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Marketing Médico

Marketing Médico - O que é
e como utilizar?

Marco Marmo é CEO da WSI Digital Marketing, está entre os Top 25 consultores do mundo da WSI, entre mais de 1.000 consultores em 80 países, é professor da FGV, FIA e IPOG na turmas de MBA, coautor dos livros Digital Minds, foi reconhecido TOP Consultor da América Latina e Caribe nos anos de 2018 e 2019, recebeu o prêmio de Growth Star Award (2018), seu 1º WebAward da Web Marketing Association (2019), além de cinco premiações no WSI People´s Choice Awards por trabalhos exemplares em marketing de digital, SEO, mídias sociais, entre outros.

"Decidi escrever esse artigo pois existe uma distorção muito grande sobre o conceito de marketing e muitos negócios, especialmente na área médica, tem dificuldades em atingir seus objetivos pela falta de conhecimento. Meu objetivo é esclarecer o que é marketing e como você pode se beneficiar do Marketing Médico."

Por que você deve conhecer o Marketing Médico?

Existem dezenas de motivos para você aprender Marketing Médico, e esse poderia ser o tema de outro artigo. Por hora, quero apenas te apresentar duas das principais razões para você continuar a ler todas as valiosas informações que preparei para você.

Não existem empresas
sem clientes (pacientes)
e sem vendas!

O que determina o sucesso de uma empresa são as vendas e não o marketing. Muitas empresas (médicos) têm sucesso e não conhecem absolutamente nada de marketing, mas conseguem vender seus serviços. Uma empresa não precisa de marketing, mas precisa de vendas, que no caso de um médico, é originada através do atendimento das demandas dos pacientes.

Em mercados cada vez mais complexos, com inúmeros concorrentes, variáveis internas e externas, consumidor cada vez mais complexo e fragmentado, quem não estudar, entender o ambiente e tomar as decisões corretas de marketing para estabelecer e manter as relações de troca, terá chances muito menores de obter o sucesso profissional desejado.

Ser um ótimo profissional
e ter uma excelente formação
técnica é necessário, mas não
suficiente

O médico durante sua formação profissional não tem nenhum contato com aspectos financeiros, mercadológicos ou sobre empreendedorismo. Ter uma excelente formação técnica é necessário, um pré-requisito para sua atuação profissional. No entanto, uma parcela significativa dos médicos decide empreender e investir em seu próprio consultório ou clínica, mas faltam conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão.

Marketing não é uma ciência, assim como economia, medicina ou engenharia. Marketing é uma ferramenta, uma técnica, um instrumento de gestão que se apropria de outras áreas, combinando ferramentas estratégicas para criar valor aos clientes e alcançar objetivos organizacionais.

Alguns exemplos de áreas estudadas por marketing são:

  • Psicologia: ampliar o conhecimento do comportamento do consumidor;
  • Finanças: auxiliar na precificação dos produtos;
  • Estatística: conhecer o mercado e fazer previsão de demandas;
  • Antropologia: compreender grupos e sociedades.

O que é Marketing?

É muito comum as pessoas confundirem marketing com comunicação e para testar o seu conhecimento sobre o tema, apresento a seguinte enquete para você refletir:

a) Marketing e propaganda são independentes;
b) Marketing está contido em propaganda;
c) Marketing e propaganda são equivalentes;
d) Marketing e propaganda têm relação de dependência;
e) Marketing e propaganda são dependentes.

É muito comum as pessoas misturarem o conceito de marketing com comunicação, e no exemplo acima eu usei o termo propaganda que é um tipo de comunicação.

Marketing é um conceito. Diariamente escutamos as pessoas e profissionais utilizando diversos termos relacionados a marketing, como se existissem diversos tipos de marketing. Na verdade, só existe um marketing e todos os “sobrenomes” dados ao marketing procuram explicar onde o conceito é aplicado. Veja os exemplos abaixo:

  • Marketing Médico;
  • Marketing para área da saúde;
  • Marketing de serviços;
  • Marketing Digital;
  • Geo Marketing.

Não existe um marketing diferente para área da saúde, médicos ou digital. Ao utilizar essas nomenclaturas, estamos nos referindo ao conceito de marketing aplicado em determinado contexto, por exemplo: segmento médico, ou ambiente digital. Indo além, em 99% dos casos que utilizamos as diferentes nomenclaturas de marketing, estamos nos referindo apenas à comunicação, que é uma das atividades de marketing, mas não a única atividade de marketing.

Ao longo do artigo deixarei essas diferenças mais claras, você terá melhor entendimento do assunto e com isso, poderá se beneficiar do Marketing Médico.

A definição mais recente de marketing, segundo a American Marketing Association (AMA, 2007), é:

"Marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham VALOR para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."

Percebam que a definição não fala em produtos ou serviços, fala em VALOR para clientes (pacientes), parceiros e sociedade como um todo.

Condições de Marketing

Para avançarmos no entendimento de marketing, tenha em mente que quando pensamos em marketing, devemos pensar em uma “RELAÇÃO DE TROCAS” e para que essa “TROCA” possa existir, são necessárias 3 condições fundamentais:

Duas partes;

Alguma coisa trocável;

Interesse mútuo.

Quando essa troca não envolve um valor monetário, ela é chamada de escambo (vocês podem se lembrar das aulas de história quando o Brasil foi descoberto!). Já no mundo dos negócios que estamos acostumados, “TROCA” = VENDAS. Logo, podemos concluir que:

Marketing estuda as relações de trocas;

Se TROCA = VENDAS,

MARKETING NÃO É VENDAS!

Marketing é a técnica que ajuda a promover essa relação de trocas, ou seja, ajuda para que as vendas aconteçam.

3 condições fundamentais para o Marketing Médico

Agora vamos analisar essa relação de trocas no contexto médico. Ao analisar as 3 condições fundamentais para que as trocas aconteçam, temos que:

DUAS PARTES:

Médico e paciente.

ALGUMA COISA TROCÁVEL:

Médico: possui o conhecimento para atender determinada demanda;

Paciente: possui uma demanda a ser satisfeita. Uma demanda é caracterizada por uma necessidade ou desejo (problema de saúde ou estética), juntamente com os recursos necessários para satisfazê-los (financeiro, plano de saúde, SUS, etc.).

INTERESSE MÚTUO:

Oferta e demanda: o médico querer atender o paciente e esse querer ser atendido pelo médico.

O papel do marketing nesse processo não é realizar a troca (venda), mas ser a ferramenta, o instrumento de gestão para ajudar a fazer com que ela aconteça. E para isso acontecer, existem um conjunto de ferramentas de marketing disponíveis, entre elas:

  • Pesquisa de mercado;
  • Definição de produtos (consulta, procedimento, tratamento, cirurgia, etc);
  • Determinação de preço e forma de pagamento;
  • Definição de pontos de contato com clientes;
  • Comunicação;
  • Relacionamento com clientes, etc.

Todas essas ferramentas contribuem para que as trocas aconteçam.

Por que o médico deve compreender e investir em Marketing Médico?

Conforme já comentado, o marketing estuda as relações de troca e uma das condições para que elas aconteçam é a existência de duas partes, no caso do Marketing Médico: paciente e médico.

Processo de trocas espontâneo

Qualquer uma das partes poderia estar interessada em estudar essas relações de troca (marketing). No entanto, para o paciente essa relação acontece de forma espontânea, ele não tem interesse em estudar e criar condições para as trocas acontecerem. Simplesmente ele procura um médico que atenda suas necessidades da forma mais conveniente, ou seja, com o melhor “VALOR PERCEBIDO”, que pode ser explicado pela relação custo/benefícios.

Valor é definido como a quantidade de benefícios proporcionados por determinado produto ou serviço, a um dado custo de obtenção, sob a ótica do comprador (paciente).

Custos Totais

Os custos totais envolvidos na avaliação do paciente não são somente os financeiros, referentes ao valor da consulta, mas estão relacionados também ao sacrifício para obtenção do serviço e para essa avaliação, outros custos serão considerados, entre eles:

  • Custos de tempo: o tempo necessário durante a jornada do paciente, considerando o “ciclo de compra” e “ciclo de uso” para encontrar, ser atendido pelo médico e ter sua necessidade satisfeita;
  • Custo físico: é o esforço físico demandado para atingir o resultado desejado;
  • Custo Psicológico: está relacionado ao que pode ser uma dissonância cognitiva ou arrependimento da decisão de passar por um médico, realizar um tratamento ou procedimento e não ficar satisfeito. Quanto maior valor representar uma decisão, maior impacto em sua vida e de outros familiares essa decisão representar, maior será o custo psicológico na composição do custo total.

Benefícios Percebidos

Já os benefícios percebidos pelos pacientes, são divididos da seguinte forma:

  • Atributos do profissional: formação, tempo de atuação, aspectos sociais, experiência pessoal do paciente com o médico, entre outros;
  • Serviços incorporados: são os benefícios incorporados ao serviço prestado pelo médico, que aumentam o valor agregado da consulta, tratamento, procedimento, etc;
  • Clínica e funcionários: aparência da clínica e cordialidade dos profissionais;
  • Imagem do profissional: é o reconhecimento do médico perante a sociedade, se ele é uma referência no assunto, etc.

O paciente analisa o VALOR ENTREGUE pelo médico antes de tomar sua decisão. É função do Marketing Médico conhecer e harmonizar essas variáveis para aumentar o valor percebido do cliente e facilitar o processo de trocas, traduzindo: realização de consultas, cirurgias, procedimentos, etc.

No caso do médico, ele não pode esperar que as relações aconteçam de forma espontânea, ele precisa interferir nesse processo e estimular as trocas para atingir seus objetivos profissionais.

Processo de trocas estimulado

Um médico não pode investir em um consultório ou clínica, ter custos e despesas para pagar e simplesmente esperar que as coisas aconteçam, porque elas podem não acontecer. Ao invés disso, ele pode utilizar uma série de recursos de marketing, para entender as relações, estimular e criar condições favoráveis para que as trocas aconteçam.

Criar condições para as trocas acontecerem, isso é marketing!

Em mercados cada vez mais competitivos, com uma quantidade cada vez maior de profissionais, é essencial conhecer as ferramentas de marketing disponíveis. Nesse cenário, dificilmente um profissional conseguirá os resultados desejados, se não souber como utilizá-las de forma hábil. Quem melhor conhecer e utilizar as ferramentas disponíveis, terá maiores chances de obter melhores resultados.

As ferramentas de marketing disponíveis são divididas em duas grandes áreas: marketing estratégico ou analítico e marketing operacional.

Marketing Estratégico

O marketing estratégico tem por objetivo estudar os participantes, o ambiente e as interferências nas relações de trocas:

  • Quem são eles;
  • Como as relações acontecem;
  • Quais são suas necessidades e desejos;
  • Fatores de macroambiente (não controláveis);
  • Fatores de microambiente (controláveis).

A título de conhecimento irei apenas mencionar os principais fatores de ambientais:

Macroambiente:

  • Demográficos;
  • Econômicos;
  • Ambientais;
  • Tecnológicos;
  • Político-legais;
  • Socioculturais.

Microambiente:

  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Canais;
  • Clientes;
  • Ambiente interno.

Todos esses fatores interferem de alguma forma nas relações de troca entre médico e paciente, portanto, é função do Marketing Médico conhecer, estudar e entender o mercado que está inserido para poder tomar decisões com objetivo de estabelecer, manter a aprimorar as relações de troca.

Marketing Operacional

O marketing operacional é muito mais conhecido e utilizado pelas empresas em seu dia a dia, especialmente as ferramentas de comunicação. A grande maioria das empresas falham no atingimento de seus objetivos organizacionais, o mesmo ocorre no segmento médico, vejam a seguir os principais motivos:

É comum as pessoas conhecerem o marketing operacional como marketing mix ou composto de marketing. Os famosos “4 Ps” de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O entendimento obtido pelo marketing estratégico irá auxiliar as decisões do marketing operacional.

Normalmente as empresas, incluindo as clínicas e consultórios, não se preocupam com o marketing estratégico e vão direto para execução do marketing operacional, especialmente a comunicação, que é apenas uma das possíveis ações promocionais do marketing operacional.

O principal foco do marketing operacional é planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição dos serviços a fim de criar trocas que satisfaçam os objetivos estabelecidos. É a combinação de ferramentas estratégicas para criar valor aos clientes e alcançar objetivos organizacionais.

Os quatro elementos primários ou ferramentas do marketing operacional são:

PRODUTO:

- O que oferecer ao cliente?
- Administração de produtos existentes;
- Novos produtos e serviços.

PREÇO:

- Quantidade de dinheiro ou outros recursos pedidos
pelo que é oferecido.
- Fundamento e gerenciamento de preços.

PONTO DE
DISTRIBUIÇÃO:

- Como os produtos ou serviços são entregues ao mercado para se tornarem disponíveis para trocas.
- Administração de canais de distribuição;
- Distribuição física e digital.

PROMOÇÃO:

- Como os profissionais de marketing informam, convencem e lembram os clientes sobre produtos e serviços.
- Comunicação integrada de marketing;
- Propaganda;
- Relações públicas;
- Promoção de vendas;
- Marketing direto;
- Venda pessoal.

Como é possível perceber a promoção dos serviços é apenas uma das atividades dentro do Marketing Médico e não a única atividade do Marketing Médico.

Relações de trocas

É mais comum existir preocupação na divulgação do produto, mas não há entendimento das relações de trocas:

  • Por que elas acontecem?
  • Por que elas não acontecem ou param de acontecer?

Se você não compreende as relações de troca, não entende por que elas param de acontecer ou como é possível aumentar a intensidade que elas acontecem. Marketing precisa monitorar essas relações, acompanhar para onde estão indo e fazer ajustes para que continuem acontecendo.

Tudo isso é muito simples conceitualmente, porém complexo na prática.

É preciso estudar, entender o mercado e a forma como ele toma decisões para ser capaz de estabelecer e manter as relações de trocas ao longo do tempo.

O paciente não é o mesmo, ele muda com o tempo e as empresas (médicos) precisam se adaptar.

Está gostando do conteúdo? Lembre-se que se você preferir pode baixar esse conteúdo em formato de e-book para guardar, consultar e utilizar de referência no futuro.

Transformação Digital

O mundo mudou muito nos últimos 25 anos após o surgimento da internet, um dos bens mais valiosos conquistado pelas pessoas nos últimos anos.

Nesse cenário, novas empresas surgiram: Google, Facebook, Uber, Airbnb, Netflix e revolucionaram a forma como as pessoas fazem negócios. Algumas dessas empresas eliminaram elos de cadeias de negócios, destruíram empresas tradicionais e se transformaram em empresas líderes em seu segmento de atuação, atingindo valores recorde de mercado.

Segundo dados publicados pela pesquisa do We Are Social (2020), atualmente existem mais pessoas no mundo com acesso à internet e telefone celular do que saneamento básico em casa. Vocês têm ideia do que isso significa?

No Brasil as pessoas gastam mais de 9 horas por dia na internet, ficando 40% do tempo nas mídias sociais, sendo que mais de 80% da população brasileira acima dos 13 anos está nas mídias sociais.

Logo, existe um potencial imenso para ser explorado na internet.

E você médico como está aproveitando
o potencial da internet para seu negócio?

Temos soluções para diferentes momentos da sua carreira!

População com acesso à internet

Tempo gasto por dia utilizando a internet

% de pessoas com acesso às Mídias Sociais

Tempo gasto utilizando as Mídias Sociais

Marketing Médico Digital

Um dos temas mais debatidos na atualidade é o marketing digital para médicos. Com base nos conceitos desenvolvidos nesse artigo, o termo correto para “marketing digital médico” seria “comunicação digital médica”, ou seja, uma ação promocional do marketing operacional aplicado a clínicas e consultórios, no ambiente digital. Essa é apenas uma atividade do Marketing Médico e não a única atividade do Marketing Médico. No entanto, para simplificar o entendimento e facilitar a leitura, utilizarei o termo “marketing digital” se referindo a “comunicação digital”.

Embora a medicina seja uma das áreas de atuação mais tradicionais que existem, ela certamente precisou se modernizar para atender as novas demandas do mercado. Isso inclui não apenas a atualização dos métodos de tratamento, mas a adoção de técnicas de marketing digital médico — que permitem estreitar a comunicação com os pacientes.

A internet atualmente é a principal ferramenta utilizada quando um indivíduo deseja buscar informações a respeito de sintomas, doenças, tratamentos e até mesmo profissionais especializados. Por isso, quem investe em marketing digital médico está um passo à frente da concorrência, uma vez que as estratégias adotadas podem ajudar a atrair mais pacientes e fazer com que eles sejam fidelizados.

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada pelos internautas que desejam solucionar alguma dúvida específica ou encontrar explicações sobre um determinado assunto. Na área da saúde isso não é diferente, e a tendência é que as pessoas sempre procurem primeiro na internet antes de se consultar com um profissional e se baseiem nos dados encontrados para escolher seu médico.

Vantagens de investir em Marketing Digital para Médicos

Não há dúvidas de que o médico realiza um trabalho essencial para a sociedade, embasando-se sempre na ciência e em análises clínicas para realizar diagnósticos, conduzir tratamentos ou indicar procedimentos de ordem estética e funcional. Além de oferecer um atendimento individualizado e que visa promover a saúde e bem-estar do indivíduo, é importante que este profissional seja sempre agradável e atencioso.

Criar e manter um bom relacionamento com os pacientes é um cuidado que faz com que eles naturalmente indiquem o trabalho do profissional, e isso inclui ser afetuoso e respeitoso. Investir em marketing digital médico é uma ação que contribui diretamente para a criação dessa relação com os possíveis pacientes, uma vez que abre um canal de comunicação ativo com os internautas.

As principais vantagens de investir nesse tipo de estratégia, portanto, são:

Ampliação da presença digital e exposição na internet

Possibilidade de ser descoberto por mais pacientes

Destacar-se como referência em sua especialidade

Construir credibilidade e fortalecer sua reputação na internet

Construção de um relacionamento com o cliente

Aprimorar a comunicação com os pacientes.

Principais estratégias de Marketing Digital Médico

Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital médico que, quando bem aplicadas, colaboram diretamente para a construção da sua imagem profissional e para o sucesso do seu consultório ou clínica. As principais táticas que trazem retorno e se encaixam perfeitamente no setor da saúde estão representadas em nosso Ecossistema digital e serão descritas a seguir.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca”, o SEO é uma estratégia do marketing digital que ajuda a aumentar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos buscadores como Google. Trata-se de um conjunto de ações que ajudam a atrair mais visitantes para um site, ampliando as possibilidades de negócio.

A imagem abaixo ilustra como o site de uma empresa pode aparecer listado nos resultados de pesquisa Google e qual a porcentagem de cliques estimada pelos usuários nos resultados orgânicos, objeto do trabalho de SEO e resultados pagos, originados dos anúncios no Google Ads, que veremos a seguir.

O SEO envolve diversas ações, tais como a utilização de palavras-chave, produção de conteúdo de qualidade, linkagem em outros sites e estruturação geral do site — oferecendo uma melhor experiência ao usuário. O intuito é fazer com que o site seja encontrado pelos internautas, gerando oportunidades e visibilidade ao site de sua clínica.

A WSI desenvolveu uma metodologia exclusiva para desenvolver o trabalho de SEO e atingir excelentes resultados na 1ª página do Google. Essa metodologia é conhecida por Adaptive SEO e foi aplicada em mais de 200 mil projetos, nos mais diferentes segmentos e em mais de 80 países.

A imagem a seguir ilustra nossa abordagem do Adaptive SEO:

Nesse rápido vídeo (menos de 1 minuto) que gravei sobre SEO você pode obter mais algumas informações para melhorar seu entendimento e ampliar seu conhecimento sobre SEO.

Mídias Digitais

As mídias digitais são outra maneira muito eficiente de trabalhar o marketing digital médico, e direcionar tráfego qualificado para um site. A publicidade online, feita em forma de anúncios no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube, ajuda a colocar uma página diretamente em contato com seu público-alvo, aumentando assim as chances de conversão.

Os anúncios no Google ou Google Ads, destacados em vermelho na imagem abaixo, exemplifica a tática de marketing digital médico que gera resultados imediatos ao anunciante, uma vez que eles garantem uma primeira página nos resultados mostrados pelo Google. Esses anúncios podem ser programados para um público específico, para datas determinadas e podem ser interrompidos a qualquer momento, permitindo total controle pelo anunciante.

Assista esse vídeo (menos de 1 minuto) e obtenha valiosas informações dessas táticas.

Mídias Sociais

As mídias sociais mudaram completamente a maneira como as pessoas se comunicam no meio digital, e marcar presença no Facebook, Instagram e LinkedIn é muito eficiente para se aproximar dos pacientes. No âmbito do marketing digital médico, investir em mídias sociais é uma excelente maneira de obter os seguintes resultados:

Criar engajamento com o público-alvo

Fortalecer seu nome ou sua clínica

Estabelecer um canal de comunicação eficiente com os pacientes

Divulgar seus serviços

Se posicionar como especialista

Aumentar o número de pacientes atendidos

Veja mais informações no vídeo abaixo.

Inbound Marketing

Também conhecido como “Marketing de Atração”, o Inbound Marketing é uma metodologia que consiste em atrair clientes por meio de conteúdos relevantes e úteis. A ideia é que esse material atenda às necessidades e problemas do paciente, atraindo assim pessoas que realmente se interessam pela sua especialidade e tratamentos realizados.

O Inbound Marketing é uma metodologia dividida em quatro fases: atrair, converter, fechar e encantar. Para fazer com que um paciente passe por todas essas etapas, são utilizadas diversas táticas de comunicação antes, durante e após a negociação com o paciente, de modo que ele se sinta envolvido por seu trabalho e por tudo o que você tem a oferecer como médico.

Veja mais informações no vídeo abaixo.

Consultoria e auditoria em Marketing Digital

Com ampla experiência na área da saúde, a WSI oferece um serviço de consultoria e auditoria em marketing digital médico. Na consultoria, a agência ajuda médicos, clínicas e outras empresas a encontrarem oportunidades, caminhos e objetivos, além de contribuir para o planejamento dos próximos passos.

Na auditoria, a WSI ajuda você a encontrar respostas e identificar se suas estratégias de marketing digital médico tem sido aplicadas da melhor maneira, com as ferramentas devidamente configuradas, as campanhas corretamente planejadas e a gestão adequada. Com isso, é possível descobrir se suas campanhas estão no caminho certo, sem que você esteja desperdiçando tempo ou investimento financeiro.

Treinamentos de Marketing Digital para Médicos

Outra forma de se inteirar sobre as boas práticas de marketing digital médico é participar de webinar, treinamentos e palestras sobre a temática. A WSI tem uma área dedicada à educação executiva. Médicos e demais profissionais da saúde que queiram expandir seus conhecimentos em marketing online podem fazer cursos como:

Marketing digital

Curso de SEO

Curso de Google Ads

Curso de Mídias Sociais

Um dos diferenciais da WSI é a oferta de cursos in company, além de material complementar disponibilizado de forma gratuita.

Assista a gravação de nosso webinar e tenha mais aumente seu conhecimento sobre o marketing digital médico

Se você quiser se aprofundar ainda mais, se inscreva em nosso Curso Online Gratuito sobre Marketing Digital para Clínicas e Consultórios. São 4 horas de vídeos que você pode assistir quando e onde quiser.

Não perca essa chance! As inscrições gratuitas são por tempo limitado.

Curso

Marketing Digital para Clínicas e Consultórios!
Acesso ilimitado aos conteúdos, todos voltados para o sucesso do segmento médico no ambiente digital.

Quais são as limitações legais do Marketing Médico?

A saúde das pessoas é um assunto de extrema importância e delicadeza, demandando muito cuidado em relação à forma como é abordado na internet. O atendimento oferecido por um médico é cercado por limites que envolvem questões relacionadas ao bom senso e confiabilidade, e esses são aspectos que devem ser levados em consideração no momento de fazer marketing digital médico.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por fiscalizar e normatizar a prática da Medicina no Brasil, regulando os parâmetros que devem ser seguidos na profissão e na prática de marketing dentro deste segmento. Isso garante que a saúde das pessoas não seja tratada de maneira irresponsável e exige o cumprimento da ética ao divulgar seus serviços.

Algumas das principais proibições do CFM em relação à prática de marketing digital médico são:

Postar “selfies” com pacientes

Divulgar preços de procedimentos ou modalidades de pagamento

Apresentar descontos e promoções

Se apresentar como “o melhor”, “o mais capacitado” ou prometer “resultados garantidos”

Divulgar práticas, técnicas ou tratamentos que não possuem eficácia garantida cientificamente

Se apresentar com especialista em alguma área em que não possui especialização

A fiscalização dessas normas fica sob responsabilidade dos conselhos regionais, que investigam condutas consideradas ilegais e aplicam advertências, multas e até suspensões.

Práticas de divulgação que consistem em compartilhar informação e conscientizar a população a respeito de cuidados com a saúde, por sua vez, são permitidas. Nesse sentido, é possível conceder entrevistas a veículos de comunicação, criar material explicativo, dar dicas de qualidade de vida e prevenção de doenças, responder dúvidas de aspecto geral e mostrar seu conhecimento especializado.

A WSI atua seguindo todas as regulamentações do CFM para garantir que sua atuação de hoje no Marketing Médico não traga problemas no futuro.

Por que contar com uma agência especializada?

Investir no trabalho de uma agência especializada é a melhor maneira de aliar as boas práticas de marketing digital médico ao uso eficiente das estratégias existentes. Dessa forma, é possível contar com todo o conhecimento específico de profissionais capacitados a realizar uma gestão integrada de todas as táticas citadas acima, gerando mais oportunidades para a conquista de pacientes.

Com uma reputação sólida de reconhecimento mundial, a WSI é uma agência que possui amplo e profundo conhecimento em marketing digital médico.

Por meio da utilização de uma metodologia comprovada em mais de 80 países e atualizada ao longo de mais de duas décadas, nossa equipe de analistas ajuda você a se posicionar como especialista em sua área de atuação, destacando sua marca no ambiente online.

Quem contrata uma agência de marketing digital está fazendo um investimento que traz retorno a médio e longo prazo, levando seu site a crescer e ganhar visibilidade na internet. O trabalho é realizado de maneira personalizada, sempre levando em consideração as características de seu trabalho e as necessidades do seu público-alvo principal.

O trabalho realizado pela WSI faz com sua clínica esteja presente onde o paciente está, segmentando o público online para garantir que seu conteúdo chegue em todos os canais possíveis. Ao integrar SEO, Mídias Sociais e Mídias Digitais com ajuda dos profissionais da agência, você certamente alcançará as pessoas certas, e no momento adequado.

Por que escolher a WSI para fazer Marketing Digital?

Presente em mais de 80 países, a WSI - empresa canadense - está entre as principais empresas de marketing digital no mundo, . São mais de 25 anos de experiência no segmento. No Brasil, a empresa conta com consultores renomados, sendo Marco Marmo (CEO da WSI Digital Marketing) um dos Top 25 consultores do mundo.

Sua expertise em estratégias de marketing digital o tornou referência no assunto, tanto que Marco Marmo é professor da FGV, FIA e IPOG nas turmas de MBA, coautor dos livros Digital Minds, foi reconhecido TOP Consultor da América Latina e Caribe nos anos de 2018 e 2019, recebeu o prêmio de Growth Star Award (2018), seu 1º WebAward da Web Marketing Association (2019), além de cinco premiações no WSI People´s Choice Awards por trabalhos exemplares em marketing de digital, SEO, mídias sociais, entre outros.

Para saber mais sobre como funcionam as estratégias de marketing digital médico e entender como elas podem impulsionar seus resultados na internet, entre em contato com a WSI e converse com um de nossos consultores. Tire suas dúvidas diretamente com quem entende do assunto e descubra todas as possibilidades e oportunidades que a internet oferece.