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Por que conhecer sua concorrência é um diferencial?

25 de novembro de 2021 | | 1706
Dois médicos se encarando
(Banco de imagens: Shutterstock)

Fazer o mapeamento da sua concorrência pode trazer múltiplos benefícios para o seu negócio.

Uma das dicas mais importantes para empreendedores de qualquer setor é conhecer sua concorrência. E no segmento da saúde não é diferente. A abertura de um negócio exige um plano de ação com múltiplos direcionamentos por parte de seu gestor, e é preciso realizar um estudo minucioso acerca dos esforços investidos pelas empresas concorrentes para entender como elas poderão impactar no seu negócio.

Outra consequência para aqueles que buscam conhecer sua concorrência é a aquisição de valiosas lições do que não se fazer. Quando se tem conhecimento de todos os elementos que fazem parte da cadeia do seu setor, é possível modificar rumos que estejam sendo malsucedidos, bem como reforçar algumas ações que podem contribuir ainda mais para o sucesso da sua clínica ou consultório.

Investigue seus concorrentes

Em primeiro lugar, para conhecer sua concorrência, é preciso identificá-la. E essa identificação não se restringe somente a saber quem são seus concorrentes, mas também:

  • Onde eles atuam;
  • Qual a estrutura e espaços físicos que oferecem;
  • Quais produtos e serviços eles disponibilizam;
  • Os diferenciais que ofertam;
  • Os preços que cobram;
  • O tipo de público que atraem.

Outra dica para conhecer sua concorrência é perguntar. Isso mesmo! Durante sua pesquisa, pergunte aos seus fornecedores quais produtos são mais solicitados pelo seu concorrente. Essa dica não significa que você deverá, imediatamente, investir no mesmo tipo de estoque, mas essa informação poderá ajudar seu negócio a analisar outra empresa.

No caso do segmento médico, uma boa dica também pode ser frequentar a concorrência como paciente para entender melhor sobre a qualidade dos serviços por eles oferecidos.

Estude os pontos fracos e pontos fortes dos concorrentes

É fundamental entender o que motiva os pacientes a procurarem pelos serviços da concorrência, como, por exemplo, promoções e diferenciais surgidos através de investimento em inovação e atendimento personalizado. Busque estudar, detalhadamente, cada item, como forma de entender seus erros e aperfeiçoar seus pontos fracos.

Conhecer sua concorrência também significa que nem somente de casos de sucesso eles vivem. Entender ações equivocadas que eles tenham adotado é um aprendizado importante para fazer exatamente o oposto e, assim, conseguir ganhar um diferencial onde a concorrência é deficitária.

Não hesite, também, em contar com a ajuda da sua equipe para que seu negócio deslanche e supere a concorrência. Incentive os demais profissionais da sua empresa a exporem ideias – seja outros médicos ou especialistas da saúde que trabalhem na clínica, seja recepcionistas e funcionários do setor administrativo.

Invista em marketing digital

Hoje, a internet tem sido um dos principais focos do investimento das empresas médicas. Portanto, conhecer sua concorrência significa, também, entender como ela vem lidando com o marketing digital e em quais canais ela tem investido.

Mapeie as redes sociais, o site e o blog dos seus concorrentes. Não esqueça também de conferir quais são as principais avaliações feitas por usuários acerca dos serviços prestados pela concorrência. As redes sociais se tornaram um excelente termômetro para verificar elogios, críticas e sugestões de consumidores, facilitando a aproximação com o público.

Em suma, são muitos os benefícios que você tem a ganhar ao conhecer sua concorrência. Todas as empresas que desejam não apenas se diferenciarem, como se consolidarem ou serem a maior de seu respectivo segmento, precisam passar, necessariamente, pelo mapeamento e entendimento das ações dos principais nomes concorrentes existentes no mercado.