Médicos e Clínicas

O que médicos e clínicas devem observar ao escolher sua agência de marketing digital

Assim como acontece ao contratar qualquer empresa, você precisa considerar alguns fatores antes de contratar uma agência de marketing para médicos e clínicas. Enquanto há boas razões para contratar uma agência de marketing digital, escolher a empresa errada para trabalhar suas ações online pode ser um erro custoso.

Hoje vamos falar sobre algumas maneiras em que você pode identificar seu potencial parceiro digital e evitar erros antes de fechar um contrato.

Felizmente, desde que você saiba o que olhar e o que evitar ao contratar uma agência de marketing digital, será fácil se prevenir de empresas desonestas e ineficientes.

1.      Esteja atento ao discurso “muito bom para ser verdade”

Uma maneira muito comum em que empresas de marketing suspeitas utilizam para atrair novos clientes é fazer discursos mirabolantes e promover garantias espetaculares – garantias essas que, claro, nunca se tornam verdade. Esteja atento se você se deparar com algumas das seguintes promessas:

  • Nós vamos aumentar seu tráfego com milhares de inbound links! Algumas empresas prometem aumentar o seu tráfego ao conseguir milhares de links para o seu site. Estes links são de baixa qualidade, e mesmo assim o Google penaliza sites que conseguem tráfego desta maneira. Não caia nesta armadilha.
  • Nós não vamos cobrar nada! Nossos serviços são gratuitos! Esta é um grande sinal de alerta de que o solicitante em questão está apenas tentando coletar suas informações pessoais e não pretende te oferecer nada em troca. Algumas agências legítimas e honestas podem vir a oferecer descontos, free trials e outras propostas para diluir seus custos em uma solução mais vantajosa. Nestes casos, lembre-se sempre de analisar cada linha do acordo para garantir que ele seja tão bom quanto parece.
  • Nós vamos te colocar na primeira página do Google... garantido! – Nenhuma empresa pode oferecer uma garantia completa de te posicionar na primeira página (e muito menos na primeira posição). Elas podem, no entanto, garantir melhores rankings, mais palavras-chaves posicionadas, mais páginas indexadas e maiores chances de que você seja encontrado na web, mas nenhuma empresa possui algum tipo de controle para garantir que seus clientes vão alcançar a primeira página.

2.      Descubra exatamente o que eles farão por você

Certifique-se de ter uma ideia de como a agência irá produzir os resultados que está prometendo, sejam os resultados melhorar seus rankings ou reparar sua reputação online. Agências que dizem como se tivessem uma fórmula secreta para atingir resultados provavelmente não estarão fazendo muito – ou pior, elas podem se utilizar de técnicas black hat de SEO, potencialmente levando o seu site a ser penalizado pelos mecanismos de busca.

Por exemplo, se a agência pretende aumentar seu tráfego orgânico de pesquisa utilizando SEO, descubra quais técnicas ela utiliza para este fim. Não há a necessidade de você entender todos os detalhes técnicos, mas você deve saber qual o plano de tabalho adotado e quais as palavras-chave que serão trabalhadas. Idealmente, é recomendável que uma agência utilize um plano que inclua marketing de conteúdo para médicos e clínicas e otimização de websites.

O que médicos devem observar marketing digital

Você também vai querer descobrir se sua empresa de marketing digital executa serviços de otimização de suas contas nas mídias sociais. Acima de tudo, estatísticas mostram que mais de 40% das pessoas levam em conta avaliações online de médicos e clínicas nas mídias sociais. Então se você estiver procurando conquistar novos pacientes através do marketing digital, certamente é uma boa ideia considerar uma agência que faça otimização em mídias sociais e gerenciamento de avaliações online.

3.      Cheque seus perfis nas mídias sociais e avaliações

Não apenas sua futura agência de marketing digital deve otimizar suas contas nas mídias sociais, mas ela também deve ter um perfil profissional ativo e atualizado nas diferentes mídias sociais. Isto porque, como você vai confiar em uma empresa para melhorar sua presença online quando ela não consegue resolver seus próprios problemas?

Procure identificar se estas empresas tem uma página atualizada, relevante e que gere interações no Facebook. Também, procure checar o perfil no Twitter e avaliações online. Confira o que as pessoas dizem sobre estas empresas em suas mídias sociais.

4.      Assegure-se de que seus valores sejam razoáveis

Para ter a certeza que você estará fechando um bom negócio, você precisa conferir as avaliações desta agência comparada a outras agências oferecendo serviços similares. Tenha em mente que a menos que você precise de um trabalho estritamente pontual, como construir ou reformular seu website, você provavelmente estará pagando um fee mensal.

Note que se uma agência oferece preços incrivelmente baratos, este é um sinal de que o tipo de trabalho não será consistente, não terá suporte de profissionais especializados e não será utilizada tecnologia de ponta para trabalhar sobre seus objetivos. Por exemplo, SEO de alta qualidade é um processo gradual e deve ser trabalhado constantemente. Mas com um bom de tempo e paciência, ele irá se pagar, e depois proporcionar um incrível retorno do investimento.

Qualquer agência de marketing digital para médicos e clínicas que seja confiável entende que este processo leva tempo, dinheiro, expertise e esforços para melhorar seu posicionamento e ampliar sua presença online, e então vão montar o preço desta solução adequadamente.

5.      Atente-se para estes sinais de alerta

Algumas “agências de marketing” querem apenas pegar seu depósito e ir embora. Aqui estão alguns pontos de alerta:

  • Você descobriu sobre esta empresa através de um e-mail não solicitado
  • A empresa está te pressionando para fechar contrato imediatamente em troca de serviços gratuitos
  • A agência não utiliza nenhum tipo de contrato formal
  • A agência divulga benefícios de conexões poderosas, como conhecer algum do Google que pode te colocar em vantagem.

6.      Investigue seu portfólio

Quer você esteja procurando reformular o website da sua clínica ou apenas queira atrair potenciais pacientes para seu site através de SEO e marketing de conteúdo, você precisa ver alguns exemplos do trabalho que esta empresa tenha produzido, assim como o depoimento de alguns de seus clientes.

Adicionalmente, você pode entrar em contato com empresas atendidas por esta agência e conversar como o trabalho foi desenvolvido e quais os resultados alcançados.

7.      Siga estas dicas adicionais para uma experiência positiva

  • Determine seus objetivos antes de assinar contrato. Desta maneira você pode acompanhar o seu progresso e verificar se a agência está te ajudando a alcançar estes objetivos. Se você não está certo de quais deveriam ser seus objetivos, fale com um consultor especializado.
  • Escute sua intuição. Se há alguma coisa nesta agência que o impeça de confiar 100%, mesmo que tudo aparentemente possa parecer ok, procure outra agência.
  • Escolha uma agência que conheça sua atividade. Foque em agências que são especializadas e já atendam o setor da saúde.

 

No final, tudo depende de confiança. Você precisa assegurar que outras pessoas tiveram boas experiências com a agência em questão e que eles realizaram um bom trabalho no passado. Contratar uma agência de marketing digital sempre envolverá pontos de atenção, mas se você fizer sua lição de casa primeiro, então muito provavelmente você terá uma experiência e resultados muito satisfatórios para sua clínica ou consultório.

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