A relação entre blog e inbound marketing pode ser uma estratégia de comunicação e conversão muito eficaz para clientes e interessados. Saiba como funciona!
O inbound marketing consiste na adoção de um conjunto de estratégias para conquistar, converter e fidelizar o público por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes. Ao contrário dos outros tipos de marketing digital, o conteúdo é direcionado para o público que já demonstrou algum tipo de interesse.
Dentro do inbound marketing, os leads são analisados, segmentados e monitorados de acordo com o perfil, para saber o que enviar para os usuários. Por isso, dá para ter uma ideia do quanto a relação entre blog e inbound marketing deve ser estreita, uma vez que o primeiro pode ser utilizado, muitas vezes, como ferramenta de atração dos leads.
Qual a importância do blog para o Inbound marketing?
O blog é uma ferramenta de publicação online que permite que os conteúdos sejam constantemente atualizados. Isso possibilita ações para manter o website sempre muito bem ranqueado nos mecanismos de busca.
Esse tipo de publicação é importante para o inbound marketing porque pode ser a primeira forma de contato com potenciais leads, isto é, pessoas que poderão preencher formulários de contato e se tornar potenciais clientes.
Os posts de blog educam os potenciais clientes sobre o produto ou serviço oferecido por meio de estratégias muito bem definidas de utilização de palavras-chave, da periodicidade das publicações e dos CTAs (call-to-actions).
Como o blog ajuda nas estratégias de Inbound marketing?
O trabalho feito na estratégia de aliar blog e inbound marketing tem, como vimos, a finalidade de gerar leads, ou seja, contatos para futuras ações. Além disso, as publicações de blog podem ser aliadas para manter os leads, com conteúdo sempre atualizado para aqueles em qualquer etapa do funil de vendas, que pode ser:
- Topo do funil, cujo objetivo é atrair os leads;
- Meio de funil, que tem como objetivo informar os leads que já se interessaram pela marca;
- Fundo de funil, quando a marca se apresenta como a solução para a demanda do lead.
Isso quer dizer que a relação entre blog e inbound marketing é responsável por trazer potenciais clientes por meio do compartilhamento de conteúdo relevante e, ao mesmo tempo, cuidar dos clientes já conquistados. Essa diferença de objetivos é feita dentro do inbound marketing pelos fluxos, diferentes processos que cada perfil passará na comunicação do site.
Além disso, os textos de blog também podem ser compartilhados nas redes sociais, ampliando ainda mais o alcance da marca e atraindo mais visitantes. É como se o blog fosse o conteúdo inteligente e o inbound o convite direcionado ao interessado.
De forma prática, entenda abaixo as principais vantagens da relação entre blog e inbound marketing:
Ajuda a se comunicar com seus potenciais clientes
Como adiantamos, blog e inbound marketing ajudam na comunicação com potenciais clientes. Isso ocorre porque quem recebe e-mails do inbound já demonstrou algum tipo de interesse.
Seja preenchendo algum formulário ou mesmo por já ter realizado alguma compra, o contato fica salvo e se torna posteriormente material para o inbound marketing. Ao criar os fluxos segmentados, é possível enviar as pautas de blog mais pertinentes para cada caso, além de materiais como:
- E-mail marketing;
- Mídias sociais;
- Conteúdos ricos (e-books, whitepapers, webinars, podcasts, etc.);
- Chatbots;
- Mensagens de texto (SMS);
- Anúncios direcionados (Facebook Ads, Google Ads).
Melhora o posicionamento e a autoridade do seu site
Conteúdos de blog pensados de acordo com as palavras-chave pesquisadas pelo público-alvo e atualizados constante e periodicamente são essenciais para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca, além de proporcionar mais autoridade à marca sobre o produto ou serviço que oferece.
Aumenta a captação de leads
A utilização da combinação de estratégias de blog e inbound marketing pode ser essencial para captar novos leads, como vimos acima. Para isso, é importante definir as estratégias de acordo com a etapa do funil de vendas de cada tipo de público.
Ajuda a entender quem são os seus clientes
Outra vantagem da relação entre blog e inbound marketing, é que ela permite compreender como seus clientes se comportam, quais conteúdos mais interessam, quais os canais em que mais há respostas e quais atividades devem ser realizadas a partir desses resultados.
As próprias prospecções feitas pelo inbound em diferentes fluxos dizem muito sobre cada estágio do cliente, como reagem e qual o percentual de aprovação em cada situação.
Aumenta o alcance da sua marca
Com todo o cuidado empreendido pelas estratégias que aliam publicações de blog e inbound marketing, é esperado que a marca seja cada vez mais divulgada, tendo um alcance maior e, consequentemente, ampliando as chances de captação de leads.
Ainda tem dúvidas sobre blog e inbound marketing? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.