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Redes Sociais para Médicos: vale a pena investir?

Homem segura celular pra administrar suas redes sociais para médicos

O marketing digital está em alta para todos os tipos de empresas e segmentos. Com a área da saúde não poderia ser diferente: dentre diversas outras estratégias, uma das que mais se destaca é a que investe em redes de relacionamento virtual. Nesse sentido, as redes sociais para médicos podem ser canais de comunicação muito eficazes.

A escolha certa da estratégia a ser adotada em cada uma das diferentes redes sociais populares do momento pode garantir o sucesso da marca do seu consultório. Em geral, as redes sociais para médicos não precisam seguir, necessariamente, tons estritamente sérios ou carregados — diferentemente de um site ou artigo científico.

Como investir em redes sociais para médicos?

O Instagram, o Facebook, o Pinterest e o LinkedIn são algumas das escolhas que consultórios de saúde podem adotar no momento de investir em ações de marketing digital.

A depender do objetivo a ser alcançado, cabe ao profissional conversar com a agência responsável pela estratégia digital para adequar a linguagem de cada uma das redes sociais para médicos. Muitas vezes, tons mais informativos, promocionais, interativos ou de curiosidades podem impulsionar o posicionamento do consultório no Google.

Saber diferenciar o perfil pessoal do profissional nas redes sociais também é muito importante. Médicos agem, muitas vezes, como formadores de opinião, então o cuidado com o que se segue ou compartilha nas próprias páginas tem que ser redobrado.

As redes sociais para médicos acabam funcionando como um canal de comunicação muito eficaz entre os profissionais da saúde e seus pacientes, permitindo que as dúvidas sejam elucidadas e fornecendo informações importantes a respeito de prevenção e cuidados no dia a dia. No entanto, deve sempre existir um cuidado referente às normas do Conselho Federal de Medicina, que restringe determinadas condutas consideradas inadequadas na publicidade médica.

Algumas das ações que não são permitidas, por exemplo, são:

  • Utilizar expressões exageradas e sensacionalistas como “o melhor”, “o único” ou “o mais eficiente”;
  • Exibir de maneira abusiva, constrangedora ou assustadora imagens de deformação humana, lesões ou doenças;
  • Apresentar informações ou dados sem embasamento científico;
  • Anunciar especialidades médicas sem a conclusão do devido curso de especialização;
  • Propaganda enganosa de qualquer natureza;
  • Exposição da figura do paciente como exemplificação de tratamento ou cura.

São diversas as ações sobre as quais o cuidado e responsabilidade devem ser ampliados na hora de se criar conteúdo para redes sociais para médicos, e o ideal é que o gerenciamento deste canal de comunicação seja feito por um especialista.

Melhores práticas online

As medidas a serem adotadas cotidianamente pelos médicos em seus perfis nas redes sociais são simples, mas garantem resultados muito eficientes. Para tanto, não deixe de seguir a dica primordial do marketing, que é conhecer bem o seu público-alvo. Isso permitirá que você adote a melhor linguagem, além de tratar dos assuntos que realmente interessam a seu consumidor.

Também é importante se manter sempre ativo e engajado nas redes sociais. A questão estética e visual é também sempre relevante, principalmente no âmbito da saúde. Em um instagram para médicos, procure tirar boas fotos, já que uma identidade visual bonita, atraente e marcante rende sempre bons frutos dentro do mundo do marketing digital.

A frequência para as postagens nas redes sociais deve ser regular para que se crie uma fidelidade na timeline. Além disso, o conteúdo dos posts deve ser sempre instigante e interessante para seu público-alvo — afinal, quanto mais seus seguidores interagirem, curtirem, compartilharem e comentarem seu post, maior posicionamento sua marca atinge na rede.

Outra atitude de sensatez que deve ser abraçada para quem deseja alcançar o sucesso nas redes sociais para médicos é saber filtrar e fazer um bom uso das críticas. Fugir delas e até mesmo de comentários mais raivosos e indelicados nos dias de hoje é uma missão quase impossível. É preciso saber dialogar e fazer boa gestão de crise quando for o caso para sair fortalecido quando um conteúdo não repercutir exatamente de maneira positiva.

A melhor maneira de conseguir fazer tudo isso e alavancar seu posicionamento na internet consiste em investir em profissionais especializados e com conhecimento a respeito das melhores estratégias de gestão de redes sociais para médicos. Entre em contato com os consultores da agência de marketing digital WSI e saiba mais.

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