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Quais são as limitações legais no Marketing Médico?

Médica grava vídeo seguindo uma das estratégias do marketing médico

O marketing médico é um tema que pode trazer dúvidas a respeito dos limites do conteúdo gerado, especialmente no que diz respeito ao bom senso ou confidencialidade. Afinal, esta é uma área delicada e que impacta diretamente na vida das pessoas — muitas vezes de maneira bastante séria, uma vez que os tratamentos e métodos preventivos promovem saúde e bem-estar nos indivíduos.

Outro aspecto importante do marketing médico está associado à autopromoção dos especialistas, que têm a obrigação de manter a ética de trabalho ao divulgar seus serviços. Para evitar que esse tipo de ação seja feito com irresponsabilidade, existem regras e limitações legais para ações de marketing na área da saúde.

Práticas ilegais no marketing médico

O Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão responsável por fiscalizar e normatizar a prática médica no Brasil, define alguns parâmetros que devem ser seguidos para a prática de marketing neste setor. Entre as proibições do CFM, está a publicação de “selfies” (autorretrato) com pacientes e a divulgação de preços de procedimentos, modalidades de pagamento aceitas e/ou eventuais descontos também é proibida.

Além disso, os médicos não podem se apresentar como “o melhor”, “o mais capacitado” e nem prometer “resultados garantidos”. A divulgação de práticas ou técnicas que não são comprovadas cientificamente também é proibida, de modo a evitar que o paciente seja enganado ou lesado de alguma forma.

Para fiscalização e cumprimento destas normas, o CFM conta com conselhos regionais que são responsáveis por investigar possíveis violações e condutas ilegais. Quando identificadas, estas ações são passíveis de advertências, multas e até suspensão de licença (dependendo da gravidade da situação).

Boas práticas de marketing médico

No que diz respeito às práticas permitidas no marketing digital médico, estão todas as que o Conselho Federal de Medicina entende como ações que promovem a livre concorrência. Em geral, as práticas permitidas são aquelas que informam e conscientizam as pessoas a respeito de cuidados com a saúde.

Nesse sentido, algumas ideias de marketing médico que podem ajudar na divulgação do seu consultório são:

  • Esteja presente nas redes sociais, sempre seguindo as regras do CFM;
  • Valorize seus clientes e ofereça um bom atendimento, de modo a ser bem avaliado nos canais do Google e outros sites que listam consultórios e profissionais de medicina;
  • Crie material informativo e explicativo, que seja do interesse de seu público;
  • Conceda entrevistas;
  • Converse com seu público, respondendo dúvidas sempre que possível e gerando engajamento dos seus seguidores;
  • Em vez de apenas promover ou oferecer um tratamento específico, dê dicas de saúde e métodos de prevenção;
  • Se posicione como um especialista na área, mostrando amplo conhecimento no assunto sem desrespeitar seus colegas de profissão;
  • Invista em um ambiente confortável para os pacientes, de modo que eles se sintam compelidos a divulgar seu consultório.

Agência profissional especializada em marketing médico

Para aliar as boas práticas de marketing médico a um trabalho de divulgação eficiente, o ideal é contar o suporte de profissionais especializados em estratégias de marketing digital. Ao contratar uma agência de marketing médico, é possível ter acesso a todo o entendimento técnico necessário para desenvolver e colocar em prática as melhores estratégias para conquistar mais pacientes e se posicionar como um especialista.

O trabalho de uma agência especializada também ajuda na conquista e fidelização do público por meio de ferramentas e técnicas de SEO e criação de conteúdo para mídias sociais. A WSI é uma agência que possui amplo conhecimento das melhores práticas de marketing digital, com profunda experiência na área da medicina.

Entre em contato conosco para descobrir todas as vantagens de investir em marketing médico dentro da legalidade, conquistando o público e gerando o engajamento de muitos clientes em potencial.

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