Médicos e Clínicas

Quanto custa o SEO para médicos e clínicas?

Quanto custa SEO

Esteja você iniciando no marketing digital ou tenha apenas lançando um website para ser o seu cartão de visitas na web, você deve estar interessado nas vantagens a serem obtidas através do SEO.

Search Engine Optimization (basicamente a prática aumentar a visibilidade e o tráfego do seu website utilizando várias estratégias) é uma parte essencial de qualquer negócio que queira crescer, pelo simples fato de quase sempre haver muitas outras opções disponíveis. Sem uma empresa especialista em SEO para te ajudar a ser encontrado nos mecanismos de busca – e consequentemente pelos seus consumidores – você terá pouquíssimas chances de ser lembrado por potencial pacientes.

Apenas faça uma pesquisa no Google “ortopedista são Paulo”. Você rapidamente verá centenas – se não milhares – de resultados. E caso você possua uma clínica ou consultório nesta área, o SEO, quando adequadamente trabalhado, pode te colocar nas primeiras posições para termos relevantes a sua especialidade.

Mas assim como qualquer outro serviço, SEO para médicos e clínicas não é gratuito. Claro, você também pode aprender de maneira autodidata como trabalhar o SEO… se você tiver alguns meses livres para mergulhar nesta prática complexa e aprender todos os fundamentos que compõem as melhores práticas no Google.

Levando em conta a agenda lotada e corrida de profissionais da saúde, muito provavelmente você terá resultados muito mais satisfatórios a partir da contratação de um profissional para realizar este trabalho. Mas quanto isto custa? Por que alguns serviços custam mais do que outros? O que você terá de retorno?

Como dono de um negócio, é importante saber para onde está indo o seu dinheiro e então você pode se assegurar de investi-lo inteligentemente para impulsionar os resultados da sua clínica ou consultório. Aqui estão alguns pontos importantes quando falamos sobre o custo do SEO para médicos e clínicas.

SEO é um processo contínuo

Neste ponto você já entende a importância de ter uma forte presença online para conquistar mais pacientes. E você entende que para ter uma boa presença online, você precisa tomar ações. Você não pode simplesmente esperar que sua presença online se construirá sozinha a partir das referências de seus pacientes atuais.

Primeiro, é importante entender que o SEO não é uma mágica que acontece do dia pra noite levando a resultados imediatos. Este é um processo, e será contínuo caso você queira construir sua presença online, aumentar a autoridade do seu domínio (fator de ranking) e manter resultados. É importante que você saiba que para resultados ótimos, o SEO não é uma ação única – ou seja, não é algo que você fará hoje e não terá mais a necessidade de fazê-lo.

Com o crescimento do marketing digital e sua obrigatoriedade de uso para qualquer tipo de empresa que deseja crescer seus negócios, muitas empresas caem na armadilha de contratar serviços isolados de SEO. A otimização de uma página aqui, a compra de backlinks de baixa qualidade ali, a contratação de freelancer para produzir alguns textos, etc.

A melhor maneira em que médicos e clínicas podem alcançar resultados duradouros é através de uma estratégia que inclua serviços contínuos de SEO, e os incorpore como parte de uma estratégia para aumentar sua presença online e conquistar novos pacientes.

Pense desta maneira: a internet vai desaparecer? Você acha que os mecanismos de busca deixarão de ser utilizados? Outros médicos e clínicas vão querer aparecer nos resultados de pesquisa? É por causa destas razões que o SEO deve ser encarado como um investimento contínuo de marketing.

Serviços por contrato

Existem diversas maneiras de se investir em serviços de SEO, embora nem sempre cada agência ofereça todas as possibilidades. O modelo em que a maioria dos iniciantes começam é com serviços por contrato.

Estes são acordos de curto prazo que te dão a oportunidade de ver o que uma empresa de SEO pode fazer por sua clínica antes de fechar um acordo de longo prazo. Na maioria das vezes, os serviços são oferecidos em conjunto dentro de um fee sob contrato.

Esta é uma boa maneira em que médicos e clínicas podem dar uma chance ao SEO. E se você gostar do serviço que está recebendo, poderá sempre assinar um contrato mais profundo e de longo-prazo. Isto vai te ajudar a entender como a empresa trabalha, sua responsabilidade, etc. Mas não necessariamente você conseguirá medir adequadamente sua efetividade. Tenha isto em mente pois, por natureza, os resultados de SEO levam alguns meses para aparecer.

Pagamento por projeto

Enquanto serviços genéricos são uma boa forma de iniciar no mundo do SEO, você eventualmente pode precisar de uma estratégia que seja desenhada especificamente para você, profissional de saúde, gestor de clínica e dono de seu próprio consultório. Então ao procurar por uma agência de SEO, apenas assegure-se de considerar sua especialidade em sua área.

Se você quer um plano de SEO com um escopo limitado que seja personalizado para o seu negócio, você pode geralmente contratar para um projeto especial. Isto implicará em um preço especial levando a complexidade do projeto e a capacidade da agência, mas em troca você poderá ter resultados mais assertivos.

Investimentos mensais

Este é o modelo de investimento mais utilizado e mais adequado, principalmente porque o SEO produz melhores resultados se for trabalhado de forma contínua.

Como em qualquer outro tipo de serviço, os preços variam de uma agência para outra, e também de acordo com a complexidade do trabalho a ser realizado. Mas antes de fechar negócio, você pode realizar uma comparação entre os serviços oferecidos pelas várias agências de SEO e verificar como eles montam sua estrutura de preço para serviços similares.

Lembre-se de que diferentes são os serviços, estratégias, plataformas, estrutura e expertise das agências. De modo que a combinação destes fatores determinará a formação de seus preços.

Pagamento por hora

Serviços de consultoria normalmente são cobrados por hora. Isto é útil caso você não tenha ideia do que você precisa.

Uma vez que você tenha pago um consultor ou uma empresa para discutir por algumas horas suas necessidades e se o que eles falarem tiver sentido para você, então você poderá implementar um plano de SEO que pode te ajudar a suprir suas necessidades e alcançar os seus objetivos.

Investimento alto x baixo investimento

Agora nós chegamos ao ponto X da questão. Quanto custa fazer SEO? Como você provavelmente já viu ao longo deste posto, isto varia de empresa para empresa, dependendo de suas necessidades, orçamento, objetivos, etc.

Serviços de SEO podem começar com baixo investimento e subir gradualmente conforme os resultados apareçam. A questão é: quanto médicos e clínicas devem pagar para fazer SEO?

A melhor maneira é pesquisar e ponderar uma média entre o que as agências prometem e cobram.  Evite agências que te ofereçam preços que são baixos demais para ser verdade. Estas agências normalmente não são capazes de entregar resultados prometidos e você não terá um serviço de atendimento adequado.

Por outro lado, não há razão para investir R$ 15.000 mensais em pacotes básicos que inclua apenas link building, pesquisa de palavras-chave e relatórios de Google Analytics. Você precisa se assegurar que o dinheiro que você está investindo vale a pena.

Por esta razão, o melhor é olhar para preços que sejam razoáveis para iniciar. Pela nossa experiência, um plano mensal varia entre R$ 5.000 a R$ 10.000, e isto normalmente inclui serviços como site blogging, criação de conteúdo, guest blogging, mídias sociais, arquitetura de conversão, otimização on-page, backlinks relevantes, outras estratégias de marketing para médicos e clínicas e muito mais, dependendo do pacote que se ajusta a sua necessidade.

E não se esqueça que muitas agências oferecem preços especiais se você adicionar outras soluções como links patrocinados, inbound marketing e mídias sociais dentro de um pacote. Esta opção é especialmente vantajosa caso você queira resultados melhores e uma gestão mais integrada de marketing digital.

Confiança

Ao procurar por serviços de SEO, lembre-se de que não é apenas sobre dinheiro. Existe muito valor em encontrar um parceiro que seja confiável, tenha boa credibilidade, seja acessível e comprometido em assegurar que você alcance bons resultados.

Algumas agências te oferecerão mundos e fundos (como o primeiro lugar nas buscas em apenas 2 meses), mas você precisa ter bom senso. Se até mesmo você considera os preços muito baixos, como você acha que eles terão tempo para trabalhar o seu SEO? Eles não vão.

É melhor escolher uma agência que ofereça um preço razoável, que vá de encontro as suas expectativas e que você confie que possa te atender plenamente. Desta maneira, você terá todas as vantagens do SEO e conforto na sua decisão também.

Conclusão

Quando falamos em custa SEO para médicos e clínicas, você realmente precisa fazer comparações, agendar consultorias, ler revisões e pensar sobre o que você obterá em troca do dinheiro investido. O custo será diferente para cada situação, mas uma agência honesta encontrará maneiras de trabalhar dentro do seu orçamento e criar um pacote de benefícios para seu negócio. E sempre, sempre considere o retorno do investimento (ROI), e não apenas os seus gastos.

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