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Por que usar as mídias sociais como solução para posicionar sua marca?

24 de setembro de 2015 |
Social Selling
(Banco de imagens: Shutterstock)

Os números referentes ao alcance das mídias sociais são realmente impressionantes, só o Facebook já atingiu 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente este ano, e as marcas estão aproveitando cada vez mais este crescimento para estreitarem a comunicação com seu público. Hoje, as empresas não têm mais a opção de estar presente ou não nas mídias sociais, pois mesmo sem um perfil ativo, as pessoas irão fazer elogios, críticas ou reclamações citando as marcas.

Veja o crescimento das mídias sociais.

Como qualquer outra ferramenta de marketing digital, nas mídias sociais é possível mensurar qual o resultado que suas ações de marketing estão gerando, quantas pessoas estão sendo impactadas, qual o volume de tráfego que é direcionado para seu site, ou mesmo quantas vendas são geradas pelos seus anúncios e conteúdo publicado nas mídias sociais. A WSI possui clientes de diversos segmentos (B2B e B2C) que atuam em diversas plataformas de mídias sociais para se comunicarem com seu público e estabelecerem uma presença sólida. A seguir vamos apresentar um exemplo real de como as mídias sociais ajudaram uma empresa de casamentos a aumentar a procura por seus serviços e fortalecer sua marca junto ao mercado.

Iniciamos a estratégia de marketing digital em janeiro desse ano, onde a página no Facebook já possuía 28.325 fãs, e em nove meses esse número chegou a 75.000 fãs, representando um crescimento de 165%.

Nos gráficos abaixo é possível notar o número de acesso ao site por meio das mídias sociais. Em seis meses o portal teve 128.875 mil, do qual 23.607 foram originados pelas mídias sociais.

Neste cliente especificamente o objetivo principal é gerar cadastros em sua base e agendamento de visitas presenciais na loja. As mídias sociais geraram mais de 3.700 cadastros entre janeiro e agosto, contra 263 no mesmo período do ano anterior.

A estratégia adotada dentro das mídias sociais conta com o auxílio de diversas ferramentas de monitoramento como Google Analitycs, LiveBuzz, entre outras, e com um conjunto de atividades:

  • Atualizações diárias de conteúdo;
  • Interações com os usuários;
  • Criação nova de identidade visual para as mídias sociais;
  • Cronograma de conteúdo;
  • Estratégia de melhores horários;
  • Análise de métricas (KPI);
  • Elaboração e controle de anúncios.

É importante que você tenha em mente exatamente o objetivo deseja atingir com as mídias sociais para que a estratégia correta seja montada para atingi-lo. Quando trabalhada em conjunto com outras estratégias de marketing digital, como SEO, links patrocinados e inbound marketing os resultados das mídias sociais são potencializados. Outro ponto importante nas mídias sociais, é possuir um site responsivo para você direcionar o tráfego. Hoje 70,5% dos usuários de mídias sociais acessam através de uma plataforma móvel, segundo pesquisa da ESET América Latina. Em nossos clientes, a média de conversão através de plataformas móveis é de 60%.

De acordo com a pesquisa realizada pela Revista Business Week, as empresas que apostam na plataforma possuem melhores resultados financeiros e operacionais, além do crescimento da popularidade. Abaixo colocamos uma apresentação feita pela WSI no consulado do Canadá, que mostra alguns pontos importantes para você utilizar corretamente as mídias sociais em sua empresa: