Saiba como os clusters de conteúdo podem transformar uma estratégia de SEO para aumentar a autoridade e gerar mais resultados
Falar em SEO é falar em diferentes estratégias com o objetivo de conquistar visibilidade orgânica nos mecanismos de busca. Entre essas estratégias, uma das mais eficazes é a construção de materiais estruturados a partir de um tema específico. Chamamos essas ações de clusters de conteúdo.
Quando bem planejados e executados, os clusters de conteúdo são capazes de transformar a maneira com que os usuários veem um produto ou serviço a partir da forma como os mecanismos de busca interpretam sua autoridade sobre eles.
Ou seja, é explorar um tema em específico em busca de se colocar como um ponto de importância sobre ele e, dessa maneira, conquistar conversões e resultados práticos.
Índice
O que são clusters de conteúdo?
Como dito, os clusters de conteúdo são estratégias voltadas para a produção e publicação de materiais que se baseiam em um tópico em comum. Por esse motivo, também são conhecidos como topic clusters.
O objetivo é tornar um site a resposta completa para todas as informações que um usuário busca ao acessá-lo. Assim, cada página tem um papel estratégico para responder às diferentes dúvidas ou necessidades do usuário, criando uma experiência rica e bem estruturada.
Por que os clusters de conteúdo são estratégicos para SEO?
Uma vez que os clusters de conteúdo são planejados e executados em um site, os mecanismos de busca o reconhecem como fonte completa, com autoridade e experiência a respeito das informações que o usuário busca.
Como resultado, o posicionamento do site nas pesquisas relacionadas ao assunto trabalhado nos clusters de conteúdo melhora, aumentando o volume de acessos, cliques e potenciais conversões.
Para isso, no entanto, é fundamental planejar os clusters de conteúdo para SEO, ou seja, unindo as práticas e estratégias já existentes para o posicionamento do site nos mecanismos de busca à construção da autoridade relacionada ao assunto trabalhado.
Passo a passo para planejar clusters de conteúdo
A construção de clusters de conteúdo se baseia na produção de materiais sobre um determinado tema. Ou seja, no contexto de SEO para websites, consiste na escrita de artigos que abranjam características específicas sobre um assunto central como uma rede em que cada ponto se interliga.
Para isso, é importante desenvolver os conteúdos baseando-se em três princípios:
Página pilar
É a página principal, como se fosse o cérebro do cluster de conteúdo. Aqui, o material deve ser abrangente sobre o assunto principal, de modo que possa ser a base para os demais conteúdos, mas ainda assim aprofundado e relevante para o usuário.
Em geral, o que diferencia a página pilar de um artigo comum é sua extensão e profundidade. Aqui, o usuário deve entender que se trata de um conteúdo abrangente, suficientemente introdutório e que o instigue a continuar consumindo os demais materiais do cluster de conteúdo, entendendo o site como fonte de autoridade sobre o tema.
Cluster de conteúdos
A partir da página pilar, o cluster de conteúdo deve começar a ser planejado e executado, abordando todos os subtemas que complementam ou partem do tema principal. Para essa construção, deve-se ter atenção a pontos como:
- Identificar subtemas relevantes e conectados ao tema principal;
- Fazer uma pesquisa detalhada de palavras-chave;
- Produzir materiais de qualidade, com profundidade e clareza;
- Ser mais específico do que na página pilar, explorando tópicos com maior nível de detalhe.
Em geral, os conteúdos dos clusters de conteúdo são mais abrangentes e específicos, sendo comumente utilizadas palavras-chave de cauda longa e com foco no meio e fundo de funil de conversão. No entanto, essa não é uma regra e a análise depende de cada abordagem.
Linkagem
A linkagem interna é outro elemento essencial dos clusters de conteúdo. Por meio dela, é possível conectar a página pilar aos conteúdos complementares e vice-versa, criando uma estrutura clara e lógica para os mecanismos de busca.
Quando bem planejada, essa interligação é capaz de melhorar a experiência do usuário, aumentar o tempo de permanência no site e ajudar os buscadores a entenderem a hierarquia e a relação entre cada um dos conteúdos e o assunto principal.
Boas práticas para clusters de conteúdo
Como vimos, para que os clusters de conteúdo façam sentido para os mecanismos de busca, é importante desenvolver os materiais de maneira estratégica. Dentro desse contexto, é possível aprimorar ainda mais os resultados a partir de boas práticas, tais como:
Escolher temas relevantes com base em uma pesquisa aprofundada de palavras-chave;
- Utilizar fontes confiáveis e reconhecidas para criar conteúdos com autoridade;
- Produzir materiais que atendam a diferentes etapas do funil de conversão;
- Garantir que todos os links internos estejam funcionando corretamente;
- Planejar estratégias de linkagem externa para reforçar a autoridade do site.
Como a WSI pode alavancar sua estratégia de clusters de conteúdo?
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