Fale conosco pelo WhatsApp

10 Podcasts de Medicina para você Acompanhar

19 de novembro de 2021 |
Médico com fone de ouvido em seu escritório
(Banco de imagens: Shutterstock)

Debates pertinentes ao universo da saúde são fonte de inspiração para muitos profissionais

O marketing médico vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, sobretudo no ambiente digital – e o podcast de medicina faz parte dessa nova realidade. É natural que profissionais da saúde já tenham seu tempo ocupado com os conhecimentos técnicos da área, mas também é importante que conheçam um pouco sobre marketing especializado.

Uma das formas mais interessantes de se manter atualizado sobre as novidades do marketing digital para clínicas, bem como sobre outros avanços que a transformação digital vem impondo ao segmento, é acompanhar podcast de medicina.

Outras estratégias de absorção de conhecimento técnico podem ser:

  • Leitura de e-books;
  • Assinatura de newsletters;
  • Documentários;
  • Acompanhar canais no YouTube.

O podcast é uma estratégia crescente nos últimos tempos. Uma espécie de substituto dos debates de rádio, esse ficheiro multimídia traz discussões e aprendizados realmente pertinentes sobre diversos assuntos.

Neste artigo, vamos reunir algumas dicas de podcast de medicina para te ajudar a revolucionar a maneira como você enxerga o marketing digital e a publicidade médica.

1. Podcast medicina: TED Talks Health

É possível que você já tenha ouvido falar do TED Talk, mas talvez ainda não saiba que eles possuem uma sessão de conteúdo dedicada a abordar, exclusivamente, pautas de saúde.

A marca, mundialmente famosa por divulgar palestras de grandes personalidades de diferentes nichos, realiza regularmente podcasts que agregam informações sobre a medicina: é o TED Talks Health.

Um diferencial desse podcast de medicina é o fato de o ouvinte poder englobar conhecimento técnico e visão ideológica de profissionais de diferentes localidades. São chamados médicos, cientistas e outros profissionais de todos os cantos do mundo.

2. Saúde digital

Essa indicação é excelente para os apaixonados por empreendedorismo e inovação, os dois principais focos do Dr. Lorenzo Tomé. O médico aborda as transformações digitais que vêm modificando a saúde.

Dados indicam que a sobrevivência das clínicas e consultórios depende, cada vez mais, da inovação. O podcast traz muitos convidados, que enriquecem o bate-papo com experiências pessoais e pesquisas científicas.

3. Fronteiras da Ciência

Outro podcast de medicina interessante é este. A iniciativa parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e já possui mais de dez temporadas, com centenas de episódios.

Cada podcast possui um eixo central e os convidados discutem para desvendar o assunto, sempre com um olhar focado na ciência e avesso aos sensacionalismos comuns da imprensa.

4. Medicina em debate

Esse podcast aborda temáticas relativas à medicina, saúde e política – temas que impactam no dia a dia de toda a população.

Temas polêmicos para o setor são pautados, levando reflexões para profissionais da saúde – e também para a população em geral – acerca de situações que interferem diretamente na rotina e na qualidade de vida das pessoas.

5. 15 minutos em emergência

Esse podcast de medicina, como seu próprio nome já diz, traz discussões relacionadas ao atendimento de emergência. Seu principal objetivo é trazer informação ao ouvinte de um modo claro e direto, externalizando os desafios dessa área específica da medicina.

Os responsáveis pelo programa são os estudantes de Medicina de Emergência da disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), em conjunto com a Manole Educação.

6. Literatura Viral

Se tem algo que entrou em debate nos últimos anos não só no universo da medicina, como em todos os nichos, foi o coronavírus, graças à pandemia de Covid-19.

O Literatura Viral é uma opção indispensável para quem gosta desse tema. Comandado por Áureo Lustosa Guérios, um doutorando em Humanidades Médicas, o projeto tem como missão relacionar história de doenças e a ciência com a literatura.

7. MedCast

Com cinco anos de existência, esse podcast é apresentado pelos profissionais cearenses Dr. Roberto Maranhão e Dr. Daniel Coriolano, e já possui mais de 100 publicações.

Questões como obesidade, melhoria de atendimento, ética médica, investimento no segmento da saúde e dicas de economia para estudantes de medicina são recorrentes no projeto.

8. NeuroCast

Podcast nichado, essa opção aborda temas exclusivos sobre a neurociência. Seus conteúdos são produzidos pelos estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o objetivo de disseminar assuntos dessa especialidade médica de maneira dinâmica.

9. DrauzioCast

O reconhecido médico Drauzio Varella é bastante famoso por suas participações em programas na TV, rádio e internet. O especialista é referência para muitos brasileiros em diversas temáticas sobre saúde.

Em seu próprio podcast, o oncologista detalha, didaticamente, os diversos assuntos pertinentes à área da saúde, priorizando a abordagem de temáticas que estejam em alta.

10.  Maratona da Saúde

Esse podcast de medicina traz como diferencial o convite a grandes nomes da medicina brasileira. Médicos de referência participam dos episódios e contribuem com debates como medicina reprodutiva, doença de Alzheimer ou esclerose múltipla.