Elimine tarefas repetitivas da lista de afazeres da sua equipe de marketing e potencialize os seus resultados comerciais
Em um mercado digital que cresce exponencialmente, a produtividade é a chave não só para prosperar, mas para sobreviver. O aumento do número de compras online elevou a competitividade entre as marcas para patamares altíssimos.
Nesse cenário, a solução de hoje vai além das aparências: a automação de marketing. Essa não é uma abordagem genérica, na verdade, ela oferece personalização em uma escala quase impossível de alcançar manualmente, alterando as formas de comunicação com os potenciais compradores de acordo com o momento da jornada de compra deles.
Neste blog, vamos detalhar o que é a automação de marketing, porque a sua empresa precisa dela e os inúmeros benefícios que ela traz. Depois, apresentaremos um passo a passo claro de como aplicar essas estratégias, destacando ferramentas importantes e alguns desafios comuns desse processo.
O que é uma automação de marketing?
Basicamente, a automação de marketing é o uso da tecnologia a favor do próprio marketing. Com ela, é possível otimizar, simplificar e automatizar diferentes tarefas repetitivas das estratégias de marketing digital.
Essa automatização vai desde tarefas mais simples, como o envio de e-mails automáticos ou o agendamento de postagens, até a criação de fluxos de interações personalizados e inteligentes, se alinhando ao comportamento do público em tempo real.
Essa prática permite identificar, segmentar e interagir com leads de forma engajante em cada etapa da jornada de compra, aproveitando dados coletados em diferentes pontos de contato. A automação de marketing também permite escalar essas ações, mantendo a qualidade na comunicação com o público, mesmo com volumes grandes de dados e interações.
Como funciona uma automação de marketing
Na automação de marketing, são usadas ferramentas especializadas que integram informações coletadas em diferentes canais, como redes sociais, formulários e páginas do site.
É com base nessa integração que é possível configurar gatilhos baseados no comportamento do lead, que automatizam ações específicas, como mensagens ou encaminhamentos para o time de vendas.
Basicamente, o ciclo envolve três pilares: captura de dados, segmentação do público e disparo das interações personalizadas. O interessante é que cada ação do lead alimenta ainda mais o sistema, melhorando continuamente os fluxos de comunicação.
Quais são os benefícios da automação de marketing?
Aplicando a automação de marketing, é possível ter as seguintes vantagens:
- Melhor nutrição inicial de leads: a automação permite entregar para consumidores que ainda não estão com a decisão de compra formada uma exposição inicial engajante à sua marca;
- Educação do público: nas etapas intermediárias e finais do funil, os leads entendem exatamente como o produto ou serviço funciona, facilitando a conversão;
- Fim do trabalho repetitivo: a automação permite que o time de marketing foque em outras práticas que só podem ser feitas por humanos;
- Personalização escalável: é possível oferecer a melhor experiência ao adaptar a comunicação da marca de acordo com a etapa do funil que cada lead está;
- Geração de tickets maiores: a automação de marketing traz um grande poder de segmentação, atraindo os leads mais qualificados, que são os que gastam mais.
Como fazer uma automação de marketing?
Para tornar tudo mais fácil, separamos essa tarefa de automação de marketing em quatro principais etapas. Confira cada uma delas agora.
Planejamento inicial
O primeiro passo para a automação de marketing é o planejamento. Devem ser definidos os objetivos e as personas de acordo com os funis de conversão. Assim, é possível estabelecer as estratégias para resolver as dores do público-alvo. Por fim, é feita a escolha de quais conteúdos, canais e mensagens serão usados em cada etapa do funil, alinhando as expectativas entre os times de marketing e vendas.
Captura, segmentação e qualificação de leads
A automação de marketing deve capturar leads de forma estratégica, usando landing pages, formulários ou pop-ups. Depois de capturados, eles devem ser segmentados com base em interesses, comportamento ou perfil. Para finalizar, devem ser usadas estratégias como lead scoring para priorizar aqueles com mais chances de conversão.
Interação multicanal e integração com vendas
Após a segmentação dos leads, é possível levar a automação de marketing para outra etapa. E-mail, marketing, redes sociais, WhatsApp e notificações são exemplos de ferramentas para engajar os leads de diferentes maneiras.
Para isso, é importante configurar as automações para enviar mensagens personalizadas no momento certo, continuando a nutrição através do funil. Aqui, a sinergia entre o marketing automatizado e a equipe de vendas é essencial para conseguir as conversões, já que todas as ações passam a ser coordenadas e aceleram a tomada de decisão dos potenciais clientes.
Monitoramento e análises
O próximo passo é o monitoramento e análises para manter os bons resultados. Para isso, deve-se acompanhar métricas-chave, como taxas de conversão, engajamento e ROI (retorno sobre o investimento), analisando o desempenho de cada automação.
Assim, é possível revisar as estratégias com base nos panoramas e ajustar fluxos, conteúdos ou segmentações conforme precisar. Testes A/B e ferramentas de relatórios ajudam bastante a perceber o que funciona melhor.
Quais ferramentas utilizar em uma automação de marketing?
Separamos cinco ferramentas que podem ser incríveis de automação de marketing:
- RD Station: oferece gestão de leads, criação de landing pages, listas dinâmicas, automação avançada, monitoramento de comportamento e orientações de SEO;
- HubSpot: traz a automação de emails, integração intuitiva, gestão de redes sociais, criação de blogs e outros fluxos personalizados;
- ActiveCampaign: integra email marketing, automação de básica a avançada, segmentação personalizada e integração intuitiva;
- Mailchimp: tem foco no email marketing, com automações simples, relatórios básicos e criação de campanhas. A interface simples é perfeita para iniciantes e pequenas empresas;
- Marketo: indicada para especialistas, com funcionalidades de campanhas multicanais, lead scoring dinâmico e análises detalhadas, facilitando alta personalização em larga escala.
Quais os desafios de uma automação de marketing?
Apesar dos benefícios, a automação de marketing também tem alguns desafios. Os mais comuns são a complexidade inicial dessa configuração de fluxos e a má gestão de dados, ou seja, informações desorganizadas ou imprecisas.
Além disso, muitos negócios pecam ao subestimar a importância do alinhamento entre as equipes de marketing e vendas, o que resulta em uma comunicação inconsistente. Também podemos mencionar a dificuldade em manter o tom de comunicação o mais humano possível.
O que evitar dentro de uma automação de marketing?
O primeiro passo é não causar irritação aos leads, que podem desistir. Também é importante prestar atenção aos fluxos de automação para garantir que o público não esteja recebendo conteúdos fora do contexto da sua jornada.
Outro problema é não dar importância ao trabalho contínuo, uma vez que fluxos não atualizados de acordo com o mercado e com os leads perdem relevância com o passar do tempo.
Por fim, vale sempre lembrar que a automação de marketing é um complemento das suas estratégias. O trabalho humano ainda é muito necessário em diversas etapas de um bom planejamento geral.
Como conversar com um especialista em automação de marketing?
Seja objetivo e se prepare para discutir os objetivos e desafios específicos da sua empresa. Apresente dados sobre a sua audiência, os canais usados e diferenças entre resultados esperados e obtidos.
Verifique se o especialista ou a agência têm um bom portfólio e cases de sucesso, além de perceber se o seu público e os desafios específicos do seu ramo são profundamente compreendidos.
Entre em contato com a WSI e deixe criarmos a melhor estratégia de automação de marketing para a sua empresa.