
Já faz algum tempo que muitos negócios, pequenos ou grandes, têm optado pela internet para promover seus serviços e/ou produtos. No entanto, apenas possuir um site não garante “superioridade” aos concorrentes, pois é muito comum encontrar sites melhores e bem posicionados na busca do Google. Esse posicionamento só acontece por um motivo: o uso do SEO. Mas o que é SEO? E o que faz dele uma estratégia importante?
Saiba o que é SEO
SEO é uma sigla, que significa Search Engine Optimization (otimização de busca de sites). Esse processo ajuda a ferramenta de busca compreender melhor a importância da sua página, e assim posicioná-la melhor nos buscadores, como o Google. O SEO funciona da seguinte maneira: quando alguém procura por um determinado assunto, certamente ele usou pequenos termos, palavras-chave. Por exemplo: “O que é marketing digital?” ou “Para que serve o Linkedin?” ou somente “Marketing Digital”. Se o seu site estiver bem trabalhado em SEO e bem posicionado nos buscadores, aparecerá diretamente ao interessado.
Mas, deve-se ter em mente que SEO não é uma prática infalível. O sucesso dependerá do seu site, do site de busca e da sua motivação para adequar ao máximo às possibilidades ao buscador.
Dicas Básicas para Aplicar SEO
– Sempre tenha em mente usar palavras-chave que fortalecem a busca no Google, ajudando no posicionamento. Por exemplo: você quer criar um site para sua loja de perfumes, então o ideal é pesquisar por termos simples como também os compostos na hora de escolher as principais palavras-chaves que deseja usar: perfumes delicados, perfumes suaves, perfume para mulher, perfumes, fragrâncias masculinas e por ai vai.
– Crie conteúdos para o seu site já planejando colocar as palavras-chave no conteúdo e/ou no título;
– Pense em como um possível cliente ou leitor para o seu site buscaria por seus produtos ou serviços usando determinados termos, então, coloque no artigo;
– Crie parceria com sites similares ao seu, já que pode garantir links externos para o seu site.
Aplicando SEO com moderação
Mesmo conhecendo o conceito de SEO e sua importância para destacar os negócios, a prática deve ser cautelosa e moderada. O excesso descuidado das técnicas de SEO pode deixar a qualidade de lado, acarretando em punições, com perdas de posições no Google e até mesmo sua exclusão. Portanto, não abuse.
Critérios de Posicionamento do Google
Para conseguir bom posicionamento nos mecanismos de buscas é necessários que tenha relevância no assunto buscado, para isso, há vários critérios que são levados em conta para verificar se sua página deve estar bem posicionada ou não. O Google utiliza diversos fatores que, cada um com seu respectivo peso, proporciona o resultado final para determinada página. O Google nunca revelou quantos são esses fatores e filtros, mas Matt Cutts, líder do time de Web Spam do Google, uma vez indicou, dizendo que esse número é superior a 100.
Fatores externos e fatores internos
Quando usamos SEO, podemos separa-lo em duas partes, Fatores Externos (SEO OffPage) e os Fatores Internos (SEO Onpage) . Os fatores externos são uma análise feita para ver como os outros sites se relacionam entre si, com base na quantidade de links apontados para os site e seus conteúdos. Já os fatores internos estão relacionados ao site em si, como suas urls, utilização dos padrões web, títulos de páginas racionais e a utilização correta da linguagem HTML, que é utilizado para construir páginas da web. São esses fatores que pontuam as páginas dos sites para que possa ser determinada a relevância e as palavras-chave relacionadas a ela.