O que sua empresa precisa para trabalhar SEO – 3 fundamentos indispensáveis

Estratégia de SEO

Search Engine Optimization (SEO) tem um papel fundamental na estratégia de marketing digital da sua empresa. O retorno do investimento e expansão do seu faturamento está relacionado com a perfeição com que você operacionaliza suas ações. De fato, melhorar seu posicionamento nos termos de busca não é fácil – se fosse, o SEO não teria uma indústria própria em crescente expansão e desenvolvimento, com diversas agências e consultorias especializadas.

Existem diversos fundamentos de SEO que podem decidir entre o sucesso e o fracasso de sua estratégia. Ao se atentar aos principais fundamentos deste post, seu conteúdo permanecerá relevante dentro dos buscadores conforme sua tecnologia desenvolva e continue a crescer.

Pontos-Chave:

  1. Foque em palavras-chave de cauda-longa (long tail) que vá de encontro ao estágio que seu potencial cliente se encontra na jornada do consumidor (consciência, consideração ou decisão) Isto também te ajudará a direcionar seu tom de voz para otimizações.
  2. Conquiste backlinks de qualidade ao invés de comprar backlinks irrelevantes em massa e potencialmente ter seu site na lista negra do Google.
  3. Publique conteúdo que demonstre sua autoridade no assunto abordado. Isto não apenas irá te ajudar a melhorar e manter seus rankings, mas também a conquistar backlinks e atrair leads qualificados.

1.        Palavras-Chave Long Tail

Palavras-Chave Long Tail, (ou cauda-longa) são uma poderosa ferramenta para empresas que não possuem um grande budget reservado ao marketing digital. De uma tática ocasional, esta passou a ser uma tática comum de SEO. De fato, no futuro elas podem se tornar ainda mais poderosas considerando as pesquisas por voz e resultados personalizados – e também outras tecnologias que estão por vir considerando o caráter dinâmico das tecnologias por trás dos buscadores.

Ademais, considere seu retorno do investimento (ROI). Palavras-Chave Long Tail são mais valiosas pois elas combinam exatamente com a intenção de busca do usuário.

Como Implementar Palavras-Chave Long Tail

Para começar, não escolha palavras-chave long tail apenas de acordo com sua intuição. Foque naquelas que podem te trazer mais leads e clientes.

Comece revisando os serviços de sua empresa, e liste cada um deles. Depois, escreva questões envolvendo “como”, “quando”, “onde”, “porque”, “onde” e “o quê” para cada serviço. Estas questões serão a base para criar um palavra-chave long tail antes de criar um post em blog ou até mesmo uma landing page. Para tornar este processo mais fácil, recomendamos o site AnswerthePublic.com. Neste site, você pode inserir um termo específico e uma série de questões relacionada a este termo lhe será retornada.  É uma valiosa fonte de ideias para a construção de palavras-chave!

Depois, cheque em seu Analytics as palavras que já trazem visitantes para seu site e tente adicionar mais termos para que através de buscas mais refinadas sua empresa conquiste novos leads.

2.        Backlinks Relevantes

De modo simples, backlinks são links feitos em outros sites apontando para o site da sua empresa. No passado – e ainda tem que faça! – as pessoas e algumas empresas irresponsáveis tentavam levar vantagem do sistema ao pagar quantos websites fossem possíveis para incluir links para seus sites, ou, pior, compravam links em massa através de diretórios na internet. Apesar desta prática acarretar em penalidades pelo Google e até mesmo em banimentos, ainda há iniciantes no mundo do marketing digital que pensam que estas ações lhes garantirão bons resultados. Inclusive, existem agências que fazem backlinks em diretórios para mostrar evolução de tráfego para seus clientes. Fique sempre atento e não caia nesta armadilha.

Isto posto, backlinks de qualidade ajudam a impulsionar os rankings de seu site. Isto significa que você deve focar em qualidade ao invés de quantidade.

Como Conquistar Backlinks de Qualidade

Quando se fala em backlinks, existem muitas restrições sobre o que não deve ser feito. Utilizar diretórios de links, spam em artigos, links automáticos e compra de links são práticas que definitivamente você não deve fazer.

Em vez disso, foque em organicamente conseguir links e construir relações com outros sites. Uma maneira sólida de fazer sto é através de guest posting – isto é, a prática de postar conteúdos relevantes dentro do site de um parceiro –. Procure por sites com boa relevância para sua indústria e desenvolva um artigo para publicação. Dentro deste artigo, faça um link para o seu site dentro do contexto do conteúdo apresentado. Esta é uma forma altamente efetiva, segura e em conformidade com as políticas do Google.

Outro método de fazer isto é utilizar as mídias sociais para atrair atenção para seu conteúdo. Existem muitas maneiras de fazer isto e uma boa estratégia é estabelecer relacionamento com criadores de conteúdo, que podem achar seu conteúdo útil e fazer links dentro de seus websites. Além disso, ao se envolver em conversas e discussões nas mídias sociais, você pode atrair ainda mais atenção para sua marca e seu conteúdo.

No entanto, não se esqueça de que ninguém vai querer fazer links para conteúdos de baixa qualidade. Não seja repetitivo e não use exatamente o mesmo conteúdo em múltiplas páginas do seu site. Conteúdo duplicado torna confuso para outras pessoas fazerem links, enquanto também dilui a força das suas páginas dentro do Google.

3.        Conteúdo de Autoridade

Nos últimos anos, o Google tem dado mais importância aos seus rankings de websites baseados em três fatores – Expertise, Autoridade e Confiabilidade.

Para ajudar, é como se os mecanismos de avaliação do Google fizessem a pergunta: “Esta pessoa ou empresa tem a expertise adequada para este assunto?” Em outras palavras, seu conteúdo precisa provar que pode cobrir os três elementos mencionados acima para ser considerado de alta qualidade.

Por que conteúdo de autoridade é importante?

  • Ajuda a conquistar backlinks. As pessoas o terão como referência no assunto e farão links para seu conteúdo como forma de melhorar a experiência de seus usuários.
  • É um fator de posicionamento que vai além das otimizações de palavras-chave.
  • Não importa a qual indústria sua empresa pertença, conteúdo de qualidade nunca sai de moda.

Como você pode imaginar, tornar seu site uma autoridade não é uma coisa que acontece do dia pra noite. Primeiro, seu site precisa ser confiável dentro de uma perspectiva técnica, então assegure-se de que você atualizou e otimizou seu site para que vá de encontro às expectativas dos usuários que o procurem. Ele deve ser compatível com dispositivos móveis, de fácil navegação, carregamento rápido e não possuir links quebrados.

Depois, faça uma auditoria completa do conteúdo existente em seu site para certificar-se que tudo esteja perfeito. Assegure-se que tudo esteja atualizado e, se necessário, reescreva e otimize conteúdos que não estão trazendo visitantes para seu site.

Conclusão

SEO deve ser um dos pontos essenciais da estratégia de marketing digital da sua empresa, e se você aprender e praticar estes fundamentos de SEO você será capaz de ver, gradualmente, seus rankings crescendo. Se você fizer diferente, estará correndo o risco de ter seus recursos de marketing desperdiçados e perder o progresso que você obteve. Tenha em mente que o mais importante é fazer com que seu conteúdo seja útil e relevante e prazeroso para as pessoas que o consumirem. Isto nunca sairá de moda conforme os mecanismos de busca continuem a mudar e crescer.
Checklist de SEO