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5 Benefícios da Automação de Marketing

11 de fevereiro de 2020 |
Dedo apontando para um holograma de automação de marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

Um dos principais objetivos de um gestor é otimizar os resultados da empresa com economia, tanto financeira quanto de tempo. Por esse motivo, a automação de marketing tem se mostrado uma ferramenta bastante vantajosa.

A automação de marketing nada mais é do que a utilização de softwares para automatizar as estratégias de marketing em vários canais, como site, redes sociais, entre outros. A solução automatizada pode ser aplicada em negócios de todos os portes, criando uma presença consistente nesses canais e aproximando a empresa do cliente.

Além disso, a automatização do marketing proporciona a expansão do alcance das campanhas de marketing de maneira simples e organizada. Confira a seguir quais são as vantagens que sua empresa pode aproveitar com o marketing automatizado.

1.      Integração das equipes de venda e de marketing

No marketing automatizado os processos de marketing e vendas são incorporados na mesma ferramenta, facilitando o acesso e o gerenciamento das ações feitas por essas equipes. Dessa forma, os colaboradores têm a mesma visão de negócio ao definir as estratégias de vendas e marketing.

Outro benefício da ferramenta de automatização do marketing é a otimização de processos manuais. Isso possibilita que os colaboradores se concentrem em resultados e performance.

2.      Entender melhor os clientes com a automação de marketing

Conquistar o cliente ideal é uma das tarefas mais desafiadoras para os empresários. No entanto, com o uso do marketing automatizado é possível analisar os interesses dos clientes e, com base nesses dados, desenvolver campanhas que sejam mais assertivas.

O conhecimento proporcionado pela automação de marketing também possibilita a melhoria da experiência do cliente. Seja com um chatbot no site ou no WhatsApp, as informações obtidas por meio da ferramenta permitem a elaboração de uma experiência mais próxima ao cliente, fazendo com que ele tenha uma percepção mais positiva da empresa.

3.      Geração e retenção de leads qualificados

O uso da automatização do marketing faz com que a jornada de compra seja mais clara, possibilitando o mapeamento do cliente conforme ele avança em cada etapa. Dessa maneira, as chances de a empresa conquistar o cliente ideal são consideravelmente maiores.

Além de facilitar o caminho do cliente ideal, o marketing automatizado auxilia na retenção de clientes. É possível criar alertas com base no interesse e acompanhar o comportamento do cliente, viabilizando uma segunda venda, ofertar descontos especiais ou o upgrade em um serviço. Essas estratégias ajudam a fidelizar os clientes e a economizar o custo com a aquisição de novos compradores.

4.      Redução de custos com o marketing automatizado

A automação de marketing faz com que você possa testar, medir e otimizar as campanhas. Assim, a equipe direciona tempo para o monitoramento das ações, sobretudo nas etapas mais próximas da decisão de compra, garantindo que elas ofereçam os melhores resultados possíveis.

5.      Maior compreensão dos resultados com a automação de marketing

Da mesma maneira que a integração dos processos otimiza o andamento das ações de marketing e vendas, a automatização do marketing também potencializa a análise dos resultados obtidos com as campanhas. Isso permite aos colaboradores avaliar não somente o retorno de cada ação, mas também quais campanhas não deram o resultado esperado e como melhorá-las no futuro.

Atualmente, o empresário conta com uma série de ferramentas de automação de marketing no mercado. Basta escolher aquela que melhor atende suas necessidades para usufruir dos benefícios do marketing automatizado. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e converse com um dos consultores da agência de marketing digital WSI.