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Gestão de campanhas de links patrocinados

25 de junho de 2014 |
Gestão de campanhas de links patrocinados
(Banco de imagens: Shutterstock)

Há um bom tempo que eu administro campanhas de links patrocinados. Acredito que tenha acompanhado, pelo menos, uma centena delas e, com essa experiência, nós começamos a elaborar uma metodologia de trabalho, até mesmo para garantir que todo ele seja executado com qualidade e igualmente entre todas as contas.

Eu separei algumas das principais tarefas e etapas que envolvem a gestão de uma campanha de links patrocinados de sucesso.

Objetivos e metas da campanha

Pode parecer obvio, mas é onde a grande maioria erra. Tenha em mente qual o objetivo de cada campanha. Se você cria uma campanha com foco em geração de leads, não adianta adicionar termos que repetem a um posicionamento de marca que não irá ajudar na campanha.

É importante também definir metas, por exemplo, você precisa fazer o fechamento de 10 pedidos por mês e você sabe que sua taxa de sucesso em cima dos leads é de 10%. Com isso, você vai precisar de pelo menos 100 conversões através dos links patrocinados. O objetivo da campanha será adquirir 100 contatos pelo menor custo/conversão possível.

Definição de rotinas

Buraco de negro no Youtube
Eu já mencionei em um outro artigo no blog que o Google AdWords pode ser um verdadeiro buraco negro para seu dinheiro e, para que isso não aconteça, é necessário que tenha um acompanhamento constante em sua conta. Isso significa que você precisa estabelecer determinadas rotinas para que você se force a monitorar detalhes específicos da campanha.

A definição dos dias abaixo é para uma conta simples e de baixo investimento, para contas mais complexas e com um grande número de campanhas é exigido um outro perfil de rotina.

  •  Acompanhamento de orçamento: Diário ou Semanal para mais antigas
  • Ajuste de CPC, posicionamento médio: Semanal
  • Ajuste de anúncios: Quinzenal
  • Negativação de termos e canais
    • 1ª – 2ª Semana da campanha: Cada 3 dias
    • 3ª – 4ª Semana da campanha: Semanalmente
    • A partir do 2º Mês: A cada 10 dias, isso se você identificar que há sempre poucos termos.
    • Vale a pena mencionar que quando você expande sua campanha com novos termos ou novos grupos de anúncios, é necessário verificar como se fosse uma campanha nova.
  • Geração de boletos: Mensal ou Semanal dependendo de como você se programou para injetar orçamento nas campanhas

Otimização da conta

Com uma rotina de acompanhamento bem definida você sempre ter um objetivo em mente, buscar o máximo de desempenho e performancer com o orçamento disponível.

Você irá trabalhar para reduzir o custo por clique, aumentar a taxa de cliques e conversões.

Procure sempre expandir sua conta com novos grupos de anúncios, teste se aquele tipo de pesquisa gera o desempenho desejado ou não. Um tempo bom de teste que costumo utilizar é de 2 semanas.

Faturamento

Se você utiliza o método de pagamento pré-pago, é super importante monitorar o orçamento gasto e ficar de olho quando você vai precisar gerar um novo pagamento para que sua conta não fique sem saldo e sua empresa deixe de aparecer nas pesquisas.

Se você utiliza o método de pagamento pós-pago, é muito importante que você sempre defina datas finais para campanhas sazonais e para que campanhas contínuas mantenham um controle com a definição do orçamento diário, de modo que você não tenha surpresas no final do mês quando chegar a fatura do cartão de crédito.

Eu já presenciei muita gente esquecer de desligar campanhas sazonais que eram pós-pagas e perceber quando já era tarde demais.

Conclusão

Como podemos observar, para conseguirmos sucesso em uma campanha de links patrocinados, é necessário cuidarmos dela com frequência. Não adianta gastar energia apenas no momento inicial de configuração e depois só se preocupar em pagar os boletos.

O acompanhamento constante, somado com o conhecimento das funcionalidades da plataforma, farão toda a diferença.

E você como faz a gestão das suas campanhas?