Fale conosco pelo WhatsApp

4 Benefícios que uma avaliação de website pode trazer a sua empresa

2 de agosto de 2016 |
avaliação website
(Banco de imagens: Shutterstock)

Quase todos os negócios, sejam eles B2B ou B2C, precisam de uma forte presença online para atingir seus clientes. Infelizmente, a maioria das empresas não consegue atingir seus objetivos na Internet.

Acredite ou não, é possível verificar muitos empresários desperdiçando seus orçamentos de marketing no desenvolvimento de sites mal planejados e com definições de design inadequadas para seus objetivos corporativos.

Apenas ter um website não garante grandes resultados. Um site deve ter metas e muitas responsabilidades a serem atendidas. Assim, seu website se tornará a parte mais valiosa para o alcance dos objetivos de sua empresa. Empresas que querem resultados de alta performance na internet devem se perguntar:

  • Meu website está preparado para converter visitantes em leads?
  • O layout do meu site me ajuda no atingimento de metas? Vale a pena investir recursos para mudar o visual do meu site?
  • A quantidade e a qualidade do conteúdo do meu site está adequado para atingir o meu público-alvo?
  • Meu site está aparecendo nos resultados de pesquisa? Em quais páginas e posições?
  • Meus competidores estão fazendo melhor do eu?

Tais perguntas não são tão simples de serem respondidas. A internet envolve uma série de fatores técnicos que determinam se o seu site está pronto para o atingimento de metas, cabendo aos profissionais realizarem avaliações periódicas de seus websites.  Abaixo, listamos 4 motivos pelos quais toda empresa deve realizar uma avaliação especializada do seu site.

1.      Você terá uma visão estrutural do seu site

Um site é muito mais do que sua interface. Ele envolve vários elementos técnicos de programação que garantem uma navegação segura e intuitiva para o seu usuário. De fato, a maioria dos profissionais não conseguem enxergar o que está por trás de um site, mas existem ferramentas e profissionais especializados que podem lhe fornecer maiores detalhes a respeito das tecnologias utilizadas em seu site. Com estas informações, você pode avaliar melhor se do ponto de vista tecnológico você precisa fazer alterações em seu site para começar a alcançar os resultados desejados.

2.      Você saberá se sua estratégia de conteúdo está trazendo resultados

Os mecanismos de buscas na web – como o Google – julgam o seu site pelo conteúdo apresentado. Um conteúdo notável, bem estruturado e de utilidade para o seu público-alvo é um  fator determinante para que seu site seja classificado entre as primeiras posições quando um usuário digita um termo relacionado a sua empresa na internet. Se o seu site não obtém as melhores posições nos mecanismos de busca, talvez a resposta esteja na quantidade e qualidade do conteúdo.

3.      Você saberá o quanto o seu site está orientado para o marketing

Se o site da sua empresa tem como objetivo ampliar suas possibilidades de gerar novos negócios, você precisa saber qual o seu desempenho do ponto de vista do marketing. É preciso avaliar seus resultados em SEO e em mídias sociais. É preciso avaliar se o seu site transmite credibilidade e está sendo compartilhado pelo seu público-alvo. O que você pode fazer para aumentar a visibilidade e o engajamento do seu site para com as pessoas das quais você gostaria de fazer negócio?

4.      Você entenderá se seu site é 100% responsivo

O Smartphone já é o principal aparelho para o acesso à internet no Brasil. As pessoas acessam a internet onde quer que elas estejam através de seus aparelhos móveis. No entanto, existem vários fabricantes de smartphones, de diversos modelos com diferentes resoluções e tamanhos de tela. Você conseguiria testar a adaptação do seu site em cada um deles? Para a nossa sorte, existem ferramentas de avaliação de sites que simulam a adaptação do seu site através dos diferentes tipos e modelos de dispositivos.

Através de um relatório detalhado dos pontos mais importantes do seu site, você será capaz de obter informações valiosas e elaborar planos de ação para adaptar o seu site para seus objetivos estratégicos e alcançar os resultados esperados na web.