A tecnologia avança em uma velocidade muito maior do que há 5 anos atrás e o comportamento dos usuários e clientes muda no mesmo ritmo. Para seguir com a maré, o site de sua empresa também deve evoluir para acompanhar esse ritmo, garantindo o pleno funcionamento e a satisfação dos usuários. Algumas vezes a necessidade de atualização é tamanha que é mais fácil desenvolver um novo site do que remodelar o antigo.
Adequar o site não se trata apenas do visual e design do mesmo, mas também de incluir novas tecnologias, mudanças e funcionalidades que revolucionem e aumentem a experiência do usuário na página. Para considerar que seu site necessita de um novo design, considere os 10 pontos listados abaixo e decida oferecer aos seus clientes uma nova experiência online.
1. Seu site está velho
Quando seu website foi remodelado pela última vez? Os bons costumes do mundo digital recomendam que a remodelação e adequação ocorram a cada 2 ou 3 anos. Durante esse período ocorrem diversas mudanças nos conceitos de tecnologia e design na web, mas também não é necessário se adequar a todo ínfimo detalhe.
Um bom indicador para saber se já é hora de mudar seu site é caso você não se lembre quando foi a última vez que remodelou-o. Seu site possui elementos em flash, música automática, splash pages ou banners brilhantes? Definitivamente, já é hora.
2. As funcionalidades do site não bastam
Crescimento é parte natural da evolução de qualquer empresa e isso deve ser refletido em mudanças no seu website. Afinal, como os consumidores saberão que a companhia está se desenvolvendo? O problema surge quando o design original do site não suporta as mudanças necessárias para incrementar suas vendas online, por exemplo. Se você não consegue realizar as mudanças que quer, seu negócio fica estagnado e pode ser mais fácil construir um novo site.
3. Sua gama de produtos não atingem o público
Muito do crescimento de uma empresa vem com a mudança na variedade de produtos ofertados e essas mudanças devem ser expostas no seu website. Falta de informações novas irão deixar seu site desatualizado, assim como você terá uma imagem negativa se mostrar sempre produtos fora de estoque. Sem novos produtos seu negócio perde clientes em potencial, uma vez que eles não conseguem adquirir informações sobre os produtos e negócios praticados pela empresa. Caso você não consiga incluir páginas, produtos ou descrições em seu próprio website e ele precise de mais algumas reestruturações, pode ser a hora para desenvolver um novo modelo de fácil manutenção.
4. A estrutura do site não acompanha o crescimento da empresa
Os objetivos de uma empresa estão sempre mudando e evoluindo e essas alterações devem ocorrer também no site da companhia, que pode não suportar as mudanças se ele for antigo. Muitos sites eram criados na linguagem HTML na qual era necessário alterar o código para mudar qualquer coisa. Tal linguagem é complexa e não será fácil alterar muitas coisas, por isso, invista em um design moderno e de simples utilização.
5. O site do seu concorrente é mais bonito do que o seu
Seus concorrentes simplesmente surgiram das cinzas e roubam seus clientes com seu novo site? Quando você consegue admitir que o domínio de seus concorrentes é mais bonito do que o seu é hora de mudar. 70% da decisão de compra feita pela internet leva em consideração a interatividade e facilidade de uso do site, além de poder mudar para algo moderno e mais organizado, que chame a atenção dos clientes.
6. O conteúdo está desatualizado
Seu site contém links quebrados e páginas com erros? Apesar de ser algo de fácil solução, tais problemas podem indicar que o seu site está desorganizado e com pouca manutenção. Caso seu site apresente muitos erros, imagens em falta e links quebrados, é hora de uma restauração. Quando estiver transitando para o novo site, certifique-se de escolher um modelo de CMS fácil de utilizar, para publicações e adições de novas páginas, evitando assim manter o conteúdo desatualizado.
7. Expectativas do público mudaram
Caso as visitas ao seu site tenham declinado, pode ser que seu público-alvo esteja procurando outros assuntos ou formas de abordagem e seu conteúdo não tenha sido adaptado para as novas exigências dos consumidores. Com uma análise criteriosa em um web analytics é possível determinar em qual página os clientes deixam seu site e investir nelas. No caso de páginas de produtos, pode ser que o marketing realizado esteja fraco ou mudança nas necessidades do público. Reveja seu alvo e suas estratégias.
8. Sem integrações com mídias sociais
Ninguém duvida da importância das mídias sociais para o marketing digital moderno, mas se você não promover suas páginas em seu website, como seus visitantes encontrarão você no vasto mundo das mídias sociais? Muitas vezes as pessoas são preguiçosas para procurarem sozinhas. As mídias sociais são uma ótima ferramenta para desenvolver relacionamento com seus clientes e promover sua marca. Portanto, adicione botões de compartilhamento nas mídias sociais em todas as páginas de seu site e também botões de compartilhamento em cada postagem no blog de sua empresa.
9. Seu site não se adapta aos dispositivos mobile
Você percebe um aumento nos acessos ao seu site realizados por dispositivos mobile mas os clientes saem de seu site antes de realizarem conversões? Saiba que o formato tradicional de websites não se adapta a todos os tamanhos de tela de dispositivos móveis com acesso a internet. Com as pessoas cada vez mais conectadas através de smartphones e tablets, mais acessos virão destas plataformas, então vale a pena investir e oferecer-lhes a mesma experiência de usuários de desktops. Pra tanto, é possível criar um único site responsivo – que se adequa às diferentes plataformas – ou manter o site antigo e desenvolver um novo para o ambiente mobile.
10.Seu site não aparece com destaque em pesquisas
Para aparecer nas primeiras posições em mecanismos de pesquisas é preciso investir em ajustes técnicos e de conteúdo constantemente. Os elementos técnicos consistem em escolha de palavras-chave e otimização de páginas, conforme as ferramentas de SEO.
Os principais buscadores como Google, Yahoo!, Bing etc. consideram alguns fatores para ranquear as páginas e elenca-las em ordem de relevância. Para isso, analisam a qualidade, relevância e frescor do conteúdo das páginas, entre outros quesitos. Para alcançar as primeiras colocações é necessário atualizar o conteúdo do site frequentemente, como textos, vídeos, imagens… Então é muito importante conseguir mudar ou adicionar conteúdo e páginas ao site de forma simples e direta. A forma mais prática de realizar essas adições é com um blog dentro do site.
Conclusão
Caso algumas das situações acima pareceram familiares, é hora de atualizar e remodelar seu website. Talvez você não precise começar do zero e construir um novo site, mas é importante remover os erros e manter seu site no topo. Seus clientes buscam produtos e serviços em sites bonitos, confiáveis e de fácil navegação. Então certifique-se de ficar no topo com seu site!
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