Fale conosco pelo WhatsApp

O que é Social Media Optimization?

Com as novas redes sociais, canais de mídia social, blogs, sites de bookmarking e outras ferramentas relacionadas na internet, os sites de busca deixaram de ser uma das únicas fontes para gerar tráfego para o seu site. O trabalho bem feito nas mídias sociais, gerando conteúdo significativo e relevante para seu público alvo,  pode gerar mais trafego para seu site do que a primeira posição nos mecanismos de busca, criando assim um novo processo chamado SMO, ou Social Media Optimization.

Social Media Optimization – Marketing Boca a Boca

O SMO (Social Media Optimization) é uma forma digital do marketing boca a boca, através do uso de bookmarking, redes sociais, e compartilhamento de mídias, como videos, fotos e música. A essência do Social Media Optimization é dar as pessoas um motivo para visitar o link para seu site que foi publicado nas mídias sociais, por conta do conteúdo relevante.

O SEO (Search Engine Optimization) é completamente diferente do SMO. Com as mídias sociais você esta no mercado falando diretamente com seu público-alvo, enquanto no SEO você esta falando com os sites de busca. O SEO é a construção de links e conteúdo voltado para os mecanismos de busca, enquanto no SMO a construção de links e de conteúdo é voltada para pessoas.

Regras básica para o SMO (Social Media Optimization)

Abaixo estão algumas das regras básicas para melhorar a otimização de suas mídias sociais:

  • Aumente sua simpatia: Aumentar a simpatia, adicionando conteúdo novo, original e interessante faz as pessoas utilizarem ele como recursos. Procure trabalhar com blogs, artigos, estatísticas e busque também as palavras-chave corretas
  • Deixe o  Bookmarking sempre disponível: Inclua os botões “Quick Add” para as mídias sociais ou links que facilitem a publicação de seus artigos. Isso facilita a interação dos usuários e seu conteúdo pode ser disseminado com mais facilidade.
  • Ajude seu conteúdo a viajar: Quando o seu conteúdo é “portátil” (vídeos, fotos, PDFs e arquivos de áudio), submete-los a sites relevantes irá ajudar a circulação do seu conteúdo, gerando assim links para seu site.
  • Incentive o mashup: Em um mundo de co-criação, vale a pena ser mais flexível quanto a permitir o uso do seu conteúdo, isso pode ajudar a fortalecer sua marca e gerar mais tráfego para seu site.
  • Conteúdo é tudo: Lembre-se de sempre gerar conteúdo que seja significativo para seu público-alvo. Esse conteúdo não precisa ser somente sobre os produtos de sua empresa, mas deve ser sobre assuntos que sejam relevantes para seu público. Por exemplo, se sua empresa vende roupas, o conteúdo significativo para seu público -alvo pode ser relacionado a moda.

A WSI é especialista em SMO (Social Media Optimization) e pode ajudar sua empresa nesse novo desafio. Confira nossos materiais de marketing disponíveis sobre o assunto.