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Marketing de Conteúdo

Conheça tudo sobre o marketing digital e quais são suas principais aplicações

Neste artigo, vamos abordar um dos principais pilares do marketing digital da atualidade: o marketing de conteúdo, uma estratégia extremamente necessária para nutrir e engajar os seguidores da sua marca, criar uma relação de proximidade com o cliente, gerar autoridade no setor e conquistar novas vendas.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra na criação e na veiculação de conteúdo relevante para atrair, envolver e reter um público-alvo específico. De tal maneira, ao invés de simplesmente vender produtos ou serviços diretamente, o marketing de conteúdo visa fornecer informações úteis e interessantes para o público, criando confiança, autoridade e lealdade da marca.

O objetivo desta estratégia é fornecer ao público-alvo informações relevantes e soluções para seus problemas. Isso pode ser feito por meio de diversos formatos de conteúdo, como artigos de blog, vídeos, infográficos, e-books, publicações em redes sociais, entre outros. O conteúdo de qualidade ajuda a educar e informar os consumidores, tornando-os mais propensos a tomar decisões de compra e a se engajar com a marca.

Além de atrair e envolver o público, o marketing de conteúdo também tem o objetivo de impulsionar os resultados de negócio, como aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados, melhorar o posicionamento nas buscas, fortalecer a reputação da marca e aumentar as vendas.

Benefícios do marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo deve ser uma das principais ações de gestores que querem se posicionar à frente da concorrência com um investimento relativamente barato e bastante eficiente. Dentre suas principais vantagens, podemos listar:

  • Aumento do tráfego orgânico no site e nas redes sociais;
  • Presença da marca no ambiente digital;
  • Geração de leads qualificados;
  • Aumento do número de vendas;
  • Autoridade digital;
  • Aumento do ROI.

Tipos de conteúdo

O marketing de conteúdo não se restringe a apenas um tipo de produção. Na realidade, a estratégia pode agregar diversos canais de comunicação, os quais podem até mesmo ser unificados e integrados. Independentemente do formato utilizado, o importante é preservar o objetivo da estratégia.

Blog

Os blogs são plataformas ideais para compartilhar informações relevantes sobre um determinado assunto. Eles permitem a criação de conteúdo regular. Com técnicas de SEO, é possível que o seu site esteja bem-posicionado nos sites de busca, como o Google, através do uso de palavras-chave pré-determinadas e utilizadas nos textos do blog.

Mídias sociais

O marketing de conteúdo também deve abranger as redes sociais, já que elas oferecem uma oportunidade única de compartilhar informações de forma rápida e interativa. Elas são ideais para o compartilhamento de conteúdo visual, atualizações rápidas, promoções, eventos e interação direta com os seguidores.

Ebooks

Os ebooks são recursos valiosos no universo do marketing de conteúdo. Eles têm como função aprofundar um assunto específico e oferecer informação mais extensa, detalhada e direcionada. Estes são formatos populares e excelentes para fornecer guias, tutoriais e insights especializados, trazendo uma informação mais completa e organizada.

Vídeos

A produção de conteúdo audiovisual vem crescendo significativamente nos últimos anos – é cada vez maior o número de pessoas que consomem vídeos, sobretudo curtos, para absorver informações. Portanto, escolher o canal de comunicação e adaptar a linguagem para sua criação são trabalho para especialistas em criação de conteúdo digital.

Canais de distribuição

Os canais de veiculação do marketing de conteúdo podem variar de acordo com o tipo de material criado. No entanto, um projeto bem elaborado de marketing digital pode trabalhar com diferentes frentes, tais como:

  • Site, que abrigará o blog;
  • Instagram e Facebook, que poderão ser impulsionados com campanhas de tráfego pago;
  • YouTube e TikTok, onde ficarão armazenados os vídeos;
  • Landing pages, que são páginas de atração úteis para captação de dados dos usuários em troca de download de materiais, como o ebook.

Como criar uma estratégia?

Para criar uma estratégia de conteúdo eficaz, é essencial seguir alguns passos pré-estabelecidos, de modo a garantir os resultados satisfatórios para as diferentes metas que podem ser contempladas pelo marketing de conteúdo. Veja melhor abaixo.

Identificação do público-alvo

Antes de mais nada, é preciso que o profissional de conteúdo saiba exatamente para quem o material será entregue. Assim, é possível alinhar a escrita técnica para que ela interesse ao leitor. Um marketing de conteúdo eficiente deve saber diferenciar a produção de uma publicação no Instagram sobre um festival de música para jovens de um ebook sobre cirurgia bariátrica, por exemplo.

Definição de objetivos e metas

O segundo passo deve ser alinhar as expectativas ao se criar o conteúdo. Lembre-se que essa estratégia pode ser operada com finalidades diferentes: seja para gerar autoridade digital, para melhorar a retenção de clientes ou para prospectar novos leads, fato é que esta decisão deve ser tomada antes da criação de conteúdo.

Criação de calendário editorial

Esta etapa é fundamental no planejamento do marketing de conteúdo. Com um cronograma de pautas pré-determinadas, é possível produzir o conteúdo de maneira seriada e estratégica, evitando surpresas ou prazos descumpridos.

Definição dos canais de distribuição de conteúdo

Por fim, conforme anteriormente citado, é essencial que se saiba quais serão os canais de distribuição em que os conteúdos serão veiculados, de forma a garantir que a audiência seja impactada pelas publicações.

Análise de desempenho

As métricas desempenham um papel crucial na análise do desempenho do marketing de conteúdo. Ao estabelecer objetivos claros, como aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados ou fortalecer o engajamento nas redes sociais, é possível identificar as métricas relevantes para avaliar o progresso e o impacto das ações tomadas. Esses dados podem incluir taxas de conversão, tempo médio de permanência no site, taxa de abertura de e-mails, compartilhamentos nas redes sociais, entre outros.

No entanto, é importante definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) que estejam diretamente alinhados aos objetivos estabelecidos. Por exemplo, se a meta é aumentar as vendas, um KPI relevante pode ser a taxa de conversão de visitantes em compradores. Os KPIs fornecem uma visão clara do progresso em relação aos objetivos e ajudam a direcionar as ações corretivas necessárias.

Por que contratar uma agência especializada em marketing de conteúdo?

Contar com uma agência especializada em marketing de conteúdo oferece várias vantagens significativas. Em primeiro lugar, o conhecimento especializado e a experiência no campo do marketing digital são indispensáveis para que a produção de conteúdo seja bem-sucedida.

Além do mais, é de fundamental importância contar com profissionais especializados em estratégia de marketing de conteúdo, como jornalistas, redatores e publicitários. Além do olhar crítico e analítico, esses especialistas saberão dar o foco estratégico e a linguagem técnica adequada para cada projeto digital.

Marco Marmo

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