendências deles.
- Open Site Explorer: monitora a estratégia de link building dos concorrentes, mostrando quais sites estão linkando para os conteúdos deles; ótimo para ajudar a melhorar a estratégia da sua empresa.
- Buzzsumo: acompanha o desempenho dos concorrentes nas redes sociais, mostrando quais publicações geraram mais engajamento, ajudando a entender que tipos de conteúdo dão mais certo.
- SimilarWeb: analisa o volume de tráfego dos sites concorrentes, oferecendo informações sobre fontes de tráfego e comportamento dos visitantes, identificando oportunidades para aumentar o tráfego do seu negócio.
Como aplicar o conhecimento adquirido?
Para aproveitar ao máximo tudo que você aprendeu sobre como fazer análise de concorrência, adotar as quatro estratégias a seguir é um excelente começo!
Identifique os pontos fortes e fracos
Ao saber como fazer análise de concorrência, isso é essencial. A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) permite identificar facilmente brechas no mercado e pontos em que você precisa melhorar para não ficar para trás.
Destaque o diferencial do seu negócio
Depois de entender como fazer análise de concorrência, isso também ajuda bastante. Destacando o que torna seu produto ou serviço único, você comunica de forma clara o que você tem que a concorrência não oferece.
Elabore um plano de ação
Elaborar uma estratégia depois de compreender como fazer análise de concorrência ajuda a implementar melhorias contínuas. Usando os dados obtidos você pode desenvolver planos específicos que ressaltem seus pontos fortes e melhorem seus pontos fracos.
Realize uma constante otimização
Por fim, depois que você souber como fazer análise de concorrência corretamente, é importante não esquecer de revisar suas estratégias ao longo do tempo, já que o mercado está em constante mudança — uma estratégia que funciona hoje pode não ser tão eficiente amanhã.
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