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Central de transparência de anúncios: como utilizar?

Central de transparência de anúncios: como utilizar?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

17 novembro, 2023

3 min. de leitura

A central de transparência de anúncios é uma ferramenta do Google para dar mais controle e segurança aos usuários

Os anúncios por meio de mídias pagas fazem parte das estratégias de marketing digital e representam um rápido retorno para a empresa. Eles podem ser utilizados em diversos canais e formatos, como nos resultados de determinado assunto no Google ou em banners presentes em blogs e sites de terceiros. Uma das ferramentas disponíveis para lidar com essas estratégias é a central de transparência de anúncios. Conheça-a a seguir.

O que é a central de transparência de anúncios do Google?

Com o objetivo de oferecer maior clareza e controle para os usuários, o Google lançou a plataforma central de transparência de anúncios, uma ferramenta que funciona como uma espécie de biblioteca de anúncios.

A central de transparência de anúncios permite o acesso facilitado a informações de anúncios veiculados na busca, que é a página de pesquisas do Google, no Display, que é a rede de sites parceiros com espaço publicitário, e no Youtube.

Como utilizar a central de transparência de anúncios?

A central de transparência de anúncios possibilita que os usuários verifiquem todos os anúncios de uma empresa com detalhamentos relacionados ao formato utilizado, às regiões e às datas de exibição.

Assim, para usar a central de transparência de anúncios, o usuário a acessa pelo link direto da plataforma ou clica nos três pontinhos que aparecem próximo ao anúncio e seleciona “minha central de anúncios”. As pesquisas podem ser feitas por anúncios específicos ou buscando pelo nome das empresas.

Quais os benefícios da ferramenta?

Acessar a central de transparência de anúncios permite conhecer mais sobre o anunciante antes de adquirir algum serviço ou mesmo ceder informações pessoais. Isso auxilia tanto na redução de fraudes quanto no aumento da confiança dos usuários com as empresas consideradas honestas.

Dessa forma, o usuário tem o poder de bloquear e denunciar anúncios que ferem as diretrizes do Google segundo a sua percepção. Além disso, também pode determinar as marcas das quais deseja receber mais ou menos anúncios.

Para as empresas, entre os benefícios da central de transparência de anúncios, está uma melhor relação com o cliente devido à confiabilidade. Ao acessar os materiais de uma empresa confiável, é possível ver a mensagem de que a identidade do anunciante foi verificada por meio de documentações.

Embora não forneça dados sobre métricas de performance, a ela possibilita verificar informações referentes à publicidade de concorrentes, considerando informações relativas às características de exibição de seus anúncios. Alguns pontos relevantes são:

  • Verificar o formato de exibição de anúncios, podendo ser em gráficos, textos e vídeos;
  • Analisar as variações de um mesmo anúncio;
  • Ver a escrita e o design para entender a maneira como a empresa utiliza a comunicação.

Saber os copies, a linguagem e as palavras-chave escolhidas, o formato utilizado e outras análises pode ajudar na inspiração. Ainda que a central de transparência de anúncios seja uma boa ferramenta, existem cuidados necessários para não cometer erros baseados em interpretações equivocadas.

Um desses erros é a cópia. Existe a possibilidade de que o anúncio visualizado tenha tido um desempenho ruim. Além disso, ainda que tenha performado bem, não significa que ele funcionará para outro projeto. As estratégias e informações das empresas, consideradas na elaboração das campanhas, são diferentes.

O especialista em marketing digital conhece a maneira correta de aproveitar informações de concorrentes. Ele consegue interpretar e filtrar as informações, analisar como a empresa se comunica e separar o que é útil ou não sem o risco de imitação.

A WSI é uma agência de marketing digital e oferece soluções que contribuem para o sucesso do seu projeto. Entre em contato conosco e saiba como a nossa equipe de analistas contribuirá para a presença digital do seu negócio.