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Sua empresa esta gerenciando sua reputação online?

7 de março de 2012 | | 648
Reputação Online
(Banco de imagens: Shutterstock)

As Mídias Sociais e os Blogs estão mudando drasticamente o nosso mundo, o comportamento das pessoas e como fazemos negócios online. A reputação online ou digital é o conceito formada pelas pessoas sobre sua marca ou produtos na internet, através de reviews, comentários, fóruns e etc., e ela que garante a credibilidade de sua marca/empresa para os consumidores nesse meio. Por este e outros motivos é extremamente importante que as empresas monitorem o que esta sendo dito sobre elas nos principais meios de comunicação online (blogs e mídias sociais), pois as opiniões das pessoas são publicadas em conversas mesmo sem o conhecimento das empresas, e definitivamente impactam sobre as opiniões dos consumidores sobre realizar ou não uma compra. A opção das empresas participarem das mídias sociais não existe mais, se não participarem ativamente, vão participar passivamente.

A reputação digital de uma empresa pode ser destruída em poucos minutos – com apenas 140 caracteres no caso do Twitter, assim como casos de consumidores muito satisfeitos podem aumentar em muito a credibilidade de uma empresa e fortalecer sua reputação online. Os departamentos de marketing das empresas precisam incluir mídias sociais e blogs como novas ferramentas de marketing e canais de comunicação para promover e gerenciar a reputação de suas marcas e produtos online. Os blogs e anúncios em mídias sociais criam uma nova dimensão como ferramentas de marketing de baixo custo, um bom alcance e alto retorno sobre investimento (ROI), e essas novas ferramentas possuem a alta velocidade para atingir o publico alvo como um dos seus principais diferenciais.

O monitoramento online de sua marca deve estar inserido em sua estratégia de marketing digital, pois assim sua empresa fica sabendo o que esta sendo dito sobre ela e também sobre seus concorrentes. Abaixo estão algumas dicas para ajudar seu negócio.

Como proteger sua reputação online

  • Estratégia: Desenhe e configure diversas estratégias para monitorar o que estão falando sobre sua marca na internet, principalmente onde seu público é mais atuante. O Google Alerts é um serviço gratuito do Google que te alerta via email ou RSS sempre que alguém publicar algum texto contento as palavras que você configurou. Há também serviços pagos como o LiveBuzz e HootSuite que você pode usar para uma análise mais detalhada de sua empresa.
  • Marketing Digital: Crie e otimize uma estratégia de marketing digital que promova sua marca de forma positiva. Trabalhar o conteúdo pode ajudar a “empurrar” os comentários negativos para as próximas páginas dos buscadores, mas isso não é sempre aconselhável. Manipular o conteúdo de forma errada a fim de conseguir comentários positivos pode ter um impacto pior ainda em sua reputação online, e esse tipo de estratégia pode não trazer os resultados esperados. O correto é trabalhar o marketing para que as notícias positivas sejam publicadas naturalmente na internet, fortalecendo assim sua marca.
  • Pesquisa: Quando um comentário negativo é feito sobre sua empresa ou marca, o primeiro passo é buscar a origem do comentário. Quem postou o comentário? Foi sua culpa? A pessoa que postou o comentário esta aberta para discussões? Por que aconteceu o problema? Há como corrigir? Se você fizer essas perguntas com certeza estará apto a responder o comentário negativo de forma positiva e fortalecer ainda mais sua marca. Procure atender rapidamente aos comentários e reclamações feitas nas mídias sociais.

A WSI  pode ajudar sua empresa a gerenciar sua reputação online. Confira nossos materiais de marketing disponíveis para download.