Porque o Google AdWords apresenta o melhor ROI em marketing para incorporadoras?

Google Adwords incorporadoras

Não há como negar. Hoje a internet é um dos principais meios de comunicação e venda para qualquer tipo de produto ou segmento. A internet revolucionou o mundo dos negócios e consequentementeo comportamento do consumidor. Para eles a internet é uma fonte importante e confiável na hora de ir às compras.

Segundo pesquisas realizadas pela TNS Research International, 9 em cada 10 brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra, e esse tipo de comportamento não é diferente quando falamos dos consumidores do setor imobiliário. Dados do InfoMoney apresentam que, em 2013, 60% do processo de compras efetivas de imóveis já era realizada pela internet e a tendência só aumentou ao passar dos anos.

Google Adwords incorporadoras

Ao decidirem investir em um imóvel, comprando ou alugando, os consumidores realizam pesquisas como comparação de preços, busca de fotos/vídeos dos imóveis e informações sobre a empresa. Por este motivo, a internet influencia fortemente o consumidor no processo de decisão de compra. Segundo dados do Google, em 2011, sobre o comportamento do consumidor:

 – 88% utilizam a internet na busca do imóvel

– 80% dizem que os anúncios online aumentam o conhecimento sobre os imóveis e a marca

– 79% olham no meio off-line e migram para o online

Mas você deve estar se perguntando, o que isto tem haver com o Google AdWords? Bom, o Google AdWords é a mais popular plataforma online paga de publicidade do mundo e possibilita que a empresa anuncie seus produtos ou serviços em posições privilegiadas nas redes de pesquisa do Google, atingindo seus potenciais clientes quando eles realizam uma busca. Segundo o site WordStream, o Google possui mais de 3,5 bilhões de pesquisa a cada dia e lida com mais de 1,2 trilhões de pesquisas na web a cada ano.

Diante desta realidade, muitas incorporadoras vêm investindo cada dia mais em estratégias de marketing, principalmente no meio digital, para se aproximar e fidelizar seu público-alvo. Investir em uma estratégia correta e saber que ela é efetiva sempre foi um grande desafio, por este motivo uma das maiores preocupações das incorporadoras atualmente, é conseguir mensurar o retorno sobre o investimento de suas campanhas. Alguns meios de divulgação ainda não conseguem apresentar precisamente estes tipos de informações e aí entra o Google AdWords.

Por que o cálculo do ROI é importante?

Return on investmentCom a internet cada vez mais presente no mercado imobiliário e a concorrência cada dia mais acirrada, mensurar o ROI se tornou muito importante seja em campanhas de links patrocinados, SEO, e-mail marketing ou através de uma empresa especializada em marketing digital.

O ROI, retorno sobre o investimento, é um indicador que determinar quais investimentos são rentáveis, o quanto que sua empresa está ganhando, e quais investimentos não são.

Analisar o ROI permite descobrir se as estratégias de divulgação estão sendo certeiras para atingir potências clientes. Além disso, o resultado adquirido a partir da análise do ROI auxilia em definir se há necessidade de aumentar o investimento das ações de marketing, reestrutura-las ou otimiza-las para melhorar os resultados.

Como calcular o ROI?

A mais de uma forma de calcular o ROI, ele pode ser calculado a partir da formula completa ou simplificada, que normalmente é a mais utilizada, pois possibilita um fácil entendimento. Independente da qual utilizada, o importante é obter os dados das ações de marketing e definir métricas tangíveis para as suas campanhas.

O cálculo da receita pode ser realizar pela fórmula:

ROI = (Lucro do investimento – Custo) ÷ Custo.

Vamos a um exemplo simples, uma empresa obteve R$ 25.000,00 em vendas, com margem de lucro de 30% e o gasto em sua campanha foi de R$ 3.000,00. Neste caso, o valor que deve ser utilizado no cálculo é R$ 7.500,00 (30% de lucro). Desta forma podemos calcular:

ROI = (R$ 7.500,00 – R$ 3.000,00) ÷ R$ 3.0000,00 = 1,5.

Para obter o resultado em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. No exemplo acima, o retorno seria de 150%.

A margem de retorno sobre cada investimento e segmento varia bastante, depende da ação realizada, qualidade no planejamento, execução, entre outras. É importante que a empresa sempre foque em atrair o cliente para um primeiro contato, desta forma, será possível gerar negócios a longo prazo através da fidelização.

Por quê utilizar o Google AdWords em relação as outras ferramentas de marketing tradicional?

Existem praticamente infinitas opções de meios de divulgação para o mercado imobiliário hoje. De off-line para on-line, como outdoors, folders, malas diretas, comerciais, divulgação em mídias sociais, banners em portais e blogs, entre outros. A maioria destas opções trazem resultados positivos, principalmente quando são trabalhadas em conjunto. No entanto, os meios de divulgação tradicionais não são capazes de mensurar precisamente seus resultados e nem oferecer vantagens na divulgação agressiva que o Google AdWords pode, como exemplo:

  • Resultados rápidos: Como é uma ferramenta de divulgação agressiva, não é necessário esperar muitas semanas ou meses para ver os resultados chegarem. Uma campanha pode ser configurada em apenas alguns minutos e lançada imediatamente.
  • Tráfego garantido:  O Adwords pode oferecer tráfego praticamente garantido, por aparecer para usuários que buscam pelo o que a empresa oferece em um posicionamento privilegiado.
  • Pagar pelo desempenho: Utilizar o Google Adwords significa apenas pagar pelo desempenho. Se você não receber cliques que você não paga.
  • Mensurabilidade: Com campanhas em PPC é fácil medir resultados, métricas e ROI.
  • Controle nas configurações: Nas campanhas no Google AdWords, é possível configurar a localização, dia, hora, dispositivos, entre outros.
  • Diversas extensões: Nos anúncios do AdWords é possível divulgar a localização física da empresa, contato telefônico e mensurar essas ligações, divulgar comentários de compradores, entre outras extensões.

Os benefícios que o Google AdWords traz para as incorporadoras

Podemos concluir que o Google AdWords é uma ferramenta de anúncios que colabora em aumentar a visibilidade, obter mais tráfego e leads para o seu site, além ampliar o reconhecimento da marca. Só porque seu anúncio recebe uma tonelada de impressões, mas poucos cliques, não significa que não está tendo um impacto positivo em seu negócio.

O AdWords disponibiliza anunciar em diversas redes, como blogs parceiros do Google e no Youtube, além de divulgar em diversos formatos, como anúncios gráficas e em vídeos. Com a segmentação precisa da ferramenta, é possível encontrar palavras-chave, informações demográficas e de interesses que são precisas ao ciclo de vida do público-alvo, atingindo-o em diversos momento quando está procurando pelo imóvel ou serviço. Outra estratégia vantajosa de anunciar no Google, é a possibilidade de realizar campanhas de remarketing, que possibilitam atingir usuários que acessaram o site, porém não converteram.

Podemos concluir que campanhas de PPC são ótimas para trabalhar em conjunto com outras estratégias de marketing digital, pois fornecem resultados instantâneos e analisa estes resultados à medida que eles acontecem, ao contrário do marketing de pesquisa orgânica. Utilizar todos os meios comunicação, permite que o usuário encontre sua incorporadora em qualquer momento e auxilia na fidelização desse cliente que veio a partir de anúncio pago.
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