Fale conosco pelo WhatsApp

Tenha agendamento médico online no seu consultório

10 de setembro de 2020 |
Homem segura tablet e fica sentado de perna cruzada
(Banco de imagens: Shutterstock)

Com o avanço da tecnologia, muitos recursos foram incorporados à rotina das pessoas, seja na vida íntima ou profissional. Na área médica, uma das ferramentas que têm ajudado no gerenciamento das clínicas é o agendamento médico online.

Antigamente, a maioria dos profissionais controlava suas consultas em uma agenda de papel. Apesar de ter sido eficiente, esse recurso não consegue oferecer tantas vantagens quanto o agendamento médico online. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Por que o médico deve ter um agendamento online?

A agenda online é uma ferramenta que reúne todas as consultas marcadas em um consultório. Os principais fatores que fazem o agendamento médico online ser um recurso bastante produtivo são os seguintes:

1.     Mais organização para o médico

A organização do calendário é o principal motivo que leva os médicos a substituírem a agenda em papel pela eletrônica. Por meio da ferramenta, o profissional tem uma visão ampla de sua rotina — seja no dia, semana ou mês —, podendo se planejar para as consultas e ter uma rotina mais controlada.

2.     Facilidade no acesso aos agendamentos

Quem utiliza uma agenda em papel fica refém daquele objeto para saber quais são os horários de cada consulta. Por exemplo: se o médico estiver no carro e quiser saber qual é o horário do próximo paciente, sendo que a agenda em papel ficou no consultório, ele será obrigado a contatar sua secretária.

Por outro lado, quem faz agendamento médico online pode acessar o calendário de vários dispositivos. É possível verificar a agenda eletrônica pelo computador, notebook, celular ou tablet. Basta que o médico tenha em mãos um dispositivo com acesso à internet.

3.     Otimização do tempo da equipe do consultório

A agenda eletrônica permite que a equipe da clínica aproveite melhor seu tempo, se dedicando a outras atividades que contribuam para uma experiência positiva para os pacientes. A recepcionista, por exemplo, pode usar o tempo que seria destinado à marcação de consultas por telefone para dar mais atenção ao paciente que chega ao consultório, deixando-o mais satisfeito com o atendimento da clínica.

4.     Envio de avisos para os pacientes

As ferramentas para agendamento de consultas pela internet possuem um sistema que notifica o paciente sobre a proximidade da consulta. Esse lembrete costuma ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Além disso, os lembretes também podem informar outros dados importantes, tais como o endereço da clínica, por exemplo. Assim, o paciente pode verificar qual é o melhor caminho para ir à clínica — principalmente quando é a primeira consulta —, evitando chegar atrasado e contribuindo para uma rotina mais organizada e menos estressante para o médico.

5.     Disponibilidade de agendamento a qualquer hora do dia

Algumas pessoas têm dificuldade de contatar a clínica médica para marcar a consulta no horário comercial devido aos compromissos profissionais. Por esse motivo, outro benefício vinculado ao agendamento digital é a possibilidade de agendar a qualquer hora do dia.

Vale a pena destacar que isso não significa que o paciente pode se consultar no horário que quiser. Essa disponibilidade é válida somente para o agendamento. Por exemplo: o paciente que voltar do trabalho às 19h pode acessar o site da clínica quando chegar em casa e agendar a consulta para a próxima sexta-feira, às 10h.

Como fazer o agendamento digital?

É possível adotar a agenda eletrônica por meio de aplicativos específicos, tendo em consideração a quantidade de pacientes que pode ser atendida diariamente e o tempo médio que cada consulta levará. Os resultados da adoção dessa prática são notados na qualidade do atendimento da clínica, que contribui para a manutenção e fidelização de novos pacientes.

O agendamento médico online pode ser realizado diretamente pelo médico, entretanto, o sistema trará ainda mais benefícios se for administrado por uma agência especializada na área médica. A equipe das agências especializadas possui o conhecimento e expertise necessários para desenvolver uma agenda eficiente, além de otimizar a organização da agenda e, ao mesmo tempo, atrair novos pacientes. Quer saber como ter mais pacientes em sua clínica? Entre em contato com a WSI, agência de marketing médico, para saber mais sobre as melhores estratégias digitais para encher sua agenda!