Fale conosco pelo WhatsApp

Os 5 Principais Plugins de SEO para seu Site WordPress (E como Instalá-los)

Yoast SEO Plugin Wordpress

O WordPress é uma plataforma usada por muitos sites na Internet. Escrito em PHP e com um banco de dados em MySQL, permite o gerenciamento de conteúdo web para a criação de sites e blogs. Além de ser bem completo e útil, o WordPress permite a instalação de plugins que facilitam a sua utilização de administrar/gerenciar todo o conteúdo, permitindo otimizações do site em vários sentidos.

Neste post falaremos sobre 5 Plugins de SEO para o WordPress que auxiliarão na otimização do site pensando em sua estratégia de SEO. Todos os plugins citados nesse post são gratuitos e podem ser encontrados no próprio site do WordPress.

1. Yoast SEO

Considerados por muitos o melhor plugin para SEO do WordPress, o Yoast SEO oferece recursos indispensáveis para quem deseja otimizar seu site nas ferramentas de busca.

Permite gerenciar títulos, meta-descriptions, slug, taxonomias, sitemap, breadcrumbs, rss e mais. Além de fazer avaliações sobre seus artigos, identificando os pontos fortes e fracos para que o mesmo seja encontrado no Google através de uma palavra-chave.

Como resultado da avaliação ele sugere o que pode ser melhorado para que a página suba no ranking de pesquisas do Google para uma determinada palavra-chave.

Instalação

  1. No painel de configuração do WordPress, clicar em Plugins > Adicionar novo.
  2. Na caixa de pesquisa digitar “Yoast SEO” e selecionar Instalar agora no plugin da Yoast.
  3. Quando terminar a instalação, clicar em Ativar, no mesmo bloco.

Uma opção SEO com as configurações do plugin será criada no painel quando o plugin for ativado com sucesso.

2. W3 Total Cache

W3 Total Cache Plugin SEO WordPress

O W3 Total Cache é um plugin essencial para qualquer site WordPress. Ele aumenta consideravelmente a velocidade do site, promovendo um desempenho maior, consequentemente um melhor rankeamento nas buscas do Google e uma experiência bem mais valiosa para o usuário.

O melhor desempenho é obtido porque ele guarda em cache todos os aspectos do seu site, reduzindo o tempo de carregamento das páginas, trazendo uma nova e alta performance para o seu servidor.

Instalação

  1. No painel de configuração do WordPress, clicar em Plugins > Adcionar novo.
  2. Na caixa de pesquisa digitar “W3” e selecionar Instalar agora no plugin da W3 Total Cache.
  3. Quando terminar a instalação, clicar em Ativar, no mesmo bloco.

Assim que o plugin estiver ativo, uma nova opção Performance aparecerá no painel do WordPress.

3. Akismet

Akismet Plugin SEO WordPress

O Akismet é um plugin que protege o seu site contra spams em comentários e trackbacks. Ele mantém o seu site protegido 24h. Evite comentários de spam, eles prejudicam a imagem e a qualidade do nosso website.

Todos os comentários que são postados no seu blog passam pelo plugin do Akismet. Ele identifica se o comentário é válido ou é considerado spam, e mantém o comentário ou direciona para a lixeira.

O Akismet já vem “instalado” no WordPress e você precisa apenas ativá-lo.

Instalação

  1. No painel de configuração do WordPress, clicar em Plugins > Plugins instalados.
  2. Localizar o Akismet e clicar em Ativar.

4. Google Analytics Plugin for WordPress

Google Analytics for WordPress Plugin SEO

Mais do que instalar o Google Analytics no seu site, o plugin Google Analytics for WordPress oferece configurações para rastreamento no Google Analytics como tracking de links externos; variáveis customizadas( nome do autor, categorias, ano de publicação ); ignorar dados do administrador do site( bem útil para evitar as visitas no seu site sejam infladas por você mesmo ); rastreamento de download de arquivos como .xls, .doc, .exe, .pdf, entre outros; possibilidade de rastrear links internos como sendo externos( útil para rastreamento de links afiliados ).

Ter esse plugin do Google Analytics instalado no seu site WordPress é indispensável para saber como você está indo e como você pode melhorar o seu site.

Instalação

  1. No painel de configuração do WordPress, clicar em Plugins > Adicionar novo.
  2. Na caixa de pesquisa digitar “Google Analytics for WordPress”.
  3. Na primeira opção “Google Analytics by MonsterInsights”, clicar no botão Instalar agora.

Assim que instalado, clicar em ativar. Uma opção nova no painel será habilitada.

Assim que o plugin estiver ativo, você precisa fazer sua autenticação na página de configurações. Seguindo esses passos você estará pronto para começar a monitorar suas informações através do plugin do Google Analytics for WordPress.

5. SEO Friendly Images

SEO Friendly Images Plugin SEO WordPress

Se você trabalha com SEO e não se preocupa com os atributos das imagens em seu site ou blog, você pode estar perdendo preciosas visitas.

O plugin SEO Friendly Images é para a otimização das imagens no seu WordPress. Ele configura automaticamente títulos e textos alternativos (alt tags) para todas as imagens do seu site.

Blogs e sites que utilizam muitas imagens em seu conteúdo, precisam desse plugin para economizar uma boa quantidade de tempo.

O tráfego vindo da busca por imagens do Google não pode ser deixado de lado, ele é bem importante para que o número de visitas no seu site cresça.

Esse plugin vai facilitar a sua vida na hora de ganhar essas visitas. O alt text é um atributo essencial para os mecanismos de busca, é ele quem descreve as suas imagens para os robôs e é uma informação a ser considerada quando alguém faz uma pesquisa por determinada imagem.

O title, pouco menos importante, é o texto que aparece quando o visitante passa o cursor sobre a imagem.

Instalação

  1. No painel de configuração do WordPress, clicar em Plugins > Adcionar novo.
  2. Na caixa de pesquisa digitar “SEO Friendly Images”.
  3. Na primeira opção a selecionar, clicar em Instalar agora.

Assim que estiver instalado, clicar em ativar e uma nova aba aparecerá no seu painel.

Conclusão

Acima foram listados 5 plugins de SEO para WordPress que são essenciais para uma boa estratégia de SEO em seu site, eles são gratuitos e o uso deles é altamente recomendado para bons resultados. São fáceis de instalar e configurar, e possuem uma interface simples para gerenciar o que proporcionam.

Checklist de SEO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *