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Por que ter um blog médico?

1 de setembro de 2021 | | 53
Mulher utilizando um laptop em escritório
(Banco de imagens: Shutterstock)

Um blog médico se destaca como uma eficiente ferramenta de marketing para quem deseja atrair e fidelizar pacientes

Criar e manter um blog médico é uma das maneiras mais eficientes de atrair pacientes para seu consultório, uma vez que o posiciona como referência no assunto, conquistando credibilidade e confiança perante os pacientes. Além disso, esta é uma ferramenta que contribui diretamente para informar e educar a população geral, com potencial para alcançar um grande público.

O blog médico está entre os recursos mais eficientes do marketing digital médico, especialmente se levarmos em conta os atuais hábitos dos pacientes: que constantemente buscam por informações de saúde na internet. Quem possui um espaço com conteúdo relevante e de qualidade, portanto, acaba sendo encontrado e se destacando no ambiente online.

Entenda o papel do blog médico em uma estratégia de marketing

O blog médico destaca-se como uma importante estratégia do chamado marketing de conteúdo, que tem por objetivo levar informações relevantes ao público-alvo, atraindo, educando e fidelizando esses pacientes. De acordo com pesquisa realizada pelo próprio Google, 26% dos brasileiros utilizam a ferramenta de busca para tirar suas dúvidas a respeito dos problemas de saúde — antes mesmo de recorrer a um médico.

Levando este dado em conta, torna-se fácil entender a importância de um profissional de saúde ter um blog: a partir dele é possível alcançar toda essa parcela da população que utiliza o Google para encontrar informações relevantes a respeito de uma doença, tratamento, especialidade ou sintoma apresentado. Além disso, os internautas usam a internet para buscar recomendações de médicos, e quem aparece entre os resultados certamente ganha destaque.

Profissionais que investem na criação e manutenção de um blog médico para divulgar seu consultório, portanto, conseguem alcançar benefícios como:

  • Atração de público qualificado, que realmente se interessa pelo serviço oferecido pelo médico;
  • Ampla visibilidade online e destaque como referência na especialidade de atuação;
  • Possibilidade de ser descoberto por mais pacientes;
  • Construção do relacionamento com o paciente;
  • Posicionamento nos resultados dos principais mecanismos de busca;
  • Fortalecimento da imagem profissional;
  • Aumento da credibilidade dos serviços e tratamentos oferecidos.

Como criar um blog médico da maneira correta?

Ainda de acordo com o Google, as pessoas têm buscado cada vez mais informações sobre a saúde — e, com a pandemia de Covid-19, a tendência é que essa preocupação continue aumentando. Dados divulgados pela ferramenta de busca, por exemplo, apontam que as pesquisas pelos termos “faz mal” ou “saudável” aumentaram mais de 50% nos últimos anos, reforçando a importância de investir em conteúdo médico.

Por outro lado, o aumento das buscam reflete também no aumento da concorrência: há, cada vez mais, um crescimento na quantidade de conteúdos sobre saúde que são publicados diariamente na internet. Para conquistar visibilidade a partir de um blog médico, portanto, é fundamental que sejam aplicadas as corretas estratégias de SEO, inbound marketing e marketing digital. Isso inclui, entre outras coisas:

  • Utilizar palavras-chave relevantes;
  • Produzir conteúdo de qualidade, de maneira regular;
  • Ser original no conteúdo oferecido, sem fazer cópias;
  • Respeitar as regras do Conselho Federal de Medicina.

Como foi visto, investir em um blog médico pode ser bastante vantajoso para profissionais que desejam se destacar na internet e atrair mais pacientes para sua clínica. Entretanto, colher todos os benefícios deste tipo de estratégia não é uma tarefa tão simples quanto parece. Nesse sentido, contar com o apoio de uma agência de marketing médico pode ser a solução para aproveitar o blog da melhor maneira possível.