Médicos e Clínicas

Por que Inbound Marketing é importante para médicos e clínicas?

Nos dias atuais não há como pensar em marketing sem que o termo “Inbound Marketing” venha a mente. De fato, a metodologia Inbound Marketing ganha novos adeptos a cada dia pelo seu baixo custo e alto potencial de retorno.  Esta prática se diferencia dos esforços tradicionais em marketing ao garantir que seu conteúdo atraia as pessoas certas, no momento certo.

O Inbound Marketing trabalha para atrair pessoas interessadas – que na maioria das vezes ainda são estranhos ao seu negócio – para empresas através da criação e distribuição de conteúdo informativo e educacional para potenciais consumidores no momento exato de suas intenções, ou seja, um conteúdo totalmente voltado ao que eles desejam, no momento em que procuram.

As estratégias tradicionais de outbound marketing, também chamado de marketing de interrupção, dão maior ênfase em interromper as pessoas quando elas estão focadas em algum outro conteúdo ou atividade. Ou seja, grande maioria das vezes estas estratégias não conseguem atingir o público-alvo de uma empresa.

Com estratégias de Inbound Marketing você terá maiores chances de ser aceito pelo seu público-alvo do que através de táticas de interrupção. Pense sobre anúncios em jornais e revistas, outdoors, telemarketing, carros de som e representantes de vendas batendo a sua porta. Estas estratégias te convencem a comprar um produto que você não está procurando?

Como o Inbound se aplica para médicos e clínicas?

Através das buscas na internet as pessoas não procuram somente seus sintomas e artigos relacionados, elas também buscam informações sobre médicos, clínicas e hospitais. Elas escolhem clínicas pelo que elas oferecem, e não somente pela sua proximidade. Deste modo, é vital que médicos e clínicas que desejam conquistar novos pacientes estejam posicionados de modo que potenciais pacientes os encontrem através de qualquer plataforma que utilizem.

Sabemos que muitas vezes orçamentos de marketing são limitados, especialmente na área médica. No entanto, um plano de Inbound Marketing se constitui em uma estratégia perfeita para diminuir seus custos de aquisição por paciente.  De fato, leads gerados através de Inbound Marketing custam até 61% menos do que leads gerados através do marketing de interrupção e outras estratégias de marketing digital tradicionais.

Inbound Médicos e Clínicas

Com Inbound Marketing médicos e clínicas podem divulgar seus conteúdos como artigos, posts em blog, vídeos educacionais e outros conteúdos em diversos canais para quando potenciais pacientes decidirem marcar uma consulta no momento em que estiverem procurando por uma clínica especialista em uma determinada especialidade. Esta é uma grande oportunidade para você ser visto com um expert, uma autoridade em sua área e, consequentemente, conquistar cada vez mais pacientes.

Como médicos e clínicas podem integrar o Inbound Marketing em suas práticas

No contexto descrito é indispensável que médicos e clínicas tenham websites que forneçam informações claras sobre os serviços oferecidos, prêmios, realizações, informações sobre saúde e tratamentos, e páginas para contato de potenciais pacientes interessados. Em termos de Inbound Marketing, um website é um grande começo, mas existem outros passos que garantirão a eficiência de suas campanhas.

A ideia é ganhar a atenção do paciente no seu website através de conteúdo relevante e de valor, mas que não seja considerado propaganda. Separamos algumas dicas para integrar o Inbound Marketing em suas práticas.

Facilite o uso de seu website

Assegure-se que suas informações, credenciais, localização e formulários de contato estejam facilmente acessíveis para pacientes em seu site. Pacientes, assim como todos as outras pessoas que utilizam internet, querem informações fáceis e rápidas. Seu website é o cartão de visitas de sua clínica ou consultório, é o seu primeiro contato com pacientes, então é necessário que todas as pessoas que o visitem encontrem todas as informações necessárias antes e depois da marcação de uma consulta.

Comece um blog e compartilhe seu conhecimento

Não é segredo que as pessoas buscam e pesquisam seus sintomas através da internet. As pessoas utilizam o Google para saber mais sobre causas, efeitos, prevenção e tratamentos para aquilo que estão sentindo. Você, como especialista em sua área, possui um conhecimento amplo sobre sua especialidade. Por que não compartilhá-lo através da web? Ao criar um blog, você pode escrever artigos que ajudarão a educar seus pacientes sobre seus sintomas antes de uma marcação de consulta. Esta prática não apenas reforça sua credibilidade, mas também lhe dá uma significativa vantagem em SEO – possibilitando que seu site apareça em melhores posições no Google para termos que se referem a sua especialidade.

Marque presença nas mídias sociais

Mais de 40% das pessoas dizem que informações em mídias sociais afetam o modo como lidam com sua saúde. Através das mídias sociais você pode manter uma comunicação personalizada e muito mais próxima dos seus pacientes. Existem inúmeras possibilidades de aumentar seu engajamento ao responder seus comentários, dúvidas e compartilhar conteúdo informativo sobre saúde e bem-estar.  As Mídias Sociais também dão a oportunidade de divulgar seus prêmios, credenciais e outras atualizações que sejam importantes para seus pacientes.

Estas ações ajudarão sua clínica ou consultório a fortalecer sua credibilidade e ser escolhida por novos pacientes. Estes pacientes não somente irão retornar para outras consultas, procedimentos e tratamentos, mas gentilmente irão te recomendar e indicar para seus familiares, amigos e qualquer outra pessoa interessada em sua especialidade, melhorando significativamente seus resultados e te tornando uma referência.

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