O que é Marketing de Conteúdo?

Imagem que faz alusão ao marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia na qual a empresa cria e distribui materiais relevantes para seu público de interesse. O objetivo não é simplesmente promover a empresa, mas mostrar para o público-alvo que se trata de uma organização que entende da área que atua, estando apta a ajudar na resolução dos problemas do cliente.

Outro objetivo importante do marketing de conteúdo é cativar os clientes em potencial por meio do interesse. No entanto, é preciso ter em mente que esse processo não acontece assim tão rápido. É preciso ser bastante estratégico e assertivo para que os conteúdos tenham um bom desempenho. Confira mais sobre o assunto a seguir.

Como fazer o marketing de conteúdo?

Para elaborar um conteúdo que consiga atrair os clientes em potencial, é preciso desenvolver materiais que estimulem a pessoa a ir além daquele conteúdo. Ou seja: o material tem de passar a informação que pretende, deixando no público aquela sensação de “quero mais”.

Os materiais do marketing de conteúdo podem ser desenvolvidos basicamente em três plataformas:

1.     Blog

Trata-se de uma página do site voltada para a abordagem de temas ligados aos produtos ou serviços de uma empresa. É neste espaço que a empresa esclarecerá dúvidas frequentes do público-alvo sobre o que ela oferece.

Para isso, é importante saber como o usuário pesquisa no Google, isto é, quais palavras-chave ele utiliza quando precisa do produto ou serviço ofertado pela empresa. Uma forma de descobrir isso é pesquisando os termos mais procurados em ferramentas como o Google Trends, por exemplo.

A produção do material deve ser baseada na palavra-chave, seguindo as boas práticas de SEO. Ou seja: deve ser um conteúdo relevante, sem erros gramaticais e sem exagerar na menção da palavra-chave.

2.     Vídeo

O formato em vídeo pode ser utilizado tanto em postagens no blog, como em complemento a um texto já publicado, tanto em redes sociais como no YouTube ou Instagram. Além de ser informativo, o vídeo deve ser objetivo e educativo com um tempo limite de 30 segundos. Caso a ideia seja fazer um vídeo mais longo, é necessário torná-lo mais dinâmico para que a pessoa não perca o interesse no meio do conteúdo.

Também é fundamental que o vídeo seja gravado com alta qualidade de som e imagem. Existem vários smartphones que possibilitam isso, fazendo com que a produção do vídeo seja mais viável mesmo para quem nunca produziu um conteúdo neste formato.

3.     Redes sociais

As redes podem combinar materiais em vídeo, imagens e texto, possibilitando uma comunicação mais próxima com o público alvo. Neste caso, a regra da qualidade de vídeo mencionada acima também vale para a imagem.

As fotos tiradas para as redes sociais não precisam mostrar somente o produto. A empresa pode variar mostrando bastidores da rotina da empresa, a equipe de colaboradores, entre outros temas. O importante é que o marketing para conteúdo represente a personalidade da empresa, utilizando a linguagem e a abordagem que melhor se adequa ao público-alvo.

O marketing de conteúdo auxilia as empresas de todos os portes e segmentos a ter mais visibilidade, credibilidade e proximidade com os clientes em potencial. Com isso, além de aumentar a clientela é possível conquistar verdadeiros propagadores da empresa. Caso queira utilizar essa estratégia na sua empresa, entre em contato e converse com um dos consultores da agência de marketing digital WSI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *