Fale conosco pelo WhatsApp

TikTok para Médicos: Aprenda a usar a ferramenta

8 de dezembro de 2021 | | 0
Logo do Tiktok sendo tocado por dedos
(Banco de imagens: Shutterstock)

Aplicativo de origem chinesa e presença global vem, cada vez mais, sendo empregado por profissionais da medicina

O TikTok para médicos é uma forte tendência no marketing de empresas voltadas à preservação da saúde. Um grande número de profissionais vem obtendo, através deste site, a exposição positiva nas redes sociais que tanto almejam.

Em síntese, o TikTok é um aplicativo (ou app) para smartphones o qual reproduz vídeos gravados por seus usuários, que os colocam nesta rede social. Tais vídeos têm som, além de efeitos visuais e sonoros que podem ser acrescentados com o uso de funcionalidades do próprio TikTok.

O TikTok é também uma empresa. Sua matriz, a Bytedance, fica na China. Porém, ele não funciona dentro do território chinês, onde outro aplicativo semelhante e pertencente à mesma companhia, o Douyin, desempenha a função da qual o TikTok se encarrega no resto do mundo. E se encarrega com grande sucesso – o aplicativo já conta com mais de 2 bilhões de usuários.

O TikTok para médicos está se tornando uma realidade cada vez mais forte no Brasil. Nota-se, acompanhando as postagens de profissionais da saúde no aplicativo, que é um pouco mais comum profissionais da medicina ligados à área de estética (cirurgiões plásticos, por exemplo) usarem o aplicativo.

Mas isso não quer dizer que outros médicos não o venham usando. Pelo contrário, é cada vez mais elevada a quantidade de profissionais deste campo que marcam presença no TikTok para médicos. Compreender como esse app pode ajudar na alavancagem de uma carreira na medicina, portanto, é relevante.

Usando o TikTok em sua estratégia de marketing

Como empregar algo tão novo como o TikTok no marketing e divulgação de um consultório ou clínica médica?

Resposta: com critérios, inteligência e um toque de ousadia. E, vale lembrar, sempre respeitando as normas do CFM (Conselho Federal de Medicina) para a publicidade de serviços médicos em mídias digitais.

Vamos agora elencar algumas ações e estratégias para que o uso do TikTok para médicos seja benéfico e proveitoso à sua carreira:

  • Perguntas e Respostas – Uma das melhores maneiras de se usar o TikTok Todo médico sempre é alvo de muitas perguntas, vindas de seus pacientes ou mesmo de postagens nas redes sociais. Ele pode perfeitamente fazer vídeos para o TikTok visando respondê-las;
  • Informações gerais sobre saúde – A colocação em sua conta no app de dicas ágeis e de fácil compreensão sobre como cuidar melhor da própria saúde é outro modo de usar o TikTok que costuma render um grande número de visualizações, seguidores – e até mesmo de novos pacientes;
  • Mitos e verdades – Faça de sua conta no TikTok uma arma contra as informações sem fundamento acerca da saúde que tanto circulam via internet. Traga dados verdadeiros e de qualidade para todos – o que é também uma forma de prestar bons serviços à sociedade;
  • Informações sobre doenças – Outro uso excelente do aplicativo. Grande parte dos médicos são especialistas. Se você é, por exemplo, um oncologista, pode discorrer acerca de causas, sintomas e formas de combate ao câncer;
  • Bastidores – Esta é, por fim, uma das formas mais lúdicas e leves de uso profissional do TikTok. Pode-se mostrar as dependências de sua clínica, tanto as acessíveis ao público (por exemplo, a recepção) quanto aquelas que, geralmente, só são frequentadas pelos médicos e demais trabalhadores do local.

Em um mundo no qual o marketing digital assume cada vez mais relevância, o TikTok para médicos não pode ser desdenhado. Ele é um instrumento poderoso de divulgação profissional, em especial entre os jovens.

O mais indicado, é interessante ressaltar, é que o praticante de medicina contrate uma agência de marketing digital para operacionalizar o seu TikTok para médicos.