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O que é remarketing e por que investir?

17 de novembro de 2023 |
imagem ilustrativa para representar estratégia de remarketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

O remarketing utiliza anúncios para converter em clientes os usuários que já tiveram contato com a marca

Remarketing é uma estratégia de marketing digital que foca na conversão de usuários que já tiveram algum contato com a marca antes. Assim, ele é impactado por e-mails e anúncios enquanto realiza outras ações na internet.

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Quais são os benefícios de investir em remarketing?

Entre os principais benefícios de investir no remarketing, estão:

  • Aumento da taxa de conversão: como o usuário não costuma adquirir o produto na primeira visita, o remarketing incentiva a tomada de decisão;
  • Alcance de público altamente segmentado: o foco do são pessoas que manifestaram interesse na empresa;
  • Reforço do reconhecimento da marca: a empresa reaparece para o usuário em um momento oportuno, fortalecendo a presença da marca.

Como fazer uma campanha de remarketing?

O remarketing considera o comportamento das pessoas para a estratégia de conversão. Dessa forma, é possível criar listas e comunicações diferentes para usuários que tiveram reações distintas. Existem ferramentas que auxiliam na segmentação e no acompanhamento de resultados.

Quais são as formas de remarketing?

Como o remarketing impacta os usuários utilizando os produtos ou serviços específicos pesquisados anteriormente, ele possui uma alta personalização. É possível realizar utilizando:

E-mail marketing

Em algum momento da interação, o usuário cedeu informações que podem ser utilizadas para o envio de e-mails. Pode ser uma comunicação de boas-vindas ou algum conteúdo que o incentiva a adquirir o serviço.

Rede de display

Existem sites que permitem a divulgação de anúncios pagos por meio de banners. Nesses casos, o usuário acessa algum blog, por exemplo, e é lembrado do serviço ou item visualizado antes. Com as propagandas que aparecem no Youtube, o processo é semelhante.

Rede de pesquisa

No remarketing em rede de pesquisa, os produtos não aparecem diretamente em imagens, mas recebem destaque nas primeiras posições de resultados quando alguém realiza uma busca no Google. Isso permite aparecer para o usuário quando ele está procurando a solução novamente.

Facebook Ads

O remarketing feito no Facebook Ads prioriza a divulgação dos produtos dentro da rede social, seja no feed de notícias, seja na aba de contatos. Como as pessoas entram diariamente no Facebook, essa pode ser uma tática assertiva.

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Qual a diferença entre remarketing e retargeting?

Ambos os conceitos, remarketing e retargeting, possuem o objetivo de converter o usuário em cliente por meio de anúncios de produtos e/ou serviços que ele visitou ou que estão ligados ao tema pesquisado por ele.

No geral, retargeting é a nomenclatura utilizada por especialistas para falar sobre a estratégia. Já o remarketing é o nome da ferramenta do Google utilizada para essa finalidade.

Como utilizar o remarketing com o inbound marketing?

O inbound marketing produz conteúdos relevantes para cativar o potencial cliente. Assim, ele também utiliza o e-mail marketing para fortalecer o relacionamento com o público e amadurecer as tomadas de decisões.

Associar o remarketing e o inbound marketing faz o usuário caminhar no funil de vendas por não se limitar apenas ao envio pontual de e-mails. As comunicações são focadas em produtos e conteúdos nos quais ele manifestou interesse em outro momento.

Como implementar com sucesso?

O sucesso do remarketing depende de fatores como uma boa segmentação da audiência e planejamento da forma como o usuário será impactado. Contratar uma agência especializada em marketing digital evita o desperdício de recursos por garantir a:

  • Correta segmentação do público;
  • Adequação para cada tipo de audiência;
  • Geração de relatórios de performances;
  • Combinação com outras estratégias, como o inbound marketing.

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