Como utilizar scripts e regras automatizadas no Google AdWords

Como utilizar scripts e regras automatizadas no Google AdWords

Gerenciar uma conta do Google AdWords pode ser um processo demorado. Por este motivo, buscamos formas de automação para nos auxiliar nas otimizações das campanhas e normalmente, acabamos encontrando ferramentas caras realizam esse tipo de automatização.

No entanto, as regras e scripts automatizados no Google AdWords são recursos simples e gratuitos que podem ajudar a economizar o tempo de otimização, auxiliar na execução das atividades do dia a dia e aprimorar o desempenho de suas campanhas.

O que são scripts e regras automatizadas?

As regras automatizadas, segundo a definição do Google AdWords, “permitem que você faça alterações automaticamente na sua conta, com base nas configurações e condições que você escolheu. Você pode alterar o status do anúncio, o orçamento, os lances e muito mais”.

Já os scripts fornecem controle da sua conta do Google AdWords usando um código JavaScript. Os scripts são utilizados para automatizar tarefas ou interagir com dados externos.

Regras automatizadas são muito fáceis de configurar, porém são limitadas no seu alcance e consequentemente nos resultados oferecidos. Como alternativa, os scripts do Google AdWords, que podem ser complexos de desenvolver, oferecem grande flexibilidade e precisão para estratégias de lances e relatórios personalizados.

Como as regras e scripts podem ajudar a otimizar uma conta do Google AdWords?

Utilizar otimizações automáticas pode ser um tanto quando assustador, porém quando utilizadas apresentam vantagens significativas nas campanhas, especialmente quando aplicadas em grandes contas ou com tempo limitado para otimização.

As regras automatizadas são aplicadas a partir de requisitos definidos por você e irão determinar em qual momento será necessário aplicá-la.

A partir das regras e scripts automatizados é possível gerenciar anúncios, palavras-chaves e campanhas que não estão gerando resultados positivos ou desperdiçando investimento a mais que o necessário.

Por exemplo, uma palavra-chave que está gerando baixos resultados e gastando um investimento alto pode ser pausada ou o seu custo por clique pode ser reduzido automaticamente.

Quais são os principais scripts e regras que posso usar em minha campanha?

Está claro que as regras e scripts automatizados podem ser utilizados para auxiliar de diversas formas em diferentes momentos.

Para começar a configurá-las, primeiro precisamos definir em qual nível desejamos automatizar: campanhas, grupo de anúncios, anúncios e palavras-chave.

Após definido o nível de automatização, é necessário escolher qual será a forma de automatização, scripts ou regras automatizadas, para auxiliar na otimização de suas campanhas. Tanto os scripts quanto as regras automatizadas podem ser utilizadas para as mesmas automações, porém são aplicadas de formas diferentes.

Algumas automatizações são consideras muito populares no momento da otimização das campanhas e podemos citar algumas:

Alteração de CPC máximo

Esta regra revisa todas as palavras-chave ativadas e aumenta os lances baseando-se sempre no requisito determinado.

Desta forma, o Google aumentará ou reduzirá o CPC máximo quando a palavra-chave não atingir a meta determinada. Por exemplo, o posicionamento médio ideal é 2,0 e caso a posição média estiver inferior ao determinado, a regra automatizada aumentará X% do CPC máximo para poder atingir este posicionamento.

Quando utilizamos os scripts, esta ideia pode ser aplicada de maneira mais complexa, pois é possível testar diferentes lances e registrar os resultados em uma planilha. Isso permite que você analise qual lances executaram melhor. Esta regra pode ser utilizada para aumentar o posicionamento médio, as conversões e reduzir o custo por conversão.

Pausar palavras-chave não efetivas

O objetivo desta regra é revisar e pausar palavras-chave não estão convertendo, mas também é possível utilizar esta regra para analisar conversões assistidas e impressões.

Desta forma, garantiremos que não estamos interrompendo palavras-chave que estão ajudando no processo geral da conversão e retiraremos da conta palavras-chave que estão impactando negativamente no índice de qualidade.

Com esta regra, estamos isolando palavras-chave que estão fazendo muito pouco para ajudar o último clique e conversões assistidas e, em seguida, pausando-as.

Pausar anúncios com baixo CTR

Tanto com a regra quanto com o script, é possível pausar anúncios com CTR inferior ao desejado, porém é necessário que cada grupo de anúncio possua pelo menos mais de um anúncio no grupo.

Esta regra otimiza os melhores anúncios, permitindo melhor desempenho e consequentemente custos mais baixos e CTRs mais elevados.

Alterando o status

Programe para ativar ou pausar seus anúncios ou campanhas em determinados períodos. Mudanças especiais em diferentes momentos do dia, semana, mês ou ano podem ser planejadas com antecedência e lançadas exatamente quando necessário.

Por exemplo, anúncios de oferta de fim de semana podem ser ativados automaticamente à meia-noite da sexta-feira e pausados ​​novamente à meia-noite do domingo.

Relatórios automáticos

Programe relatórios do Google para serem enviados automaticamente quando necessário.

Por exemplo, você pode enviar um e-mail automático ao início de cada mês com uma lista das principais palavras-chave de conversão do mês passado.

Tenha suas campanhas otimizadas com os scripts e regras automatizadas!

Com os scripts automáticos é possível criar gráficos e receber por e-mail nos dias programados. Isso é perfeito para aqueles que gostariam de manter um registro de como sua conta está executando.

As regras e os scripts automatizados permitem economizar tempo, corrigir problemas e detectar oportunidades perdidas.

Como citado, as regras automatizadas são fáceis de configurar, mas são limitadas no que podem alcançar, enquanto os scripts exigem codificação, mas permitem executar tarefas mais complexas personalizadas.

É importante lembrar de sempre utilizar o desempenho histórico da conta para implementar as regras e scripts automatizados. Garanta dados históricos suficientes para que os resultados passados ​​sejam estatisticamente significativos e verifique se as regras e os filtros são implementados corretamente para que as alterações sejam relevantes e não fiquem fora de controle.

Não tenha medo de usá-los e lembre-se de que você pode sempre visualizar as alterações ou revisar antes de implementa-las.

Se você é novo na automação do AdWords, comece com as regras automatizadas para ter uma melhor experiência e conhecimento dessa ferramenta, depois implemente os scripts do Google AdWords para auxiliá-lo em uma otimização mais profunda.

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