Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Desenvolvimento

4 Benefícios que uma avaliação de website pode trazer a sua empresa

4 Benefícios que uma avaliação de website pode trazer a sua empresa
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

02 agosto, 2016

Quase todos os negócios, sejam eles B2B ou B2C, precisam de uma forte presença online para atingir seus clientes. Infelizmente, a maioria das empresas não consegue atingir seus objetivos na Internet.

Acredite ou não, é possível verificar muitos empresários desperdiçando seus orçamentos de marketing no desenvolvimento de sites mal planejados e com definições de design inadequadas para seus objetivos corporativos.

Apenas ter um website não garante grandes resultados. Um site deve ter metas e muitas responsabilidades a serem atendidas. Assim, seu website se tornará a parte mais valiosa para o alcance dos objetivos de sua empresa. Empresas que querem resultados de alta performance na internet devem se perguntar:

  • Meu website está preparado para converter visitantes em leads?
  • O layout do meu site me ajuda no atingimento de metas? Vale a pena investir recursos para mudar o visual do meu site?
  • A quantidade e a qualidade do conteúdo do meu site está adequado para atingir o meu público-alvo?
  • Meu site está aparecendo nos resultados de pesquisa? Em quais páginas e posições?
  • Meus competidores estão fazendo melhor do eu?

Tais perguntas não são tão simples de serem respondidas. A internet envolve uma série de fatores técnicos que determinam se o seu site está pronto para o atingimento de metas, cabendo aos profissionais realizarem avaliações periódicas de seus websites.  Abaixo, listamos 4 motivos pelos quais toda empresa deve realizar uma avaliação especializada do seu site.

1.      Você terá uma visão estrutural do seu site

Um site é muito mais do que sua interface. Ele envolve vários elementos técnicos de programação que garantem uma navegação segura e intuitiva para o seu usuário. De fato, a maioria dos profissionais não conseguem enxergar o que está por trás de um site, mas existem ferramentas e profissionais especializados que podem lhe fornecer maiores detalhes a respeito das tecnologias utilizadas em seu site. Com estas informações, você pode avaliar melhor se do ponto de vista tecnológico você precisa fazer alterações em seu site para começar a alcançar os resultados desejados.

2.      Você saberá se sua estratégia de conteúdo está trazendo resultados

Os mecanismos de buscas na web – como o Google – julgam o seu site pelo conteúdo apresentado. Um conteúdo notável, bem estruturado e de utilidade para o seu público-alvo é um  fator determinante para que seu site seja classificado entre as primeiras posições quando um usuário digita um termo relacionado a sua empresa na internet. Se o seu site não obtém as melhores posições nos mecanismos de busca, talvez a resposta esteja na quantidade e qualidade do conteúdo.

3.      Você saberá o quanto o seu site está orientado para o marketing

Se o site da sua empresa tem como objetivo ampliar suas possibilidades de gerar novos negócios, você precisa saber qual o seu desempenho do ponto de vista do marketing. É preciso avaliar seus resultados em SEO e em mídias sociais. É preciso avaliar se o seu site transmite credibilidade e está sendo compartilhado pelo seu público-alvo. O que você pode fazer para aumentar a visibilidade e o engajamento do seu site para com as pessoas das quais você gostaria de fazer negócio?

4.      Você entenderá se seu site é 100% responsivo

O Smartphone já é o principal aparelho para o acesso à internet no Brasil. As pessoas acessam a internet onde quer que elas estejam através de seus aparelhos móveis. No entanto, existem vários fabricantes de smartphones, de diversos modelos com diferentes resoluções e tamanhos de tela. Você conseguiria testar a adaptação do seu site em cada um deles? Para a nossa sorte, existem ferramentas de avaliação de sites que simulam a adaptação do seu site através dos diferentes tipos e modelos de dispositivos.

Através de um relatório detalhado dos pontos mais importantes do seu site, você será capaz de obter informações valiosas e elaborar planos de ação para adaptar o seu site para seus objetivos estratégicos e alcançar os resultados esperados na web.