Médicos e Clínicas

SEO para Médicos e Clínicas – 4 dicas que você não deve desprezar

SEO Médicos e Clínicas

O marketing digital para médicos e clínicas possui aspectos peculiares e muitas vezes conflitantes. De um lado, existe a obrigação de obedecer e estar em conformidade com o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). Do outro, existe a ênfase cada vez maior de proporcionar altos níveis de satisfação ao paciente. Neste contexto, o SEO (search engine optimization) se constitui em um conjunto incrível de oportunidades e desafios profissionais da saúde que querem conquistar novos pacientes e se manter como referências em suas especializações.

Abaixo, veja 4 dicas de SEO para médicos e clínicas que não podem ser ignoradas.

Não ignore as buscais locais

Existem pouquíssimas circunstâncias nas quais médicos e clínicas não precisam de uma presença local. Em nossa experiência, conseguimos identificar que as buscas locais geralmente são um dos aspectos mais subestimados por clínicas em suas ações de marketing digital. Adicionalmente, podemos perceber que o trabalho para posicionar uma clínica nos primeiros resultados do Google para pacientes daquela região tem um impacto marcante e mensurável em seu crescimento e visibilidade.

Você já se imaginou quantas pessoas pesquisam por uma clínica médica mais próxima de suas casas? Imagine que você tenha uma clínica de ginecologia na cidade de Campinas. Um potencial paciente que more em Campinas pode fazer a seguinte pesquisa no Google: “clínica de ginecologia em campinas”. Agora imagine se a sua clínica não aparecesse diretamente entre os primeiros resultados de busca. Esta situação se repete em grande escala a cada dia, e inúmeras oportunidades de conquistar novos pacientes são desperdiçadas justamente por clínicas não estarem cadastradas no Google Business.

Otimize para Mobile

Olhe em volta de sala de espera de sua clínica, de um hospital ou de qualquer outro estabelecimento médico. Na era dos smartphones, tablets e informação acessível na palma da mão, não é preciso dizer que é extremamente necessário que um website para clínicas deve atender aos padrões de usabilidade móvel, isto é, ser responsivo aos mais variados dispositivos móveis e suas resoluções.

Ao criar um website, mobile deve sempre ser levado em consideração. Mais importante, é altamente recomendável que haja um esforço ativo para melhorar a velocidade do site e assegurar que a acessibilidade do seu site forneça uma experiência incrível de navegação para seus potenciais pacientes por qualquer meio que eles naveguem.

Reduza a linguagem técnica

A linguagem utilizada dentro da indústria médica pode ser complexa e variada. Enquanto o vocabulário técnico e nomenclaturas são importantes em uma perspectiva acadêmica, isto também pode ser confuso e ambíguo para potenciais pacientes.

Especialmente para páginas associadas a especialidades médicas, é recomendável auditar os termos usados e encontrar alternativas para substituí-los por uma linguagem mais comum e simples. Isto irá não apenas ajudar a evitar confusão, como também irá trazer maior volume de visitas ao seu site, uma vez que o conteúdo estará alinhado a linguagem do paciente.

Considere o Conversion Rate Optmization (CRO)

Aumentar a visibilidade, tráfego e exposição é apenas uma parte de uma estratégia de SEO para médicos e clínicas. Enquanto que é sempre benéfico aumentar o tráfego em um site, aumentar o a taxa de conversão (conversion rate) pode proporcionar um retorno do investimento (ROI) maior do que apenas o aumento de tráfego iria proporcionar. Uma consideração especialmente importante em CRO é que isto pode ter um impacto direto nos serviços que mais dependem de indicações e recomendações para a conquista de novos pacientes, enquanto que aumento de tráfego por si só não garante a aquisição de mais pacientes.

Sugestões para melhorar a taxa de conversão

  • Considere o uso de testes A/B e mapas de calor nas páginas que são críticas para converter novos pacientes.
  • Analise a consistência, localização e apelo visual dos calls-to-action (CTAs). Os CTAs estão visíveis e chamam a atenção dos seus visitantes? Os CTAs fornecem um caminho fácil de conversão para seus visitantes?
  • As suas páginas contêm conteúdo visual atrativo e relevante? Websites que fazem bom uso de imagens possuem melhores métricas de engajamento, convertem melhor e se posicionam melhor nos mecanismos de busca, como o Google. Adicionalmente, ao adicionar imagens que remetam a saúde e bem-estar você estará proporcionando uma sensação de segurança e conforto para os seus potenciais pacientes que estarão buscando uma solução para seus problemas.

Todas as ações acima elencadas se constituem em formas comprovadas para médicos e clínicas conquistarem novos pacientes e ampliar suas possibilidades de realização de mais consultas, tratamentos e procedimentos. Não há dúvidas de que para uma estratégia de marketing digital de resultados, o SEO deve ser visto como um pilar que dará suporte e apoio para todas as ações futuras.

Nova chamada à ação