Fale conosco pelo WhatsApp

SEO médico: qual a importância?

17 de outubro de 2023 |
médica em frente ao notebook com barra de pesquisa em sobreposição para representar seo médico.
(Banco de imagens: Shutterstock)

SEO médico é uma forma orgânica de conquistar mais pacientes por meio da produção de conteúdo

As pesquisas no Google retornam inúmeros resultados em segundos, mas as pessoas costumam clicar apenas nos primeiros que aparecem na tela. Nesse cenário de grande quantidade de informações, é difícil se manter entre os links principais da página. Por isso, o SEO médico é necessário.

O termo SEO, que significa Search Engine Optimization, é um conjunto de práticas para posicionar o site no topo de buscadores como o Google. Essa estratégia permite o tráfego orgânico, ou seja, sem o gasto de anúncios para que o ranqueamento e as visitas aconteçam.

Fale com nossa equipe de especialistas e inicie o seu investimento no marketing digital!

O que é SEO médico?

O SEO médico segue a mesma lógica. Com a aplicação das técnicas, o potencial paciente realiza uma busca que o levará a acessar o site em evidência devido à utilização das palavras-chaves pertinentes.

É necessário tomar cuidados com conteúdos conhecidos como Your Money or Your Life (YMYL), que se referem àqueles criados com informações enganosas e que impactam o bem-estar geral do usuário. Eles ferem as diretrizes do Google e também as normas do Conselho Federal de Medicina.

Como funciona o SEO para médicos e clínicas?

O Google usa robôs para escanear os conteúdos dos sites para determinar a relevância e o posicionamento. A ordem é definida baseada em critérios que determinam quais são os links mais úteis para resolver o problema do usuário. O SEO médico trabalha parâmetros, como:

Palavras-chave

Palavras-chave são os termos empregados pelo usuário na pesquisa e que também devem estar presentes no título, no intertítulo e ao longo do texto. Fatores como a necessidade do usuário e volume de buscas devem ser considerados na escolha delas.

Não perca mais tempo! Agenda agora mesmo uma conversa.

SEO Local

Outra funcionalidade do SEO médico é o SEO local, uma maneira de filtrar a busca pela localização quando o usuário inclui termos como “perto de mim” ou o nome de uma cidade. Os algoritmos apresentam resultados diferentes nesses casos.

Títulos e meta descrições

Esses elementos persuadem o usuário a entrar no site. A meta descrição é um pequeno resumo sobre o texto que aparece na página do Google. As palavras-chaves em comum com a busca aparecem em negrito, o que reforça o clique.

Velocidade de carregamento

O SEO médico trabalha a velocidade de carregamento de cada página do site para evitar a evasão dos usuários, diminuindo a taxa de rejeição do site, que é uma das métricas. Ela depende da qualidade da internet do usuário, do dispositivo utilizado e do peso de elementos, como imagens e vídeos.

Experiência do usuário

O SEO médico permite uma melhor experiência do usuário ao oferecer um conteúdo de leitura clara em uma página carregada rapidamente. Pensar no usuário em primeiro lugar evita erros como a repetição sem critérios de palavras-chave. O excesso não surte bons efeitos, apenas penalidades ao site.

Produzir conteúdo de qualidade

Produzir materiais de qualidade envolve saber qual a necessidade do potencial cliente, tendo em mente como ele se sente em relação ao tema abordado e a ação que o texto pretende impulsionar.

Qual a importância do SEO para médicos e clínicas?

O SEO médico proporciona maior confiança ao usuário por estruturar os conteúdos e oferecer um bom retorno aos profissionais ao:

  • Construir uma imagem de autoridade no assunto;
  • Destacar o site nas primeiras posições do Google;
  • Aumentar a visibilidade e o tráfego qualificado por reter usuários interessados nos tópicos abordados.

A WSI é uma agência especializada em marketing digital médico e oferece soluções que contribuem para o sucesso do seu projeto. Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe de analistas contribuirá com a presença digital do seu negócio.

Agende agora mesmo sua conversa com o nosso time de especialistas.