Por que conhecer sua concorrência é um diferencial?

Por que conhecer sua concorrência é um diferencial?

Estar à frente da concorrência é sem dúvida um dos maiores objetivos dos empreendedores quando falamos de marketing de busca. Porém, para isso não é preciso entrar em uma disputa incansável (e infinita) pelas primeiras posições.

Quando falamos de marketing digital ou de busca, a estratégia mais inteligente e eficaz é conhecer e entender as táticas do concorrente e em cima disso montar a sua. Mas como é possível?

Existem diversas formas de você analisar cada ação do seu adversário e o ponto principal é identificar sua estratégia de marketing digital. Dentro dessa tática é importante analisar pontos como:

  • Quais os valores investidos em links patrocinados?
  • Quais são suas palavras-chaves relevantes?
  • Quais veículos são divulgados os conteúdos do seu concorrente?
  • Qual é o volume de busca que ele tem?
  • Como é a otimização do site do seu adversário?

Entre diversas outras possibilidades.

Atualmente é possível ter todas essas informações por meio de ferramentas específicas, ao contrário das mídias offline que não se tem essa especificidade.

Essas novas ferramentas te possibilitam analisar seu concorrente como também a sua própria empresa e entender de uma vez por todas como ele está a sua frente.

Esteja à frente do seu concorrente em tudo

Contudo, não basta apenas analisar a estratégia de marketing do adversário se você não oferece o melhor produto, atendimento e serviço. Isso na teoria parece fácil, mas na prática é pouco aplicado.

É importante que todas suas áreas operacionais estejam alinhadas com a proposta de valor da empresa e que esses estejam engajados com o seu cliente, caso contrário o resultado será realmente entristecedor.

Pontos básicos fazem toda a diferença, tais como:

  • Identifique seu concorrente: Todas as empresas têm concorrentes e antes de inicconcorrênciaiar uma estratégia é importante que identifique quem são eles, tenha foto nos diretos, mas não esqueça os indiretos. Use toda a base de informação adquirida nas ferramentas para buscar algo diferente daquilo que ele está fazendo, dessa forma você ganhará pontos com os clientes e consequentemente estará à frente dele.
  • Monte um time bom: seus colaboradores são os elementos mais importantes dentro de uma empresa, pois, juntamente com todas as estratégias, são eles quem lhe ajudarão a obter os resultados. Mas para que mantenha uma equipe engajada e motivada é necessário proporcionar a eles um ambiente adequado, ferramentas e materiais de boa qualidade. Ter um bom time trabalhando com você é o único fator que seu concorrente não poderá alcançar.
  • Seja o primeiro: Para se manter na competição é importante que o empreendedor esteja ligado às novidades do mercado, tanto nacional quanto internacional. Pois serão os produtos inovadores que trarão um diferencial a sua marca e que mostrará ao seu cliente você oferecerá a eles os produtos mais novos do mercado.
  • Atendimento: De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 61% dos consumidores afirmaram que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.
    Assim como você, o seu cliente também quer ter um atendimento eficaz, exclusivo e de qualidade, ou seja, ofereça isso a ele. Acima de todos os seus produtos e serviços o atendimento é o mais importante.
  • Preço: Oferecer um baixo valor não é uma estratégia inteligente. Essa tática só é mais uma oportunidade de uma venda e não de fidelizar um cliente. O preço deve estar de acordo com o mercado, nem muito a mais e nem muito a menos, mas sim dentro do esperado.

Estar à frente da concorrência não é uma tarefa fácil, porém necessária e que requer muita paciência. Inicie seu planejamento investindo tempo para alinhar todas as estratégias com sua equipe e fazer com que todas as áreas estejam falando a mesma língua, em especial a do seu cliente.

Veja mais dicas na matéria publicada pela Sebrae

Se depois dessas dicas ainda tiver dificuldades em traçar uma estratégia de marketing digital, procure uma consultoria especializada que ajudará, da melhor, forma a alcançar seus objetivos.