Fale conosco pelo WhatsApp

O poder dos vídeos online

27 de maio de 2022 |
Pessoa segurando celular mexendo no youtube
(Banco de imagens: Shutterstock)

 Esse formato de conteúdo digital vem reafirmando sua força no segmento de marketing médico nos últimos anos

 Os vídeos online têm se destacado como tendência crescente no universo do marketing digital. Cada vez mais pessoas buscam diferentes maneiras de consumir conteúdo audiovisual, impulsionando aplicativos e redes sociais.

Não à toa, cada vez mais o Instagram e o YouTube se consolidam, enquanto o TikTok se mostra um fenômeno recente que só tende a crescer. Por esta razão, os vídeos online se configuram como uma estratégia que precisa ser levada em consideração por todos que desejam aprender mais sobre marketing digital.

Por que investir em vídeos online?

Em primeiro lugar, vamos analisar alguns dados, que podem reforçar para você a real necessidade de se investir em vídeos online para fortalecer as estratégias de marketing digital da sua clínica ou consultório:

  • Semanalmente, 78% das pessoas assistem a vídeos online;
  • Diariamente, 55% das pessoas consomem esse formato de conteúdo;
  • 74% de pessoas que assistiram a um vídeo que trazia conteúdo relevante sobre determinado produto ou serviço efetuaram a compra;
  • 76% das empresas entendem que vídeos online trazem retorno sobre investimento.

E por que levar essa estratégia para dentro do marketing digital médico? Isso se faz necessário em razão de as pessoas se sentirem mais seguras e convencidas de que um médico domina realmente determinada técnica quando o assiste discorrendo sobre o tema.

O conforto e a segurança em assistir a um vídeo em que um médico traz informações detalhadas sobre uma doença, um tratamento ou uma cirurgia podem levar o paciente a confirmar suas suspeitas de que precisa agendar uma consulta, por exemplo.

Cada vez mais cresce o número de médicos que investem em vídeos online. Além de verem nessa estratégia uma maneira eficaz de aumentar o número de pacientes, os especialistas em saúde têm encontrado uma alternativa nessa metodologia para gerar maior autoridade sobre a área em que atuam, se posicionando até mesmo como influenciadores digitais no setor.

Formatos de vídeos online para investir

São muitos os canais em que um médico pode apostar para criar conteúdo audiovisual. O YouTube, por exemplo, se destaca como a mais longeva plataforma de veiculação de vídeos gratuitos.

Em uma era em que a internet vem substituindo a TV como principal fonte de lazer para as pessoas, o YouTube se torna um espaço democrático, em que seus usuários não buscam apenas filmes, vídeos de curiosidades ou apresentações musicais, mas também conteúdos informativos e educacionais.

Se posicionar adequadamente no YouTube, mantendo ali um canal ativo, compartilhando conteúdos autorais sobre as principais dúvidas de seus pacientes, abordando temáticas pertinentes à medicina e educando o seu público-alvo pode ser um excelente primeiro passo.

Com mais de um bilhão de usuários conectados em todo o mundo, o YouTube é o segundo site com maior mecanismo de busca online, ficando atrás somente do Google.

Uma alternativa a ele — e que pode agir de maneira complementar — é o Instagram. A plataforma, pensada originalmente para compartilhamento de fotos, há muito tempo se destaca pela possibilidade de publicar vídeos online.

Banner Guia Completo Instagram para Médicos

Seja por meio de conteúdos menores e fragmentados, na função dos Stories, vídeos um pouco maiores, como o IGTV, ou mesmo as famosas lives — que se popularizaram durante a pandemia de Covid-19. Fato é que o Instagram oferta uma gama de opções para que médicos compartilhem vídeos online que poderão agregar muito valor à sua clínica ou consultório.

E no mesmo sentido da live do Instagram, também podemos destacar os webinares, uma espécie de material rico que pode ser criado por médicos e oferecido a seus pacientes — e potenciais pacientes — como uma isca digital.

Através dos webinares, que é uma forma de videoconferência, você palestra para um público qualificado, que estará ali presente somente porque demonstrou interesse em acompanhar o conteúdo que você decidiu compartilhar.

Ainda com dúvidas sobre como os vídeos online podem impactar o marketing digital da sua clínica? Entre em contato com a WSI agora mesmo.

Confira também: 12 Canais Médicos no Youtube para Assistir