Médicos e Clínicas

Website para médicos e clínicas – 3 elementos essenciais

Website médicos e clínicas

Um website deve ser visto como um ativo estratégico para todas as organizações. Ele é a porta de entrada, o cartão de visitas de uma empresa para seu público-alvo. Para profissionais da saúde, esta situação não é diferente. Através do seu website um potencial paciente terá o primeiro contato, a primeira impressão da sua clínica ou consultório.

Criar um website para médicos e clínicas leva tempo e esforço para planejar, pesquisar, escrever e organizar o conteúdo, isto sem mencionar a criação de um design gráfico atraente e as fases de programação e desenvolvimento.

Por que sua clínica ou consultório precisa de um website notável?

A resposta é simples: As expectativas estão cada vez maiores.

Nos dias atuais, médicos e clínicas buscam fornecer uma experiência única para seus pacientes na web. Rastreamento de visitantes, Google Analytics, arquitetura de conversão e design responsivo já são requisitos obrigatórios para este objetivo, mas para médicos e clínicas que querem conquistar cada vez mais pacientes, as demandas e os requisitos aumentam a cada dia. Funções como personalização e automação adicionam complexidade técnica a um projeto de criação, e uma vez que estejam corretamente adaptados ao seu website, estes elementos se transformam em uma poderosa ferramenta que te permitirá se diferenciar da concorrência.

Abaixo, veja alguns elementos essenciais que não podem faltar em websites para médicos e clínicas.

Design Gráfico

Os elementos de design são os responsáveis por compor a face estética do seu site perante seus pacientes. Criar um design atraente, moderno e intuitivo vai muito além de comprar templates prontos na web. É preciso um trabalho de pesquisa, criação e experimentos para alcançar as paletas de cores ideais, sombras, texturas, animações e outros elementos que comunicam a identidade de sua clínica ou consultório.

Experiência do usuário, conceitos, temas, seleção de fontes, fluxo de design, manipulação de imagens e posicionamento de marca são apenas alguns dos detalhes que médicos e clínicas devem considerar em seus websites.

Estrutura Back-End

Websites são compostos por dois elementos principais: front-end e back-end. O front-end é aquilo que seus pacientes veem quando visitam o website de sua clínica ou consultório, muitas vezes também pode ser referido como user interface (UI), e é composto majoritariamente por CSS, HTML, Javascript, texto e imagens.

O back-end refere-se ao software que dá suporte ao sistema de gerenciamento de conteúdo e outras funções chave do website, como sistemas de marcação de consultas online. O back-end conecta sua base de dados para o seu site. Cada aplicação de um website se conecta a uma base de dados através de uma linguagem de programação. Quanto mais funções em seu site, maior será o desenvolvimento em programação para suportá-las.

Conteúdo

O site da sua clínica pode ter um design incrível, mas sem um conteúdo cuidadosamente pensado e trabalhado ele não vai atrair novos pacientes. Geralmente profissionais de saúde não dispõem do tempo necessário para criar conteúdo em seus websites.  Seja em forma de texto, imagens ou vídeos, o conteúdo é o marketing dentro do seu site, então é importante desenvolvê-lo da forma correta.

Lembre-se, um bom conteúdo é o que efetivamente convencerá um paciente que os seus serviços são os melhores para sua situação, então não o subestime. Neste cenário, conteúdos de texto são vitais para otimizar seu website perante os mecanismos de busca, como por exemplo o Google.

Esta etapa envolve planejamento e pesquisa de palavras-chave e termos que são mais relevantes para seus potenciais pacientes, e, se bem executada, o website da sua clínica ou consultório terá maiores oportunidades de ser descoberto e acessado por seus potenciais pacientes, através de mais palavras-chaves indexadas.

Amplie sua presença online através do seu website

Atualmente existem muitas opções de templates prontos na web que podem fornecer alternativas acessíveis para médicos e clínicas que desejam uma presença online em um nível extremamente básico. Mas para a maioria dos profissionais, isto não é o suficiente.

Um website efetivo irá não apenas dar suporte aos seus objetivos de marketing, mas também agirá como o coração da sua clínica ou consultório no ambiente digital – devendo ser visto como uma peça chave de sua estratégia. Se sua clínica ou consultório deseja criar um website que conte sua história e forneça uma experiência incrível para seus pacientes, a construção demanda tempo, planejamento, detalhes, esforços e habilidades que proporcionarão um incrível retorno do investimento através da conquista de novos pacientes, marcação de consultas e realização de mais tratamentos e procedimentos.

Nova chamada à ação