Fale conosco pelo WhatsApp

Como anda sua Reputação Online?

8 de abril de 2014 |

A Reputação Online de sua marca é a maneira que as pessoas confiam e enxergam sua marca no mundo digital, e é um dos pontos que você deve se preocupar quando sua empresa já esta estabelecida. Fortalecer a sua marca online é muito mais do que simplesmente ter um bom website ou desenvolver anúncios em buscadores e portais. Construir a sua credibilidade é o ponto mais importante para sua reputação online, pois na internet qualquer tipo de informação sobre sua marca pode circular livremente através de mídias sociais, blogs ou qualquer outro canal, seja ela informação boa ou informação ruim. O marketing na internet é uma das principais ferramentas para ajudar sua empresa a fortalecer sua reputação online.

Dentro da reputação online, as maneiras de fazer marketing e fortalecer sua marca estão mudando muito a medida que o mundo digital cresce mais. Antigamente, as marcas facilmente impunham seus conceitos, valores e tudo mais através dos meios de comunicação offline, ou de uma via, como TVs, Rádio, Outdoors, Revistas e etc. Hoje, eles não conseguem simplesmente empurrar qualquer informação ou conceito para seus consumidores. A web2.0, principalmente com as mídias sociais e blogs, possibilitou que os consumidores expressem seus sentimentos, opiniões e críticas sobre as marcas e produtos. Assim, não adianta simplesmente as empresas “forçarem” uma característica positiva a seu favor para fortalecerem sua reputação online, se os seus clientes podem falar o contrário, atingindo as vezes um número muito maior de pessoas, através dos canais de comunicação da web2.0.

Hoje é cada vez mais comum as pessoas procurarem pelos produtos e serviços na internet antes de adquiri-los ou contratá-los. Se uma marca ou produto não gerencia sua reputação online de maneira correta, pode estar perdendo mercado para esses consumidores, pois a medida que eles buscam na internet e não há referência oficial deste produto, podem acabar encontrado críticas, pessoas falando mal e assim por diante. Abaixo vamos colocar algumas dicas de como você pode trabalhar a reputação online de sua marca.

Reputação Online e o Marketing Digital

  • Buscadores: Se você possui apenas um website para trabalhar sua reputação online é um problema. A medida que as pessoas buscam por sua marca ou produto em buscadores como o Google, se website provavelmente ocupará apenas uma ou duas das 10 posições na SERP (páginas de resultado de busca). As demais posições podem ser ocupadas por pessoas fazendo críticas, positivas ou negativas, comentários, ou até por site de reclamação como o reclame aqui. Trabalhar para que seus clientes encontrem apenas material positivo nos buscadores é um dos primeiros passos para fortalecer sua reputação online. A otimização de sites pode ser uma ajuda para melhorar seus resultados nas SERPs.
  • Construa confiança: As pessoas gostam de se sentir importantes. No meio digital é importante tratar as pessoas como conhecidas para estabelecer mais confiança. A confiança é um dos principais fatores para melhorar sua reputação online. Por isso, trate bem a todos seus seguidores e responda as mensagens. Se você deixar de responder ou tratar mal um de seus seguidores, muitos outros poderão ver isso, pois a web 2.0 é um canal aberto. Então pense bem antes de responder.
  • Reviews e Depoimentos: Nos dias de hoje está cada vez mais comum pessoas trabalharem os “reviews” em páginas do Facebook, Google Meu Negócio ou outros aplicativos. Promover comentários e depoimentos positivos sobre sua marca e atuar corretamente nos negativos é fundamental.
  • Aumente seu alcance: Na internet, os materiais de marketing podem se viralizar rapidamente. No mundo digital você pode atingir consumidores e pessoas que estão muito além de do seu alcance local. Para garantir que essas pessoas interajam e confiem em sua marca, é importante estabelecer sua presença online e garantir a reputação online.
  • Ferramentas: Utilize apenas as ferramentas necessárias para fortalecer sua reputação online. Não tente dar o “passo maior que perna”. Trabalhar com várias ferramentas e não conseguir gerenciar todas pode ser uma péssima idéia para sua reputação online. Para saber quais as ferramentas necessárias no marketing na internet para fortalecer sua reputação online basta procurar onde há maior concentração do seu público-alvo.

A maneira que as empresas gerenciam sua reputação online esta constantemente mudando a medida que mais canais de comunicação aparecem na internet. É importante que sua empresa/marca se mantenha sempre atualizada nesses novos canais. Gerenciamento da reputação online já é realidade.