Planejamento de SEO: Ferramentas Indispensáveis para analisar o desempenho do seu site

Planejamento de SEO: Ferramentas Indispensáveis para analisar o desempenho do seu site

Planejamento é fundamental na hora de construir um projeto de SEO para o seu site, logo, antes de botar a mão na massa e começar a fazer alterações por todo o lado, um estudo e análise de todo o site é recomendado. Isto não apenas lhe poupa tempo como também o ajuda a identificar problemas e soluções até então passadas despercebidas. As ferramentas de SEO oferecem informações valiosas e detêm de funcionalidades específicas para diversas situações.

Hoje, resolvi separar algumas das ferramentas que usamos diariamente em nossos clientes e compartilhar suas funcionalidades além de mostrar como são indispensáveis na hora de analisar o desempenho do seu site.

Ferramentas indispensáveis para o seu site

As ferramentas abaixo são essenciais para criar ou melhorar suas estratégias em aumento de visibilidade orgânica, já que a maioria delas nos elementos que irão ajuda-lo a melhorar o seu trabalho e até direcionar seu esforço para as áreas com maior prioridade em um primeiro momento.

Como falei anteriormente, cada uma delas possuem suas funcionalidades características, o que as tornam únicas e de uso indispensável ao utiliza-las corretamente e no momento certo:

Google Webmaster Tools (Search Console)

Uma das ferramentas de suporte do Google mais conhecidas e usadas, o Google Webmaster Tools permite ao usuário configurar a ferramenta de forma a capturar o tráfego orgânico, termo pesquisado pelo usuário ao acessar o site a página de destino.

Identificar erros de títulos e descrições duplicadas, melhorias em desempenho, rastreamento de urls do site, entre outros, são apenas algumas das diversas funcionalidades disponíveis ao usuário.

Para criar uma conta, não é necessário muito, apenas uma conta gmail e seguir as etapas apresentadas. Na dúvida, é só dar uma lida no material de apoio do Google para Webmasters.

Screaming Frog Spider

Se você ainda não conhece este programa, provavelmente você irá tê-lo como melhor amigo daqui para frente!

Com o Screaming Frog você é capaz de passar um scan por todo o site (o programa possui uma versão gratuita com um limite de 500 páginas, entretanto, na versão full essa limitação é retirada), e examinar todas as suas urls e detectando problemas comuns que atrapalham o desempenho e rankeamento nos buscadores.

A análise do Screaming Frog é rápida e lhe poupa muitas horas de trabalha acessando e analisando página por página do seu site.

Dentre suas funcionalidades, o programa é capaz de detectar problemas como:

  • Links quebrados;
  • Redirecionamentos;
  • Títulos e descrições das páginas
  • Estrutura de Headings dentro de todas as páginas;
  • Conteúdo Duplicado;
  • Gerar Sitemap.Xml;
  • Integração com Google Analytics;
  • Exportar dados em relatório completos.

Ahrefs – Site Explorer

Umas das melhores e mais confiáveis ferramentas para análise e rastreamento de backlinks atualmente, o Ahrefs é uma ótima ferramenta de apoio para o Analista de SEO, pois além de oferecer informações valiosas e bem estruturadas sobre a qualidade e força dos seus backlinks, auxilia no desenvolvimento e planejamento de estratégias de Link Building.

Algumas das principais métricas disponíveis no Ahrefs são:

  • Backlinks – acompanhamento de backlinks novos e perdidos;
  • Domínios de referência – acompanhamento de domínios novos e perdidos;
  • URL rating – apresenta a força que um backlink teria para determinada url em uma escala de 1 a 100;
  • Domain rating – apresenta a força que um backlink teria para determinado domínio em uma escala de 1 a 100;
  • Palavras-chaves – lista palavras-chaves orgânicas posicionadas e sua respectiva página de destino;
  • Keyword Difficult – baseando-se nas no volume de busca
  • Top Pages – lista as páginas do site de maior força e relevância para os buscadores;
  • Content Explorer – encontre os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais sobre qualquer tema;
  • Keywords Explorer – consiga uma lista de ideias de palavras-chaves, volume de busca, cliques, pontuação de dificuldade de rankeamento, etc.

GTmetrix – Website Speed and Performance Optimization

Velocidade de carregamento, análise de performance são fatores que influenciam muito a experiência do usuário, por isso, a próxima ferramenta tem a função de escanear todo o site e levantar dezenas de indicadores que irão providenciar um resumo do desempenho do site e recomendações de como otimizá-lo e corrigir os pontos necessários.

O GTmetrix permite a criação de uma conta de usuário e assim fornecer dados mais completos sobre a ‘saúde do site’ mas mesmo sem uma conta é possível analisar a velocidade do sue site.

SemRush – Ferramenta de Análise Competitiva

Entre as ferramentas de SEO, o SemRush pode ser utilizado para análise de posicionamento orgânico, concorrência e análise de palavra-chave. Com ele, você é capaz de conseguir informações relevantes e valiosas para um estudo de concorrência, gerando relatórios de backlinks, palavras-chaves posicionadas, volume de busca, domínios de referência, listagem das principais páginas do site, etc.

Antes de ir mais fundo em sua pesquisa de palavras-chaves, é interessante consultar relatório de keywords do SemRush tanto para o seu site quanto para alguns dos principais concorrentes. O relatório lhe fornece informações como:

  • Palavra-chave;
  • Poscionamento orgânico atual e anterior;
  • Volume de busca;
  • Keyword Difficulty – estimativa da dificuldade de rankeamento da palavra-chave em questão, quanto maior a porcentagem, maior a dificuldade em atingir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa orgânico do Google;
  • URL – página de destino apresentada nos resultados de busca para a palavra-chave em questão;
  • % de Tráfego orgânico – uma estimativa do tráfego proveniente da palavra-chave para o site no período em questão;
  • Tendência de pesquisa – apresenta um gráfico dos últimos 12 meses com o interesse dos pesquisadores na palavra-chave;
  • SERP – um exemplo da página de resultados de pesquisa para a palavra-chave informada.

Cognitive SEO – Análise de Backlinks

Essa ferramenta irá lhe dar aquele empurrãozinho que faltava para você colocar em prática sua estratégia de Link Building. Com o Cognitive SEO é possível ficar a passo a frente dos seus concorrentes com uma análise ativa  dos backlinks do seu site e dos seus competidores.

Cada backlink pode ser analisado profundamente e conseguir informações de deeplinks, confiabilidade do domínio que linkou para o seu website, bem como outros fatores que listam a qualidade de determinado backlink. Com a ferramenta ainda é possível:

  • Identificar e prevenir penalidades por link não naturais – muitas vezes, uma estratégia de link building mal executada pode trazer problemas a partir do momento que o Google identifica aquisição de backlinks de forma não saudável (spam) e ser penalizado. Outras vezes, uma ação de marketing negativa pode levar as mesmas consequências;
  • Backlink Checker – faça uma varredura por todo o site e consiga informações sobre backlinks, gere relatório de centenas de sites rapidamente;
  • Identifique ótimas oportunidades de Links;
  • Alertas automáticas para ganhos e perdas de links;
  • Identifique as estratégias de links dos seus competidores.

Existem muitas outras ferramentas de auxilio e apoio para nos ajudar a criar e melhorar nossas estratégias de SEO, avaliar o desempenho e fornecer informações valiosas sobre o nosso site a nossos concorrentes.

Se você conhecer outras ferramentas de SEO, não deixe de compartilhá-la nos comentários.

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