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Qual o diferencial de um especialista em marketing médico?

24 de janeiro de 2022 | | 0
palavra marketing escrito em azul com estetoscópio
(Banco de imagens: Shutterstock)

Profissionais que atuam com comunicação na área da saúde podem traçar estratégias eficazes para a obtenção de novos pacientes. Saiba mais!

Um especialista em marketing médico traz uma junção de conhecimentos técnicos em saúde com o domínio do que há de melhor nas estratégias de comunicação. E é justamente essa soma de forças que coloca esse profissional um passo à frente da concorrência.

Atualmente, o marketing — sobretudo o digital — é quem dita as regras do jogo em qualquer área do mercado. O especialista em marketing médico pode ser um profissional da área de saúde que domine o know-how da publicidade. Ou então, uma pessoa que atua no segmento do marketing e dedica seus esforços à produção de conteúdo digital para médicos.

Conheça, neste artigo, um pouco melhor sobre os diferenciais de um especialista em marketing médico e como é importante equilibrar os conhecimentos entre estratégia digital e conceitos teóricos de medicina, trazendo assim resultados eficientes para a sua clínica ou consultório.

Especialista marketing médico e os desafios da linguagem

Um especialista em marketing médico, seja ele quem for, tem como um dos seus principais desafios a adequação da linguagem a ser utilizada. Cada vez mais pacientes utilizam o Google e as redes sociais para pesquisar a respeito de doenças, sintomas, medicamentos e tratamentos, sendo necessário ter um extremo cuidado na hora de dialogar com esse público.

Ainda que não se possa, de maneira alguma, estimular a automedicação, é preciso ofertar aos usuários conteúdos relevantes sobre a área da medicina em que sua clínica ou consultório atua. Além de educar seu público-alvo e prospectar novos pacientes, um conteúdo bem direcionado pode ser responsável por gerar autoridade para o seu negócio.

Outro ponto que somente um especialista em marketing médico domina com clareza diz respeito aos limites da liberdade da publicidade médica. Existe um mito de que o marketing para profissionais da saúde é ilegal. A ideia até pode parecer coerente quando se interpreta que o marketing é uma estratégia agressiva em se conquistar novos clientes a todo custo.

O respeito consciente às normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, que estabelecem o que não se pode fazer na publicidade médica, garante um marketing bem executado e livre de problemas. Dentre as regras, podemos destacar que o marketing digital médico não pode:

  • Expor pacientes e fotos sensíveis, como de cicatrizes e de intervenções cirúrgicas;
  • Utilizar expressões sensacionalistas;
  • Prometer tratamentos exclusivos ou curas garantidas;
  • Divulgar metodologias sem comprovação científica;
  • Realizar sorteios para consultas ou tratamentos;
  • Anunciar valores promocionais de consultas, cirurgias e tratamentos.

Entenda o diferencial do especialista em marketing médico

Contratar uma agência que seja especialista em marketing médico, como é o caso da WSI Marketing Digital, é um investimento que pode trazer diversas vantagens para sua clínica. Empresas de comunicação que são nichadas, em geral, contam com colaboradores familiarizados com as particularidades de sua área de atuação.

Os profissionais do marketing digital focado em saúde sabem exatamente quais são as estratégias mais assertivas dentro do Inbound Marketing capazes de engajar os internautas e converter visitantes de sites, blogs e redes sociais em leads e futuros pacientes.

É preciso que os seus objetivos sejam claros, já que o marketing digital oferece distintas possibilidades. Sua empresa deseja novos pacientes? Ou fidelizar os já existentes? A ideia é consolidar a marca e sua autoridade no mercado? Expandir sua área de atuação para um novo público?

Com os objetivos pré-estabelecidos, os esforços da agência especialista em marketing médico podem ser direcionados exatamente para cumprir as expectativas da clínica ou consultório. Dentro deste cenário, é possível estabelecer quais serão os focos de atuação da estratégia:

  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • E-books;
  • Redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, LinkedIn);
  • Campanhas patrocinadas (como o Google Ads ou Instagram Ads).

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