WhatsApp se torna canal para melhorar atendimento ao cliente

mídias sociaisDesde a compra do WhatsApp pelo Facebook no ano passado, especialistas em SEO acreditavam em uma possível integração dos dois serviços. Agora, é possível que essa ideia tenha se tornado realidade, segundo fontes de notícias norte-americanas.

O novo recurso, aparentemente, está em fase de testes para um grupo bem seleto de usuários da rede social, prática comum do Facebook para testar novas ferramentas. Segundo as novidades, além das opções tradicionais de “curtir”, “comentar” e “compartilhar”, o Facebook inseriu um botão “Enviar” com o ícone do WhatsApp na nova atualização. Especialistas acreditam que com o recurso será possível encaminhar um conteúdo do Facebook diretamente para o WhatsApp de um amigo usando o atalho.

Empresas no WhatsApp

A atualização, mesmo que ainda não seja oficial e sem previsão para ser lançada para todos os usuários, diz muito sobre os planos do Facebook para o WhatsApp e, consequentemente, a relevância deste para o marketing digital. Enquanto muitas pessoas ainda se perguntam se o aplicativo de conversa foi realmente um bom investimento por não trazer possibilidade de anúncios, empresas já estão adotando o recurso como um canal efetivo de relacionamento.

No mundo corporativo o WhatsApp tem sido uma alternativa que ganha popularidade no atendimento ao cliente. Muitas empresas já disponibilizam número para esclarecimento de dúvidas e contato via aplicativo, visando fazer com que seja mais fácil para o cliente buscar informações sobre produtos e serviços.

A estratégia tem dado certo em diferentes segmentos, como no médico, para confirmação de consultas e horários, de prestação de serviços para esclarecimento de dúvidas e preços, no gastronômica confirmando reservas, em lojas de roupas que informam as clientes sobre as novidades, entre outros.

WhatsApp é uma opção para o meu negócio?

Caso a sua empresa tenha atendimento ao cliente, desde um serviço mais simples, apenas para consulta, até um serviço mais completo para agendamento, por exemplo, é interessante desenvolver este novo canal de contato com o cliente.

Entre as razões que motivam essa adaptação estão:

  • Clientes tem mais facilidade em usar este canal para fazer esclarecimentos e consultas;
  • Potencial de abrangência é muito grande com mais de 700 milhões de usuários no mundo;
  • Mais dinâmico, agilizando o atendimento;
  • Ainda é um diferencial da empresa (em breve pode se tornar modelo padrão de atendimento);
  • Quanto antes você entrar neste canal, mais poderá aumentar o leque de contatos, antes que outras empresas o façam.

Integração Facebook e WhatsApp

O Facebook já é um canal consolidado nas mídias sociais para a realização de campanhas e divulgação de marcas, mas ainda pouco explorado no ponto de vista de atendimento direto. O WhatsApp permite justamente que haja mais um canal de comunicação com seu cliente.

Já a integração entre Facebook e WhatsApp deve ser encarada como uma nova possibilidade para sua empresa. Um post bem-sucedido no Facebook passa a ter, com a atualização, grande potencial de ser difundido via WhatsApp, aumentando tráfego e visibilidade para o site.

Outra possibilidade a ser explorada é a promoção de conteúdos virais que terão que fazer um caminho mais curto entre mídia social e aplicativo.